Imagem extraída da capa da Revista Lua Nova, 05/05/2017. |
Na medida em que os debates políticos se aprofundam em nosso pais, vemos que as ideias de social-democracia no Brasil, talvez seja um dos temas políticos mais embaçados em nosso presente histórico. Quando vemos que alguns partidos estão inscritos na Justiça eleitoral como Partidos Socialistas Brasileiros, (PSB), Partidos Populares Socialistas (PPS) e Partidos Sociais-Democráticos Brasileiros (PSDB, PSD, entre outros). Mas, na prática, em nada são sociais-democratas.
Esse mesmo fenômeno político partidário no Brasil, também afetou os ditos partidos Trabalhistas (PTB, PDT, PTdoB, PT), inclusive com a chegada ao poder, através de coligações partidárias, mas sem um programa de fato, que garantisse as transformações sociais e econômicas, capazes de superar as desigualdades existentes no Brasil.
Levantando dados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encontramos o histórico dos partidos, as cartas de princípios e até estatutos desses partidos, em que, todos se comprometem em lutar por uma sociedade justa, democráticas e de igualdade social. Mas na pratica, e em especialmente no atual momento político de redemocratização brasileira (1988), o que vemos, são estes partidos completamente comprometidos com os interesses da elites dominantes. São partidos que na prática, atuam muito mais no campo da direita e centro-direita, do que no campo das esquerdas, como vemos em vários países da Europa.
Esse é um debate que merece aprofundamento histórico, com base em pesquisa cientifica e apontamentos que transcendem as questões brasileiras. Nesse sentido, escolhemos o trabalho de pesquisa de PRZEWORSKI, Adam (1988). então segue link com a sugestão de leitura na integra. Aqui não nos propomos resenhar o trabalho, mais apenas demonstrar o quanto é profunda a questão da participação política, desde os movimentos operários, proletários, libertários e socialistas, até chegarmos aos dias atuais, em que figuram diversas instituições políticas, intervindo nos processos políticos democráticos ou anti-democráticos.SUGESTÃO DE LEITURA:
PRZEWORSKI, Adam (1988). A social-democracia como fenômeno histórico. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Print version ISSN 0102-6445. Lua Nova no.15 São Paulo Oct. 1988. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451988000200004
CLICK NO TÍTULO E BOA LEITURA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário