domingo, 25 de outubro de 2015

Araçagi: Sítio Arqueológico Lagoa do Caju e práticas de vandalismo

Imagem de:
Por: Silvinha França e Belarmino Mariano

Semana triste para arqueologia araçagiense, paraibana e brasileira
Tivemos informações no decorrer da semana passada, as quais foram confirmadas através de visita in loco, que a placa de orientação e conscientização do nosso Sítio Arqueológico Lagoa do Caju foi retirada. Essa ação vandálica entristece o corpo discente e docente de Araçagi – principalmente aqueles que participaram do PROJETO MESTRES DA EDUCAÇÃO – e a comunidade local. Traz indignação saber que ainda existem pessoas ignorantes (ou com má fé) que não ajudam a preservar nosso Patrimônio Cultural e insistem destruir o trabalho daqueles que lutam pela causa ambiental.
O trabalho, com certeza, irá continuar. Logo, implantaremos nova placa no local, afinal ESTE PATRIMÔNIO É NOSSO!

Imagem de: 

Nesse momento estamos querendo fazer as seguintes reflexões: O que as autoridades estão fazendo para manter o patrimônio e ampliar a sua conservação, o conhecimento do mesmo? Veja essa imagem e considerem que esse Sítio Arqueológico: Lagoa do Caju é uma raridade para todo o mundo. Quantos países ou estados gostariam de possuir um sítio com essa magnitude de imagens, com essas informações enigmáticas de civilizações provavelmente desaparecidas. A Paraíba é um Estado muito rico em sítios arqueológicos e paleontológicos, mas observamos que existe um quase que completo descaso das autoridades constituídas, possam investir recursos para a completa proteção e valorização das áreas, como fontes materiais de pesquisa, como material de estudo, de visitação e de reflexão.

Imagem de: 

Imagem de: 

Imagem de: 

Imagem de: 

Senhor prefeito, senhores secretários municipais, Senhor Governador, Senhores secretários estaduais que atuam nessa área de conhecimento; Ministério Público, Sociedade local: Não deixem que esse patrimônio da humanidade seja destruído pelo vandalismo e pelo tempo. URGENTEMENTE! construam uma infra-estrutura e contratem pessoal especializados para garantir que esse patrimônio sirva como escola modelo para pesquisas na área de arqueologia. Criem infra-estrutura com equipamentos necessários aos turistas de aventuras, ecológicos e para pesquisadores. Esse sítio, aparentemente pequeno, integra uma cartografia que passa por várias áreas de bacias hidrográficas e paredões rochosos, ao exemplo das Itaquatiaras de Ingá, pedra do Pedra do Caju, Pedra da viola, Loca de Nega, até chegarmos na Pedra da Boca. Isso só nessas áreas da Depressão Sublitorânea.


Fonte: Imagem de: 


07 deputados paraibanos votaram pela privatização do ensino público de pós-graduação



Por: Belarmino Mariano Neto


Estes são os sete deputados paraibanos que mais votam em projetos de lei que prejudicam a classe trabalhadora e a sociedade em geral. Nessa semana foi a vez da PEC 395/2014, projeto do Deputado Alex Canziane (PTB/PR), mesmo estado em que o Governador Beto Rich (PSDB), mando a polícia descer o cacete nos professores do Paraná. enquanto isso o Deputado Hugo Mota (PMDB) paraibano serviu pizza no relatório final da CPI da Petrobrás, pois nenhum dos políticos citados foram mencionados como culpados de toda aquele roubalheira.
Estes deputados paraibanos, ou são netos, filhos ou sobrinhos de importantes famílias das oligarquias paraibanas. Todos foram campões de votos, a exemplo do filho de Cássio, que nunca havia disputado uma eleição, nem para presidente de condomínio e foi premiado com um dos cargos mais importantes da política brasileira. Seu primeiro mandato como Deputado Federal.
Vejam que o Projeto de Lei vai autorizar que as universidades públicas cobrem por cursos de pós-graduações oferecidos em nossas universidades. Essa é uma política neo-liberal e com ela, virão outras leis até que esses camaradas privatizem a educação de vez. 
Todos os professores universitários, estudantes e a sociedade em geral precisa reagir contra esses deputados filhinhos de papai, que estão no Congresso Nacional, criando leis para prejudicar os filhos da classe trabalhadora. "Quem não reage, rasteja". Acho que agora muitos começaram a compreender os motivos dos professores universitários, estarem em greve. De uma lado, o governo Dilma/Temer (PT/PMDB...) cortam mais de 13 bilhões da educação, 18 bilhões da saúde e 10 bilhões do bolsa família. Agora, esses deputados que se dizem oposição ao governo Dilma, com o apoio do Eduardo Cunha (PMDB), que será o único política a ter seu processo em sigilo de justiça, comprovadamente com contas na Suíça e desvio de milhões de reais.



Para completar, outro filho das oligarquias da Paraíba, Deputado Hugo Mota (PMDB), presidente da CPI da Lava-Jato, já encerrou os trabalhos e nenhum dos políticos envolvidos serão mencionados como possíveis culpados. Tentou falar grosso, deu uma de homem macho da Paraíba, mas ao final, o seu relatório imunizou todos os envolvidos em um dos maiores escândalos de corrupção e desvio de dinheiro da nossa República, agora das bananas e das pizzas.
É nisso que dá a compra e venda de votos. È nisso que dá, eleger filhos de oligarcas que vão para Brasilia, curtir a vida e botar direitinho no direito dos trabalhadores. Esses camaradas nasceram em berços de ouro, nunca lhes faltou uma colher de leite ou um bom bife grelhado. Nem sabem direito onde mora a pobreza, onde vivem os miseráveis do nosso estado, pois só foram uma duas vezes na praça pública das nossas cidades a cata de votos. Um discurso bonito, um sorriso fácil e foram eleitos com facilidade. Duvido que algum desses saiba o que se passa aqui no Bairro do Rosário, aqui no Nordeste I e II, com certeza nunca ouviram falar da Comunidade Padre Cícero, ou na Nossa Senhora Aparecida, que chegam a chamar de o "Inferninho", devido a falta de recursos, moradias precárias e muitos desempregados ou subempregados que ganham um salário mínimo ou menos.
Esses deputados, conseguiram os nossos votos com facilidade e agora riem da nossa cara. Agora em 2016, em escala menor, teremos seus país e mães articulando o controle dos municípios, seus aliados partidários farão o mesmo em todas as nossas cidades. Prometerão mundos e fundos, mas não esqueçam que eles já estão no poder há décadas. #ACORDA PARAÍBA!

Fontes:

http://www.patosmetropole.com.br/post.php?codigo=3491
http://www.parlamentopb.com.br/Noticias/?deputados-da-pb-aprovam-cobranca-de-pos-graduacao-nas-universidades-publicas-22.10.2015psol
http://guarabira50graus.blogspot.com.br/2015/10/cpi-da-petrobras-sem-indiciamentos-e.html
http://www.psol50.org.br/2015/10/cpi-da-petrobras-chega-ao-fim-sem-propor-indiciamentos/


sábado, 24 de outubro de 2015

EXCLUSIVO: BELARMINO MARIANO É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE GUARABIRA PELO PSOL; VICE SERÁ DEFINIDO NOS PRÓXIMOS DIAS


POR: Joseilton Gomes (Ikeda) do Caderno de Matérias (na integra).

Na noite de sexta-feira (23) a Comissão Provisória do PSOL de Guarabira (PB) se reuniu para discutir uma pauta de cinco pontos, entre os quais candidaturas do partido no município em 2016. O nome do professor universitário Belarmino Mariano Neto foi escolhido, por unanimidade, como pré-candidato a prefeito de Guarabira pelo PSOL.

O nome de Mariano foi apontado como um nome forte e capaz de fortalecer o PSOL em Guarabira, dando base política aos candidatos a vereador, levantando bandeiras de classes discriminadas como negros, LGBTs, mulheres e juventude, por exemplo, e lutando por mais moradias, mais educação e saúde para a população.

O vice, no entanto, será definido entre os filiados do partido e apresentado nos próximos dias. A intenção é que uma mulher componha a chapa do PSOL com Belarmino Mariano. Também há uma abertura para um nome de outra legenda, desde que não tenha recebido veto do PSOL em futuras alianças.

Em relação aos pré-candidatos a vereador, nomes já divulgados como José Alves e Elton John, também receberam aprovação da comissão provisória.

As opções do PSOL para vereador em Guarabira estão inseridas em várias classes sociais. Tem vigilante, sindicalista, feirante, professor, autônomo, servidor público, artista e estudante, por exemplo. Mas representantes de outros segmentos, aos poucos, estão tomando conhecimento das propostas do partido e se filiando.

Na reunião de sexta-feira os participantes também ficaram por dentro das últimas notícias do PSOL e conversaram sobre novas filiações, encaminhamento de documentos e propostas, e da necessidade de eventos como um seminário sobre semiaridez e escassez de água, e outro relacionado a políticas públicas.

Como este blog vem adiantando, o PSOL está se fortalecendo, principalmente juntos aos movimentos sociais e culturais da cidade de Guarabira, procurando ouvir a população, para que nas eleições de 2016 a legenda tenha representatividade e força de fazer, pelo menos, um vereador. Não dá para subestimar a organização desse partido

Tudo indica, então, que em Guarabira haverá quatro candidaturas no próximo ano: a do PSDB, a do PMDB, a do PSB e a do PSOL. #Política 

CPI da Petrobras sem indiciamentos é pizza


CPI da Petrobras chega ao fim sem propor indiciamentos

Por:  Liderança do PSOL na Câmara

Na avaliação do PSOL, houve equívocos na condução das investigações, corporativismo para blindagem de alguns e a suspeita contratação da Kroll
A CPI da Petrobras se encerrou, na madrugada de quinta-feira (22), sem pedir o indiciamento de nenhum político envolvido em corrupção da Petrobras, tanto ligados ao governo quanto à oposição.
Os deputados Ivan Valente (SP) e Edmilson Rodrigues (PA) apresentaram pelo PSOL um relatório alternativo, ressaltando que a CPI incorreu num grave erro logo no início dos seus trabalhos quando permitiu que deputados beneficiados por doações eleitorais das empreiteiras denunciadas na Operação Lava Jato, se mantivessem na condição de investigadores de seus próprios financiadores de campanha.
No voto em separado, o PSOL apresenta os equívocos na condução das investigações – incluindo blindagem de alguns políticos, a não realização de oitivas importantes, a contratação sigilosa da Kroll – e pede o indiciamento das pessoas, inclusive políticos denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR). Os parlamentares indicam para serem indiciados o deputado Eduardo Cunha, da ex-deputada Solange Almeida, Fernando Soares (Baiano), Leonardo Meirelles, Jayme de Oliveira (Careca) e Lucio Funaro.
O PSOL ressalta que a CPI incorreu num grave erro logo no início dos seus trabalhos quando permitiu que deputados beneficiados por doações eleitorais das empreiteiras denunciadas na Operação Lava Jato, se mantivessem na condição de investigadores de seus próprios financiadores de campanha. De acordo com o documento, “tal fato prejudicou a isenção dos trabalhos da CPI, impedindo que elementos-chave para as investigações fossem ouvidos pela Comissão. A mais escandalosa decisão foi aquela que impediu que políticos indiciados pelo MPF fossem ouvidos pela CPI”.
Fonte: Liderança do PSOL na Câmara

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Guarabira da Depressão: Canal do Juá, 12 milhões de reais em total abandono


Fotos do face de Jose Alves de Andrade (Juca) outubro de 2015.

Por: José Alves de Andrade (Juca vigilante do Nordeste) e Belarmino Mariano Neto

Recebi na manha de hoje essas imagens em putrefação, vidas do canal do Juá, riacho Jacaré que limita dos bairros do Nordeste, Nossa Senhora Aparecida e o Juá. Juca Vigilante do Nordeste, foi orientado pelos moradores para denunciar essa situação. 
Se voltássemos no tempo diríamos que ai estão enterrados quase 12 milhões de reais, da época da Prefeita Léa Toscano (PSDB). Recursos provenientes do Ministério do Meio Ambiente do então presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC do PSDB). Também no período em que o governador era o Sr. Cássio Cunha Lima (CCL do PSDB). Todos estavam nas mais importantes instâncias do poder, em seus três níveis.
O grande primeiro problema. Essa obra é um erro ambiental sem precedente na história de Guarabira. Obras como essas só foram executadas nos anos de 1960, época em que as preocupações ecológicas ainda não eram tão grandes. Se a gente for em Campina Grande veremos vários desses canais, feitos por engenheiros, sem a minima preocupação ambiental.
O deveria ter sido feito: 
1) Diminuição o  assoreamento do leito do riacho Jacaré/Juá e fazer um pequeno aprofundamento em seu leito para que ele retomasse o seu estado de natureza;
2) Era para ter sido feito uma limpeza geral do riacho, para que a água pudesse escorrer livremente pelo leito do rio;
3) Implantar em uma faixa de 15 a 20 metros de afastamento do leito principal, a tubulação de esgoto dos bairros do entorno, em parceria com a CAGEPA e com o governo do Estado da Paraíba, que era aliado da prefeita e co-responsável pelas áreas de bacias hidrográficas;
4) Era para ter sido feita a recuperação da mata ciliar que já existiu nessa região, com a plantação de muda de plantas nativas (jurema, juá, espinheiro, Pau D´arco, jatobá, ingá, marmeleiro, além de frutíferas (cajueiro, jambeiro, jaqueira, mangueira, pitombeira, oliveira), para atrair meninos e animais ao ambiente;
5) Era para ter sido definido um trajeto de trilhas unicamente para transeuntes e ciclistas, para que pudessem fazer caminhadas e pedaladas. Na medida em que as árvores fossem crescendo, poderiam ser instalados locais com banquinhos e mesas em concreto, para que as famílias pudessem fazer pique-niques ou passar as manhãs de feriados e finais de semanas com a família curtindo a natureza.
6) O local era para ter sido transformado em um parque ecológico, um corredor ambiental que aumentaria o verde da cidade, melhorava o clima local e embelezava a nossa cidade com efeitos puramente naturais.

O canal hoje é um problema ambiental

Erro grave foi o que fizeram com essa obra. Escavaram o leito do rio, em seguida concretaram o leito, depois fizeram paredões. Na sequência fizeram vias de calçamento para automóveis. a prefeita Fátima Paulino e Josa da Padaria (PMDB), já encontraram a obra de concreto pronta. Aí tentaram implantar uma pracinha, mas essa foi completamente abandonada pelo atual prefeito Zenóbio Toscano, que também deixou o canal e as suas vias de acesso quase que intransitáveis, por dois motivos: a buraqueira e a escuridão, além da insuportável fedentina. 

                    

Em um trecho bem próximo da pracinha abandonada o atual prefeito instalou uma "Academia da Saúde", muito boa por sinal, mas ninguém consegue se exercitar pois é obrigado a respirar um ar podre, uma fedentina insuportável, pois fica claro que existem restos de esgoto doméstico escorrendo para dentro do canal a céu aberto. 
Muitas famílias, por falta de espaço para caminhadas, são obrigadas a fazer seus exercícios matinais e as tardes, tendo que respirar essa podridão. Durante a noite, poucos são os que se arriscam em passar pelo canal, pois a iluminação é insuficiente, não existe segurança e o calor do dia, parece que aumenta ou fermenta ainda mais esse caldo de água contaminada que escorre pelo canal.

                 
Esta é um obra da esposa do atual prefeito, com recursos públicos federais liberados no governo FHC, ambos do PSDB e que agora esta completamente abandonado pelo atual prefeito, também do PSDB. Estes são os governos que criticam Dilma e o PT, que criticam o governo do Estado Ricardo Coutinho (PSB), mais estão fazendo muito pior. A pergunta que não nos deixa calar: 12 milhões, basicamente em cimento, ferro, brita e paralelepípedo?

Veja Vídeo: Canal do Juá abandonado

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

RICARDO COUTINHO, sozinho na corrida presidencial de 2018.

Fonte: www.anoticia.tv

Por: Belarmino Mariano Neto

Alguns blogs paraibanos, provavelmente "bem intencionados" tentam criar a ideia de que o atual governador Ricardo Vieira Coutinho (RVC) poderá vir a ser candidato a presidente em 2018, simplesmente por que, o mesmo, muito dependente de verbas federais para tocar alguns projetos quase que parados pela tal "crise neoliberal", faz defesas constantes ao governo Dilma Russeff, que na atualidade é fortemente atacado pelo seu arquirrival Cássio Cunha Lima, líder nacional do PSDB. Se o tucano voa alto e é considerado o Senador líder nacional do Partido, RVC, mesmo tendo sua atuação restrita ao Estado da Paraíba, também precisa aparecer como um potencial nome no cenário político nacional.
Não existem dúvidas, quanto a sua atuação em tentar garantir uma unidade do PSB em defesa do governo ptista, que enfrenta a sua pior crise de credibilidade nacional. Depois da morte de Eduardo Campos, o PSB perdeu o prumo de sua rota e muitos aventureiros estão se aventurando em substituir o ultimo grande líder nacional do partido e diga-se de passagem, nem era tão assim, pois Campos era um completo desconhecido em regiões como o Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil.
Algumas perguntas poderiam ser feitas antes de mais nada: Se Campos que era o líder nacional do PSB, era um desconhecido em quase 70% do país, será que já existe alguém que se aproxima dele, em pelo menos nos estados do Nordeste? Qual é a relação do PSB com o PSDB em muitos estados brasileiros?

O pacto de convivência de Aécio Neves e Eduardo Campos (Foto: O Globo)
O pacto de convivência de Aécio Neves e Eduardo Campos (Foto: O Globo)

Estranho mesmo, pois o PSB/PSDB têm laços históricos no maior reduto do PSDB, São Paulo. Houve um pequeno rompimento da cúpula do PSB, nas ultimas eleições, diante da candidatura de Eduardo Campos, depois que Marina Silva (Rede) se aproximou de Eduardo. mas com seu falecimento, houve o abandono da candidatura de Marina Silva (substituta de Campos) por parte de importantes setores do PSB paulista.
Aqui na Paraíba, isso foi sentido também, pois o então candidato Ricardo Coutinho, aliado do PT, não fez a campanha de Marina Silva, enquanto os aliados ptistas alavancavam a candidatura de Dilma aos quatro cantos do Estados. RC só iniciou uma tímida aproximação, depois que pesquisas apontavam crescimento da candidata do PSB/Rede.
Outro agravante. No segundo turno, em várias regiões do país, o PSB apoiou Aécio Neves, inclusive Marina Silva, contrariando sua história política de esquerda. E vimos que, os vários deputados e senadores eleitos pelo PSB vacilam em seguir a bancada de oposição liderada por Cássio (PSDB) em várias matérias.
Outro aspecto a ser considerado na análise foi que, RC, se aliou ao tucano Cássio Cunha Lima, em 2010, se elegendo governador e favorecendo a eleição do tucano para o senado, pois o mesmo estava com a ficha suja e certamente não poderia ser candidato ao governo da Paraíba.
Para 2014, havia uma clara sinalização de continuidade de aliança com o tucano na Paraíba, desde que tivesse acontecido uma aliança entre Eduardo Campos e Aécio Neves para a eleição presidencial, já no primeiro turno. Como isso não aconteceu, e todos lembramos que o impasse Ricardo e Cássio como aliados durou até o limite do prazo para o jogo das alianças.
Quando se definiu o jogo de alianças, RC, que estava quase só, conseguiu a duras penas, arrastar o bloco dirigente do PT para sua aliança, conseguindo com isso, montar uma chapa, de início, até certo ponto muito frágil. O grupo se sustentou nos primeiros meses de campanha, com uma forte campanha para desqualificar o então Cássio Cunha Lima, que ainda aguardava uma decisão do TSE, se poderia ou não ser candidato. Com uma violenta campanha em redes sociais, os militantes do PSB, conseguiram minar violentamente a imagem do tucano, como sendo "Ficha Suja". Mesmo assim, o tucano ainda conseguiu vencer RC no primeiro turno. O fiel da balança para a vitoria de Ricardo no Segundo Turno, foi o PMDB, o mesmo PMDB que elegeu Dilma, Eduardo Cunha e Renam Calheiros, entre outros que estão com os nomes citados nos escândalos do "petrolão" ou a "Lava-Jato".
Se voltarmos para a Paraíba, o Mesmo RC que aparece como um possível vice do PT em 2018, ficou roendo uma rapadura para que Campos tivesse se aliado com Aécio naquele primeiro turno, assim ele garantia a aliança com Cássio e a sua reeleição folgada. A política que se queria, nem sempre é aquela que se desenrola enquanto um processo dinâmico e incerto. 
Hoje, o PSB é um dos partidos mais parecidos com o PMDB em suas ações. No congresso nacional, seus deputados estão completamente divididos entre aqueles, que ainda nutrem uma certa aproximação ao governo ptista, na esperança de adentrar em um ministério qualquer e, existem aqueles que flertam com a oposição, orquestrada pelo PSDB/PPS/PP/DEM/ entre outros.
Quem melhor definirá essas afirmativas, será a eleição de prefeitos em 2016. façamos uma macro-pesquisa em São Paulo, maior colégio eleitoral e veremos, o grande quantitativo de alianças municipais entre PSB e PSDB para as disputas municipais. Veremos também a situação de Minas Gerais, outro grande reduto de alianças históricas entre PSDB e PSB.
Então senhoras e senhores, se aqui na Paraíba, temos um pequeno caso de desentendimento, brigas e arranhões entre tucanos e girassóis, podemos dizer que essa é uma realidade política da Paraíba pequenina, com um colégio eleitoral que não chega nem perto de uma capital Rio de Janeiro. Mas na políticas tudo é possível, cenários são desenhados em uma constante, mas 2018 é logo ali pertinho.

Reprodução
Fonte:http://blogs.jornaldaparaiba.com.br/suetoni/2015/04/23/acreditem-a-militancia-socialista-ja-lancou-ricardo-coutinho-para-presidente-da-republica/

Sonhar não dar dor de barriga em seu ninguém e se o sonho for muito grande, pra quê barriga? Os militantes do PSB já estão lançando RC para presidente em 2018. Não sabemos se é uma tentativa em ofuscar o líder nacional dos tucanos que é o senador paraibano, ontem aliado de primeira hora e hoje inimigo político? Ou será para tentar de maneira antecipada, ocupar o vácuo de poder deixado pelo PT em sua saga de autodestruição política?

Fontes:

http://www.pbhoje.com.br/noticias/6515/imprensa-nacional-destaca-possibilidade-de-rc-ser-candidato-a-presidencia-da-republica.html

A esperança entre as mentiras midiáticas


Por: João Maria Cardoso e Andrade

É incrível o que a mídia marrom no Brasil é capaz de fazer. Constantemente transforma mentiras em verdades quase insuperáveis. Criminosos são tratados como heróis, as vítimas de todo tipo de violência (social, física, moral, sexual, religiosa, intelectual) são execrados publicamente como "autores das razões pelas quais foram violentados". 
Enquanto vejo os bonecos de denuncia nas ruas, e os fantoches políticos nas redes sociais, descubro que ainda posso me surpreender com a capacidade da direita golpista em perverter a realidade.
Essa semana vi, com muito orgulho, um companheiro que ajudei em seus primeiros passos no caminhar político, Elton John, dispor seu nome para uma candidatura à Vereança em Guarabira, através do PSOL, um partido que estou aprendendo a respeitar e também venho descobrindo que posso ajudar a crescer.
Mas, ao mesmo tempo que vemos um jovem trabalhador se dispor a lutar pela sua classe num ambiente tão hostil à nós, trabalhadores, que é o ambiente da política, vejo ataques, no mínimo insanos, à sua pessoa, à sua disposição e também à agremiação que escolheu para empreender o desafio de uma eleição ao parlamento mirim.
Buscaram aplicar a regra que diz "à noite todo gato é pardo", mas isso não "cola mais".
Somos diferentes, plurais, e buscamos sim construir uma realidade mais justa e melhor. O companheiro Elton John, os camaradas Belarmino Mariano Neto e Tárcio Teixeira e todos os demais que tem formado as fileiras do PSOL, são representam muito bem a diferença que a política em nosso país precisa.
É preciso olhar para frente!
É preciso continuar adiante! Sem perdermos a certeza de quem somos!
Trabalhadores e trabalhadoras, que merecemos respeito!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Encontro Internacional de Capoeira Angola Palmares 2015

Por: Annimal Kasten e o Instrutor Chello Angola 


Ê paraná, ê paraná, paraná paranauê paraná... 

Vem ai o 1• encontro de CAPOEIRA ANGOLA PALMARES 2015. Venha fazer aquele axé conosco. Confirme já sua presença.


Dias: 5, 6, 7 & 8 de Novembro. 

Para quem for participar dos quatro dias, com alojamento, alimentação e camisa do evento, custa apenas R$ 30 reais. (Levar colchonete).

Em meio a um mundo de preconceitos, de intolerância religiosa e de uma histórica violência contra os povos de matriz africana, mesmo assim, como se os deuses do panteão dos orixás dessem todas as forças materiais e espirituais para o seu povo, o som dos tambores e do berimbau se confundem com os ruídos das matas, das florestas e na luta, na ginga e na arte da Capoeira, homens, mulheres, jovens e  meninos/as entram na roda para um desafiador contorcionismo que só o/a capoeirista possuí (Prof. Belarmino Mariano/UEPB).

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:



Veja Vídeo demonstrativo do grupoTreino de Capoeira Angola



Instrutor abaixo. Confirme já sua presença... Axé!

Jose Orlando Palmaresbrejo
Nynjah Palmares
Yagho Mascarenhas
Bruna Beatriz,
 Nilma Kely
Rayane Willane,
 Nielson Costah,
 Willamas Joventino Joventino,
 Kildenberg Nunes,
 Instrutor Chello Angola 
 sandrinho Sandrinho.



Capitalismo: Pirâmide da Riqueza X Pobreza em 2015




Por: Belarmino Mariano Neto e Diego Irineu Pessoa


Portal brasilelpaís.com, postou no dia 17 de outubro essa assustadora pirâmide da pobreza x riqueza orquestrada pelo modo de produção capitalista em escala mundial. Aproveitamos para uma breve reflexão sobre a atual crise instalada no mundo capitalista, com reflexos diretas para o Brasil, que vive um governo de coalizão entre o PT, PMDB e mais uma dezena de partidos burgueses, conservadores e de direita, completamente mergulhado em uma crise política, alimentada pela corrupção e manobras anticonstitucionais e antidemocráticas.
O Brasil pode ser considerado um país de grandes fortunas nas mãos de 1%, enquanto a grande maioria dos brasileiros, são obrigados a amargar todo tipo de "má sorte" em relação as turbulências econômicas provocadas pelos interesses do capital internacional. 
A questão central aqui é pensarmos que o Estado burguês como um dos braços fortes do modo de produção capitalista, atua regulando através de suas políticas macroeconômicas, taxas de juros, impostos e negociações internacionais que garantam uma maximização dos lucros para suas empresas, sistema financeiro mundial e acumulação desigual, combinada e globalizada como bem afirma o geógrafo brasileiro Milton Santos, na sua obra “Por outra Globalização” (Editora Record, 2001).
A reflexão dessa imagem piramidal deve ser diretamente relacionada ao atual momento em que vive o Brasil, onde o governo adota políticas nitidamente neoliberais, com o Ministro Joaquim Levy, com total anuência da presidente Dilma Rousseff, impondo pesadas taxas de juros, elevados aumentos nos serviços essenciais, como energia, combustíveis, água, passagens, etc. O governo tenta atacar a tal crise internacional, cortando programas essências para as populações pobres, retirando os recursos da saúde e educação por exemplo.
O governo penaliza principalmente os trabalhadores dos serviços públicos, com arrocho salarial e se nega a cumprir os preceitos constitucionais de reposição salarial por perdas decorrentes de processos inflacionários. Isso afeta em efeito cascata, servidores dos três entes federativos: municípios, estados e a própria união. Estamos acompanhando os gritantes desrespeitos dos governos as datas bases e a negativa na reposição salarial das populações mais pobres.
Essa pirâmide reflete muito bem a realidade brasileira, pois os mais ricos e que estão no ápice da pirâmide, são os que mais sonegam impostos e os que menos pagam impostos em nosso país. As grandes fortunas e os gigantescos patrimônios em capital de algumas famílias e ou grupos econômicos brasileiros, estão em um verdadeiro paraíso fiscal, pois as leias são falhas, os governos são corruptíveis e em muitos casos corruptores. Nada mais exemplar do que o envolvimento de partidos políticos, empresários e estatais brasileiras, a exemplo da Petrobrás, que servia para um esquema bilionário de compra e venda de licitações e de desvio direto de dinheiro público, servindo de enriquecimento ilícito, financiamento de campanhas político-partidárias de grandes partidos como o PSDB, PT e PMDB, entre outros.
Nesse atual momento, vale a pena refletirmos sobre essa pirâmide mundial, em que, o sistema capitalista, funciona de modo desigual e combinado, fazendo com que perdure a pobreza quase que absoluta em todos os continentes do mundo, enquanto uma minoria passa imune, vivendo maravilhosamente bem, em seus castelos e mansões, esbanjando e ostentando os frutos do trabalho coletivo.

