quarta-feira, 31 de maio de 2017

A social-democracia como fenômeno histórico

Imagem extraída da capa da Revista Lua Nova, 05/05/2017.
Da Redação

Na medida em que os debates políticos se aprofundam em nosso pais, vemos que as ideias de social-democracia no Brasil, talvez seja um dos temas políticos mais embaçados em nosso presente histórico. Quando vemos que alguns partidos estão inscritos na Justiça eleitoral como Partidos Socialistas Brasileiros, (PSB), Partidos Populares Socialistas (PPS) e Partidos Sociais-Democráticos Brasileiros (PSDB, PSD, entre outros). Mas, na prática, em nada são sociais-democratas.

Esse mesmo fenômeno político partidário no Brasil, também afetou os ditos partidos Trabalhistas (PTB, PDT, PTdoB, PT), inclusive com a chegada ao poder, através de coligações partidárias, mas sem um programa de fato, que garantisse as transformações sociais e econômicas, capazes de superar as desigualdades existentes no Brasil.
Levantando dados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encontramos o histórico dos partidos, as cartas de princípios e até estatutos desses partidos, em que, todos se comprometem em lutar por uma sociedade justa, democráticas e de igualdade social. Mas na pratica, e em especialmente no atual momento político de redemocratização brasileira (1988), o que vemos, são estes partidos completamente comprometidos com os interesses da elites dominantes. São partidos que na prática, atuam muito mais no campo da direita e centro-direita, do que no campo das esquerdas, como vemos em vários países da Europa.
Esse é um debate que merece aprofundamento histórico, com base em pesquisa cientifica e apontamentos que transcendem as questões brasileiras. Nesse sentido, escolhemos o trabalho de pesquisa de PRZEWORSKI, Adam (1988). então segue link com a sugestão de leitura na integra. Aqui não nos propomos resenhar o trabalho, mais apenas demonstrar o quanto é profunda a questão da participação política, desde os movimentos operários, proletários, libertários e socialistas, até chegarmos aos dias atuais, em que figuram diversas instituições políticas, intervindo nos processos políticos democráticos ou anti-democráticos.

SUGESTÃO DE LEITURA:
PRZEWORSKI, Adam (1988). A social-democracia como fenômeno histórico. Lua Nova: Revista de Cultura e PolíticaPrint version ISSN 0102-6445. Lua Nova  no.15 São Paulo Oct. 1988. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451988000200004 

CLICK NO TÍTULO E BOA LEITURA:

ATÉ QUANDO O POVO VAI DEIXAR A BOCA FECHADA E A PORTA ABERTA?

imagem extraída das redes sociais - http://www.soulgeek.com.br/orgulho-preconceito-zumbis/
Por: Ozéas Jordão*

Até quando o Povo pode esperar pra fechar a porta: quando já não tiver mais nada pra recuperar? Pra não validar o dito popular: brasileiro tem o hábito de só fechar​ a porta da casa depois de roubado. Por que razão tememos fechar a porta das sangrias dos golpes contra a Nação?i No atual contexto, o dito acima já não pode mais deixar de ser uma realidade, pois os prejuízos do golpes se acumalam a cada dia. Os golpistas usurparam o poder com a destituição da Presidente Dilma Rousseff, legitimamente eleita pelo voto do Povo. Mas, na casa (a nossa Nação) ainda restam muitos valorosos bens que podem ser recuperados e uns até mantidos se a reação do Povo ocorrer em tempo!!

Teori Zavascki e a Teoria da Conspiração

Fonte: Imagem extraída das redes sociais e adaptada, http:// kamaleao.com/mix/7863

Por Belarmino Mariano Neto



imagem extraída do portal
yahoo.noticias, em 3/05/2017
Parece um trocadilho, mais diante de tantos fatos assustadores que estão ocorrendo no Brasil do golpe, ficamos há nos perguntar: A Morte do Ministro do STJ, Teori Zavascki foi um acidente? 
Essa questão retorna aos noticiários em todo o Brasil, depois que dois policiais federais (PF) foram assinados em Florianópolis na madrugada do dia 30 de maio.
De acordo com o Yahoo Notícias, os mortos são: Elias Escobar e Adriano Antonio Soares, ambos da PF do Rio de Janeiro e que estavam investigando o acidente aéreo com Teori Zavascki e mais três tripulantes. Por mais que se use o acidente como desculpa para a morte, no caso de assassinatos, tudo muda e novas argumentações precisam ser elucidadas, pois se trata de um Ministro do STF e agora de dois policiais federais que investigavam o acidente aéreo em Paraty  (RJ) no dia 19/01/2917.

Sobre o Teoria da Conspiração , existem verdadeiras teses e pesquisa que dão conta do assunto. No entanto, para muitos, se trata apenas de hipóteses levantadas sobre fatos, não totalmente elucidados pelas investigações científicas. E quando os fatos começam a acontecer dentro de uma especie de "efeito dominó", envolvendo organizações políticas, econômicas ou grupos sociais com muitos interesses em jogo, sempre há espaço para os teóricos da conspiração levantar suas teses. Na concepção central da teoria, sempre existe ações secretas, em que, se apaga as evidências, testemunhas e provas, deixando o caso sem solução objetiva.



De acordo como o Jornal GGN - O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, faleceu nesta quinta (19/01) vítima de um acidente aéreo no Rio de Janeiro. Teori estava a bordo de uma nave de pequeno porte que caiu em Paraty com mais três pessoas a bordo, todas vítimas fatais.
imagem extraída do Portal PensaBrasil.com em 17/01/2017.
De acordo com o Jornal o Povo - "Francisco  Zavascki, filho do ex-ministro falecido e relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, levantou suspeita sobre a morte de seu pai, "Derrubaram a Dilma e assumiu o Temer. Do que eles são capazes? Será que só pagar o silêncio alheio ou derrubar avião também está valendo?",  questionou o filho. O comentário foi feito em rede social e o post foi apagado em seguida, mas replicado por internautas. 
A Revista Fórum - publicou em abril mais um pronunciamento do filho de  Teori Zavascki: "Em entrevista à jornalista Roseann Kennedy, da TV Brasil, Francisco Zavascki afirma que “ainda está em aberto se foi ou não acidente” e que “enquanto não se investigar a fundo” a dúvida vai continuar. Para ele, o grande legado do pai não está escrito em seus livros, nem em seus votos, mas em sua conduta".
Agora esse novo fato, deixa todo mundo de cabelos em pé, pois é muita coincidência, que, justamente os investigadores da PF, são assassinados, sem um aparente motivo. Talvez os teóricos da conspiração, não deem conta de comprovar nada sobre a morte de um dos mais importantes ministros do STF, no exato momento em que o Brasil, vive a sua pior crise política, com uma especie de Estado de Excrescerão e um Judiciário tão complacente com tudo o que acontece nesse momento.
Políticos envolvidos com o PMDB, PSDB, PP, PSD e milhares de parlamentares ou ex-candidatos, sendo citados em delações premiadas e acordos de leniência, como corruptos e serviçais de esquemas de desvio do dinheiro públicos e dos propósitos  democráticos do Brasil, temos acidentes fatais de autoridades e assassinatos de policiais federais.
Imagem extraída do Blog do Jornalista
 Políbio Braga/02/02/2017.
Recententemente, áudios dos empresários da JBS, e sua delação premiada junto ao Ministério Público Federal comprometem o Senador Aécio Neves (PSDB/MG). O Portal UOL - postou o seguinte trecho da fala de Aécio: "Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu. Vamos combinar o Fred com um cara seu porque ele sai de lá e vai no cara. E você vai me dar uma ajuda do caralho". De acordo com o empresário Joesley Batista, Aécio insinuou que deveria ser repassado o dinheiro para alguém que poderia ser morto antes de qualquer delação. No caso o Fred, o próprio primo do Aécio e que foi preso pela Polícia Federal. 
Quem já se esqueceu do detetive Lucas Gomes, morto em Minas Gerais? Ele havia feito várias denuncias em redes sociais contra o Senador Aécio Neves (PSDB/MG). O Jornal Correio do Brasil  - publicou: "O detetive Lucas Gomes Arcanjo, afastado do serviço por licença médica, foi encontrado morto na janela de seu quarto com uma gravata enrolada no pescoço. Conhecido por fazer denúncias que associavam o senador Aécio Neves (PSDB) à lavagem de dinheiro e ao narcotráfico, o policial já havia sofrido quatro atentados, como supostas formas de retaliação. Um deles o deixou com uma sequela na perna que o obrigou a andar com ajuda de bengala. A família não acredita em suicídio".
Não sou nenhum defensor das teorias da conspiração, mais em uma país, em que alguns acreditam que não precisa ter provas, pois as evidências bastam, tudo é possível, inclusive a inocência do Senador Aécio Neves, que pode esta sendo injustiçado por conspiradores de plantão. Quem sabe os movimentos de esquerda estejam todos equivocados em relação ao processo de destruição das bases democráticas do Brasil e que tudo isso seja apenas ilusões do imaginário social?
Fontes de Pesquisa:
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/05/delegado-morto-em-florianopolis-comandava-inquerito-que-apurava-morte-de-teori-zavascki-9804566.html

http://jornalggn.com.br/noticia/morre-ministro-teori-zavascki-relator-da-lava-jato-no-supremo

http://mobile.opovo.com.br/noticias/politica/2017/05/filho-de-teori-zavascki-critica-pmdb-e-levanta-suspeita-sobre-a-morte.html

http://kamaleao.com/mix/7863/imagens-fortes-acidente-teori-zavascki

terça-feira, 30 de maio de 2017

*Carta de Brasília*

Imagem Extraída do site do encontro, em 30/05/2017.

Por: 3º ENDC/Fórum Nacional pelo /Direito a Comunicação

Os e as participantes do *3° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3º ENDC)*, reunidos em Brasília de 26 a 28 de maio, reafirmam o princípio da liberdade de expressão e de imprensa e o direito à comunicação como direitos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente democrática.  E reconhecem que para que esses direitos fundamentais sejam exercidos em sua plenitude, é necessário um ambiente de respeito à pluralidade e à diversidade.
Historicamente, o Brasil segue sendo um dos países com maior concentração nas comunicações do mundo. Mas, com o golpe político, jurídico e midiático em curso no país e a instalação de um governo que usurpou o poder após o impedimento da Presidenta Dilma Rousseff em 2016, à ausência de pluralidade e diversidade no debate público, se somaram novos e crescentes ataques à liberdade de expressão e de manifestação.

""INTERROGATÓRIO DE MORO""


Imagem extraída do Esquerda Diário, 30/05/2017.

Compartilhado por: Ozéas Jordão

Muitos ficaram “abismados” quando Lula ao ser interrogado pelo Juiz Sérgio Moro sobre algo, disse que não sabia...
Vamos às respostas do Juiz Moro ao CNJ, mesmo sem ser réu ainda:
1.🐥  Senhor Moro, o senhor sabia que o Eduardo Cunha recebia propina de 500 mil toda semana na cadeia, sob seus cuidados em Curitiba? NÃO.
2.🐥  Senhor Moro, o senhor tinha algum conhecimento sobre as tentativas de Temer em obstruir a Lava Jato? NÃO. 

segunda-feira, 29 de maio de 2017

"Cenário e Atos para o Fora Temer e seus AÉCios!"

imagem extraída das redes sociais. Brasil247, em 29/05/2017.

Por: Edilson Dias Fernandes*


PRÓLOGO 

Interdito antiquário obsoleto solo ias prum conserto sem portas sem tramelas ao relento sem ingresso fecho o zíper o quebranto depois do restauro democrático embalanço necessito me gustas juro que a primeira cortesia seria a tua marcela leu no muro na externa de um campo santo entra temer. Vamos a emenda anti sonífera.  O canto da perua é uma só. De pió a pió.  A Never, never. A Campina é Grande. 

ATO I - Ah! É?!!! 

Vê-se no ígneo Teatro de Sombras (implícito o Fantasma de Luiz Ignácio) inicia o revival Cai, cai, Tanajura (...) até a ação propugnada por O Homem Aranha./O senador Cássio faz suspense em rapel, no alto dos Treze Andares, este escala o íngreme gabarito (com o Pé direito) projeta-se-lhe num Kromaki o Edifício Concorde. 

ATO II - "Entra Temer"

Em contraponto a pichação "Entra Temer", vê-se ainda em tela, no fundo frontispício da capela um painel encena a ascensão d'O Filho de Deus, de braços abertos, por sobre nuvens belas. Reabrem-se os arquivos d'O Além Parnaso se conecta com a peça antiquária, dentro do Campo Santo. Justaposto, nesse Museu do Amanhã caleidoscópico. No futuro do presente? ou futuro do pretérito? Adentro metafísico cenário, antanho futurista, o telefone público que se enquadra nesta foto-legenda, serve aos apelos sufragado por a legião das almas anônimas a suplicar. Todas as vezes que ligam pro Orelhão do Belzebu, elas perguntam: O Trem-Chão já baixou ao Hades?

domingo, 28 de maio de 2017

100 mil no Rio pelas Diretas Já e Fora Temer!


Imagens extraídas do facebook de Marcelo Freixo, PSOL Rio. 28/05/2017.

Por: Belarmino Mariano Neto

Durante todo o Dia 28 de Maio (Domingo), quatro dias depois da tentativa de massacre contra os trabalhadores em Brasília e no Rio de Janeiro, cinco dias depois do massacre policial que assassinou 10 trabalhadores rurais, no município de Pau D´Arco, no Sudeste do Pará. Os Artistas brasileiros, ou boa parte, queles conscientes do seu papel histórico, Convocaram toda a sociedade para uma Ato Político-Cultural,  "Rio pelas Diretas Já", #ForaTemer!, e fim das Contra-Reformas trabalhista, da Previdência e outras fruto do golpe contra a democracia.
A Praia de Copacabana foi o local, onde, desde as 10 horas da manhã que os artistas se revesam no palco, cantando e protestando contra esse golpe dos miseráveis. Ao lado dos artistas, políticos da esquerda como PSOL, PCdoB, PT, Rede, entre outros, também revesaram o palco com lideranças dos movimentos sociais e sindicais presentes ao Ato. 

O ETERNO RETORNO DA REFORMA POLÍTICA

imagem extraída de: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=reforma-politica-e-possivel

Por: Julio César Cabrera Medina

O Manifesto pela reforma política, gestada nas ruas em 2014 pelos movimentos políticos de base, virou chacota no legislativo. Senadores e deputados não souberam, não quiseram entender a mensagem. Fizeram suas as palavras de Giuseppe Tomasi di Lampedusa no livro ‘O Gatopardo’ (1957): “tudo deve mudar para que tudo fique como está”.[1]
A reforma política deveria ser a primeira e urgente prioridade nacional. Mas o Presidente do governo atual, que queria ser lembrado como o ‘o presidente das reformas’, não tinha, nem tem, nem terá na sua agenda a reforma política.
Em uma sessão do Senado 17 de dezembro de 1914, o Senador Rui Barbosa disse:

quinta-feira, 25 de maio de 2017

EXERCITO NAS RUAS, Cheiro de Ditadura no ar

Imagem de ficção sobre tecnologia militar +=bN_tPP19vaU, Extraída das redes sociais**.

       
Por: Belarmino Mariano Neto*

Depois de acompanhar as cenas ditatórias do dia 24 de maio deste, no centro de Brasília, Capital do Brasil, patrocinada por um governo ilegítimo e golpista, que se serviu das forças armadas, da segurança Nacional e da Policia Militar do Distrito Federal, contra a classe trabalhadora organizada, começamos nos convencer de que, não se trata apenas de um golpe parlamentar, jurídico e midiático, contra a Democracia Brasileira. Existem mais coisas e más intenções, que parecem ficção, mas estão sendo maquinadas, em uma espécie de tentativa e erro, diante da falta de saídas honrosas para aqueles que assaltaram o poder e a soberania popular do sufrágio.
Ontem quando o Michel Temer autorizou o Ministro Raul Jungmann a publicar um Decreto de convocação do Exercito para a Garantia de Lei e da Ordem (GLO), para conter manifestantes na luta democrática pelos seus direitos, ficamos a nos perguntar: Exercito nas Ruas de Brasília? Mas como, se em nenhum momento, o Estado Brasileiro foi ameaçado. Foi no mínimo um ato desesperado de um (des)governo sem nenhuma amarra de sustentação. Um desgoverno em queda livre, que ilegalmente, passou a utilizar a Força Estratégica de Segurança do Estado brasileiro, contra os próprios brasileiros.

Relato da Repressão de ontem, em Brasília

Marcelo Sitcovsky. Imagem extraída de seu facebook, em 25/05/2017.

Marcelo Sitcovsky (Presidente da Adufpb) 

Sou testemunha do que aconteceu ontem em Brasília, pois estive o tempo todo ao lado de mais de 150 mil manifestantes.
Saímos tranquilamente em passeata do Mané Garrincha até o Congresso Nacional, o primeiro grupo que estava na frente ao chegar foi recebido com bomba de gás lacrimogêneo. A passeata era tão grande que enquanto os primeiros manifestantes já sofriam com as bombas e tiros de borracha haviam manifestantes ainda saindo da concentração. Muitos sequer conseguiram se aproximar da esplanada dos ministérios, pois a confusão já estava grande.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Quem aposta no caos em Brasília: O Povo nas ruas ou os golpistas no poder?


Imagens extraídas do facebook de Eliseu Matiotti, Brasília, 24/05/2017

Por Belarmino Mariano Neto

Continuo com o mesmo pensamento de Confúcio, em que: "Uma imagem vale por mil palavras". Mas, quando estamos diante do Fascismo, será preciso mais de mil imagens para mudar o sentido da palavra violência. Veja mais uma imagem sem o fogo criminoso para incriminar trabalhadores:
imagem extraído do Sensacionalista, 24/05/2017.
Quem terá provocado esse incêndio criminoso contra o patrimônio público? Onde estavam os manifestantes nesse momento? Com qual intenção foram evacuados todos os prédios da explanada dos ministérios tão de repente, se um forte esquema de segurança estava dando proteção aos prédios? Depois dos incêndios, como as tropas de choque passaram a agir nas ruas de Brasília contra um movimento pacifico e de cara limpa? Um movimento que tem identidade política, que tem identidade de classe, que é organizado pela sociedade civil, com CNPJ e endereço.