Distribución de la riqueza mundial
Fonte: http://elpais.com/elpais/2015/10/13/media/1444754300_420807.html

Essa pirâmide analisada de baixo para cima, representa que 71% da população mundial, fica com apenas 3% de toda a riqueza produzida coletivamente. Se somar com a segunda base da pirâmide, veremos que 92% da população do mundo vive com apenas 15,5% de toda a riqueza. Enquanto isso, apenas 8% dos riquíssimos, concentram 84,5% das riquezas do mundo.
Na atualidade, bilhões de jovens em todo mundo, vivem sem escola e sem trabalho. Na América Latina, mais de 50% dos nossos jovens estão trabalhando em alguma atividade informal. Esse modelo destrói as esperanças e leva as famílias aos piores indicadores de vida.
De acordo com o brasilelpaís.com/brasil, 2015 será lembrado como o primeiro ano da série histórica no qual a riqueza de 1% da população mundial alcançou a metade do valor total de ativos. Em outras palavras: 1% da população mundial, aqueles que têm um patrimônio avaliado em 760.000 dólares (2,96 milhões de reais), possuem tanto dinheiro líquido e investido quanto o 99% restante da população mundial. continue lendo >>>>>>> EL País Brasil

Mas antes, veja o reflexo disso tudo em imagens:

 
  
 

Fontes: 
SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização. SP/RJ, 2001.








segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Elton John, Novo filiado do Psol de Guarabira e Pré-Candidato em 2016

Elton John é mais um dos novos filiados do PSOL Guarabira e Pré-candidato a vereador em 2016.

,
Elton John na Câmara de Guarabira, Outubro de 2015.


Por: Belarmino Mariano Neto


O companheiro Elton John é servidor da CAGEPA, Regional do Brejo e representante sindical, através do sindicato dos servidores da CAGEPA. Em sua época de estudante secundarista, foi uma das mais importante liderança estudantil, como estudante do Colégio Estadual José Soares de Carvalho. É fundador do Clube de Xadrez de Guarabira, com incentivo ao esporte nas escolas e praças de Guarabira e região. 
Politicamente, Elton John esteve ligado ao Partido Comunista Revolucionários (PCR), que nunca obteve seu registro político legal. Nesse sentido e observando a atuação do PSOL em nível nacional, através dos seus parlamentares, entendeu que é chegada a hora de ingressa nas fileiras do PSOL com o intuito de fortalecer a esquerda brasileira, que defende objetivamente o Socialismo com Liberdade.


Elton John na Câmara de Guarabira, Outubro/2015.

No Encontro municipal do PSOL de Guarabira, Elton John afirmou que sua escolha pelo PSOL é para fortalecer o partido, tanto através do movimento sindical , quanto nas urnas, pois colocará seu nome a disposição do PSOL de Guarabira como pré-candidato a vereador e na soma da legenda lutarmos para eleger vereadores totalmente independentes do poder econômico e oligárquico que existe na cidade de Guarabira, em que os vereadores ficam submetidos muitas vezes.
Com o PSOL tendo candidatura própria para prefeito, serão criadas as condições de legenda majoritária para na proporcionalidade, a soma de votos dos vários vereadores do PSOL, elegermos vereadores que sejam de fato, livres, independentes e consigam fiscalizar o poder executivo como se deve, para exigirmos que as políticas públicas sejam de fato cumpridas e para que o povo de fato, tenha um representante no legislativo, que não se submeta aos conchaves de grupos e interesses meramente familiares.


Elton John no V congresso do PSOL/PB, Outubro/2015. 

Elton John participou do V Congresso Estadual do Psol paraibano, acompanhou o debate interno entorno das teses e nos disse que o PSOL não virá como um terceira ou quarta força. O PSOL será uma alternativa política de fato,independente e de esquerda verdadeiramente.

Fonte das imagens: https://www.facebook.com/belarmino.marianoneto