O Jornalista Lenildo Guedes, através de suas redes sociais diz: "As TVs, pra variar, procurando culpados para os protestos de Brasília, hoje. Os culpados estão dentro do Congresso e do Palácio do Planalto. Ora, estão zombando do povo, passeando com malas de dinheiro ilegal, enquanto tiram nossos direitos. E o povo ainda é culpado? Em que mundo esses jornalistas vivem? (Que vergonha de ser jornalista, nessas horas!)
Gente, tem hora que a paciência acaba. O povo brasileiro é pacífico, mas não é idiota".

Fora Temer não é uma bandeira de luta, mais á nítida vontade popular, que em índices superiores a 97% reprovam esse governo golpista e ilegitimo. Lutar pela redemocratização sim, pelo fim do golpo sim. Isso é o que motiva os mais de 150 mil manifestantes em Brasília. Agora vejam as fraudes lançadas nas redes sociais. O Ministro  do Desenvolvimento Social Osmar Terra (PMDB/RS) postou em seu twitter, essa imagem de 2005, para tentar incriminar os movimentos sociais e suas lideranças. 
imagem extraída do DCM/essencial, em 24/05/2017.
De acordo com o DCM/Essencial (24/05/2017) Essa fraude é a fotografia de um incêndio ocorrido em 2005 no prédio do INSS, que destruiu parte de um edifício da Previdência Social em Brasília, no Setor de Autarquias Sul, a poucos metros da Esplanada dos Ministérios.

terça-feira, 23 de maio de 2017

O Dilema de Camila Toscano no PSDB de Aécio Neves

Imagem da Deputada Camila Toscano (PSDB),
extraída do ClikPb, através do Caderno de Matérias.

Por: Belarmino Mariano Neto

Hoje li no Blog Caderno de Matérias  (de Joseilton Gomes - Ikeda), que a Deputada Estadual Camila Toscano (PSDB), ameaçou sair do Partido caso Aécio Neves continue no mesmo. A pergunta é bem simples, Porquê só agora?  Então que dizer que a Deputada Camila Toscano teve um lapso de consciência política? Lapso é quando a memória falha, a consciência se atrapalha diante dos fatos. Será que Camilinha sairá do (PSDB), partido de Cássio Cunha Lima, de Bruninho Cunha Lima, de Pedrinho Cunha Lima. Será que abandonará o Partido do atual Prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) seu amado pai? Será que ela deixará o histórico partido da primeira Dama Léa Toscano, sua amada mãe? Olha que estou pagando um doce "pra ver alguém pular de um navio afundando em mar congelante, estilo Titanic". Talvez o seu grande dilema seja: A Deputada Camila Toscano (PSDB), quer sair de onde estar, sem mudar de lugar.

A Geografia e o Individualismo Liberal


Por: Belarmino Mariano Neto*

Este artigo se coloca na perspectiva de entender o processo sociocultural de construção geográfica do indivíduo liberal. Para tanto, não posso partir apenas de um pensar pessoal, nem partir do zero. É importante que partir de correntes de pensamentos historicamente experimentadas, não apenas enquanto suporte do já escrito, mas na perspectiva crítica e criativa para poder me deparar com a realidade contemporânea do individualismo vivido nas diferentes esferas do cotidiano, servindo como parâmetro para novas reflexões e uma melhor compreensão do objeto de estudo em foco.
A Geografia Cultural é uma corrente de pensamento da Geografia com a qual me identifico, por permitir um maior relacionamento e diálogos com outras ciências sociais como a História, Antropologia, Sociologia, Filosofia e Psicologia. Além do mais, esta escola de pensamento geográfico possibilita leituras diversas na perspectiva tanto do sociocultural, quanto do socioambiental como experimentos de práticas culturais em diferentes ângulos. A exemplo dos estudos sobre: "espaço e religião; espaço e cultura popular; espaço e simbolismo; paisagem e cultura; percepção ambiental e cultural; espaço e simbolismo..."(CORRÊA, 1995, p.03-11).

segunda-feira, 22 de maio de 2017

O fascismo nosso de cada dia ... ou quem será comido primeiro?

Imagem extraída das redes sociais/almiroborges, 2015.
Por:  Fernando Horta*

Muitos colegas, professores e pesquisadores da área de humanas torcem o nariz quando ouvem o termo “fascismo” para descrever o momento atual do país. Pensam que é uma demasia. Respeito opiniões em contrário, mas creio que já estamos sim dentro do espectro do fascismo. O fascismo não é um estado em que a sociedade entra, de uma hora para outra, com líderes gritando em microfones, matando pessoas, fazendo guerras, atacando os direitos das minorias e etc.. Isto é muito clichê. As imagens, normalmente em preto e branco, com um líder fardado falando e uma massa organizada respondendo, formam uma estética característica que, quando comparada com as cores atuais, manifestações de ruas e a ausência de uma liderança forte, parecem demonstrar que as duas coisas não são semelhantes. Daí as pessoas acharem “demasiado” se falar em fascismo.

Diretas Já!

Imagem extraída de Luiz Carlos Azenha e Daniel Arroyo -  Portal Vermelho

Por: Ozéas Jordão*

Eleições Diretas já!! - para Câmara e Senado!
E, Assembleia Nacional Constituinte Já!!

Lê-se e ouvi-se o CLAMOR do Povo Brasileiro  cada dia mais intenso que o Congresso deve ser invadido para exigir eleições diretas já. Nunca devemos perder a compreensão de que o Congresso Nacional é do Povo e deve funcionar para defender interesses do Povo. 

domingo, 21 de maio de 2017

A PRECARIZAÇÃO NA UEPB

Imagem extraída das redes sociais - https://www.facebook.com/
Por: Ana Beatriz Ribeiro*

Muito se tem falado acerca da precarização, mas grosso modo, o precarizado parece ser aquele trabalhador com baixa escolaridade, que gravita com frequência entre a “carteira assinada” e a informalidade, exerce atividades que exigem pouca qualificação e precisa “mostrar serviço” para garantir uma vaga com maior estabilidade num mercado tão volátil e concorrido. Mas o precarizado está ao lado, por toda parte, e esta realidade tende a tornar-se cada vez mais frequente, especialmente com o avanço das reformas propostas pelo governo federal ilegítimo e golpista e encampadas pelos setores mais reacionários e liberalizantes do país. Precarizados e explorados somos nós, (ex-) professores substitutos da UEPB.

sábado, 20 de maio de 2017

BRASIL: O PREÇO DO SILÊNCIO

Eduardo Cunha sendo preso. Fotografia de Geraldo Bobniak/Agência O Globo. republicada em 18/05/2017.

Por: Belarmino Mariano Neto*


"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter,  dos sem ética... o que me preocupa é o silêncio dos bons."  (Martin Luther King).


Não teríamos epigrafe melhor para começar esse artigo, pois Martin Luther King (1929/1968), é considerado um dos mais importantes homens do século XX. Em 1964, enquanto o Brasil vivia a implantação de uma Ditadura Militar, com a destituição dos direitos e garantias civis, além da implantação de um regime anti-democrático, Luther King estava recebendo o Prêmio Nobel da Paz , pelo combate à desigualdade racial, através da não violência, posteriormente ampliou sua luta contra a pobreza e contra a Guerra do Vietnã.
Em relação ao Brasil, "contra fatos e imagens não há argumentos. Diante da atual situação de crise política, econômica, social,  ética e moral instalada desde de abril de 2016 até o dia 17 de maio de 2017. Esse recorte histórico serve apenas para nortear o golpe parlamentar, midiático e jurídico contra a democracia e os direitos da classe trabalhadora brasileira, articulado de acordo com os interesses das elites dominantes e capital estrangeiro, politicamente comandados por partidos como o PSDB, PMDB, DEM, PP, PSD, entre outra dezena de agremiações partidárias.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Mais de 8 mil e 500 Codificados no Governo de Ricardo Coutinho

Imagem do Portal paraíba.com.br, 02/02/2017.
Por: Belarmino Mariano Neto

Enquanto o Brasil inteiro vive um oceano de lamas, com corrupção por todos os lados. Na Paraíba, parece que não existe portal da Transparência quando o assunto é 8.521 "CODIFICADOS". Primeiramente vamos intender o que é isso.
No serviço público existem servidores públicos que são: concursados; contratados; prestadores; substitutos; comissionados e os CODIFICADOS. Estes últimos são um mistério, pois não são concursados e nem contratados, mais recebem seus proventos apenas através de um código sem efetivamente assinarem nada por tal recebimento ou serviço.

Temer na Churrascaria, seria carne da Friboi?

(Imagem: Temer em Churrascaria com embaixadores. Fonte: Huffostbrasil, 22/03/2017).

Por: Belarmino Mariano Neto

Primeiramente #ForaTermer!. Agora queremos informar que as ilustrações abaixo foram todas do site: huffostbrasil . Quando vi essas imagens e diante da atual situação política em que o Brasil foi lançado, ficamos na duvida sobre um titulo para esse artigo podendo ser qualquer um: "Temer, na boiada virou fri boi de piranha"; "Temer diante da suculenta carne da ?Friboi"; "A Carne do Temer agora é Fraca"; Temer e as delicias carnosas do poder". Preferimos ficar com: "Temer na churrascaria, seria carne da Friboi?". 

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Soberania Popular Pede Diretas Já

Imagem extraída do site de Ricardo Antunes, 02/03/2017.
Por: Belarmino Mariano Neto

Depois de ontem com a flagrante queda do governo ilegítimo de TEMER (PMDB, PSDB, DEM...), três questões me deixaram em estado de reflexão nestes últimos dias. a primeira é sobre a ideia de verdade? A segunda é sobre o preço do silêncio? A terceira é sobre a impunidade?
A Grande Mídia Nacional, capitaneada pelo Sistema Globo, com informações secretas e privilegiadas, passou a manipular dados e pessoas, alterando completamento o sentido da verdade.  A verdade milhares de vezes manipulada, alterada, interpretada e esgarçada, vai se tornando uma meia verdade. 
Sobre o silêncio, já havia escutado de muitos sábios o quanto o silêncio é importante, pois podemos aprender com ele. A voz do silêncio é suave e para alguns  e verdadeiramente divina. Mas, quando estamos falando sobre o silêncio do Ex-Deputado Federal e Ex-Presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), cassado e preso por corrupção e uma dezena de outros crimes. Aquele que tinha maioria constante dentro do Congresso e que foi abandonado pelos aliados de uma dezena de partidos, ficamos a pensar sobre a valiosa verdade do silêncio de Cunha? Quem estava tão interessado pelo seu silêncio sepulcral do Cunha? Sobre a impunidade tratarei ao final desse artigo.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Porquê a Globo Vazou a Delação da JBS?

Imagem extraída da Revista Fórum.

Por Fernando Horta*.

Muitos estão perguntando o porquê da Globo fazer o que fez. Vou tentar lançar luz aqui.
Quem trabalha com publicidade em SP sabe que há anos a Globo vem no vermelho. Seus custos são muito altos e desde que surgiu google, facebook e netflix ela não recebem mais quase 80% da verba de publicidade. A verba destinada à Globo vem caindo e cada vez mais rápido toda vez que se mostra que as pessoas ficam mais tempo no computador do que vendo televisão.
A JBS é a terceira maior anunciante da Globo. Sem o dinheiro da JBS a globo não paga as contas do mês. Quando da operação a "Carne é Fraca" a JBS perdeu algumas centenas de milhares de dólares e seu dono percebeu que estaria correndo risco. Secretamente ele foi à procuradoria fazer delação sabendo que com Moro ele não a teria.

Temer e Aécio no olho do Furacão

Imagem extraída da Revista Fórum.

Por: PSOL Nacional

O jornal O Globo noticiou uma verdadeira bomba na noite desta quarta-feira (17/05): o presidente ilegítimo Michel Temer foi gravado pelo dono da JBS dando seu aval para a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha.
A informação foi passada em delação para a Procuradoria-Geral da República (PGR) na última semana. O objetivo da operação era garantir que Cunha, preso pela Operação Lava-Jato, não relevasse informações comprometedoras à Justiça.
O senador e ex-presidenciável Aécio Neves também foi flagrado na denúncia, pedindo R$2 milhões. O primo do tucano foi flagrado recebendo dinheiro.
Nas gravações, o empresário Joesley Batista diz para Temer que estava dando a Cunha e ao operador Lúcio Funaro, também preso, uma “mesada” para que eles permanecessem calados. Temer diz: “tem que manter isso, viu?”.

domingo, 14 de maio de 2017

CONTINUO ACREDITANDO

imagem extraída da web JB FM

Por: Agassis Almeida Filho

Ainda acredito no Estado Democrático de Direito, apesar da Lava Jato, apesar do Congresso Nacional, apesar da corrupção, apesar do STF, apesar do governo Temer, apesar da imprensa comprometida, apesar do ódio destilado por vários setores da sociedade brasileira.
Mas o modo como o Juiz Sérgio Moro interrogou o ex-Presidente Lula, postura, aliás, assumida praticamente perante todos os demais acusados, foi uma aula de como a Constituição e o Direito Processual Penal não devem ser aplicados.
Em pleno ano de 2017, foi retomado com vigor inaceitável o velho processo inquisitivo, totalmente superado pela experiência histórica, onde o juiz é acusador e julgador ao mesmo tempo. Continuo acreditando, pois tudo passa... até mesmo a perseguição aos direitos e garantias fundamentais.

Agassiz Almeida Filho é professor de Direito Constitucional da UEPB e autor de vários livros de Direito e Filosofia Política.
Fonte da Imagem: JB FM

sábado, 13 de maio de 2017

Absurdos de Moro

Imagem extraída de blog  o cafezinho, 2017.

Por: Ana Nascimento

É um absurdo um juiz perder uma tarde toda, colocar o exército nas ruas, inclusive atiradores de elite, mudar toda a dinâmica de uma cidade, para falar de reforma de cozinha e adequação de um apartamentozinho barato, enquanto dentro da mesma operação extratos bancários comprovam movimentações financeiras provenientes de propinas no valor 220 milhões  (Cunha e sua esposa), 50 milhões (Aécio e sua irmã), 23 milhões (Serra e sua filha), 40 milhões e outros 10 milhões em cheque nominal (Temer) e outros, que continuam sem a menor atenção por parte do juiz em questão, e o que é mais grave: em alguns casos o dinheiro recebido e acusado em contas por extratos bancários simplesmente desapareceu. 
E o pior de tudo: a imprensa, sobretudo a Globo, que premia o referido juiz, tbm ignora a fortuna comprovadamente recebida pelos políticos acima citados, o dinheiro desaparecido e execra o ex presidente por supostamente ter ganhado algumas galinhas pra fazer uma canja cuja existência nunca foi comprovada.
É muito golpe!

Texto extraído do facebook.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

TRUMP - A Liberdade Envergonhada

Imagem extraída das redes sociais.



Por: Belarmino Mariano

A América começou a provar do seu próprio veneno. As experiências golpistas que eles administram no mundo, começa a surtir efeitos dentro da própria terra do "Tio Sam". Será que a frase terá o mesmo efeito?  "I Want You for U.S. Army" ("Eu Quero Você para o Exército dos EUA"). Em se tratando de um bilionário, excêntrico e de extrema direita, tudo pode acontecer.  Acho que ele vai querer você para o exercito da xenofobia, da homofobia, do preconceito e dos crimes ambientais.
Estamos diante de um estranhamento que não precisa existir. Nesse momento de crise política, econômica e ética, vivida em todas as esferas do capital. Alguns figurões que bancavam a lógica política do capital, estão resolvendo entrar diretamente no mundo político. Em modelos presidencialistas como o americano, surpresas como a de Trump, já aconteceram dezenas de vezes. Resta saber se essa lógica prevalecerá, daqui para a frente.

Soberania Brasileira em Xeque: Temer entregará ouro da Amazônia ao capital estrandeiro

Imagem extraído do Tijolaço - http://www.tijolaco.com.br/blog/temer-prepara-entrega-de-reserva-gigante-de-ouro-na-amazonia/
Da Redação: Extraídos na integra do TIJOLAÇO

De acordo com artigo pulicado no Blog O TIJOLAÇO, estamos replicando essa gravíssima notícia de entreguismo dos nossos recursos minerais na região amazônica. ao final elencamos algumas observações geográficas>

O Artigo considera como de maior gravidade a notícia publicada hoje, pelo Valor , de que o Governo Michel Temer se prepara para conceder à iniciativa privada – leia-se, ao capital estrangeiro uma imensa área da Amazônia rica em ouro onde a mineração está proibida há mais de 30 anos. Diz o jornal que uma portaria publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União, o Ministério das Minas e Energia abriu caminho para a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) criada em 1984, ainda na ditadura militar”.

A portaria, diz que “que a extinção da RENCA viabilizará o acesso ao potencial mineral existente na Região e estimulará o desenvolvimento econômico dos Estados envolvidos”, mas, na prática, abre caminho para a devastação de 46 mil quilômetros quadrados de floresta.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A Democracia X A República de Curitiba



DEZ DE MAIO DE 2017, O QUE ESTA ACONTECENDO?!

Por:  José Costa

Os meios de comunicação, a mídia, as redes sociais, do Brasil para o mundo espera, de um lado o SERGIO MORO – juiz federal de 1ª instância, responsável pela maior operação a “LAVA JATO” sendo a maior investigação já vista no País, responsável de mandar para cadeia, empresários políticos, a mega operação hoje já deixa na berlinda a política partidária e afeta a nossa economia,  além de ter tido a influência no golpe de um governo popular, que em doze anos só trouxe crescimento nos indicadores sociais e econômico.

Do outro lado LUIS INÁCIO LULA DA SILVA Ex: presidente da república, operário trabalhador, de origem nordestina, filho do povo, homem simples humilde igual a você, responsável pela inclusão de milhões de brasileiros a  saírem da linha de pobreza, reconhecido mundialmente pela ONU, agora o homem simples de personalidade ilibada chega o seu momento de prestar contas a parte desta elite brasileira...