terça-feira, 13 de outubro de 2015

GUARABIRA URGENTE: O lixão como cartão de visitas

Fonte da imagem:Belarmino Mariano
Por Belarmino Mariano Neto

ATENÇÃO GUARABIRA - POLUIÇÃO NO AR - Ontem foi uma noite insuportável e hoje pela manhã a poluição por queima de lixão a céu aberto atingiu níveis insustentáveis. Pedimos que divulguem, compartilhem, comentem e curtam. Para que as autoridades municipais, estaduais e nacionais tomem as providências. Esse lixão não pode continuar. Ele esta fora da Lei, esse problema é inaceitável, por uma simples questão de Saúde Pública.
Pelas imagens podemos pensar que se trata de um incêndio, mas isso é o lixão de Guarabira queimando dia e noite. O lixo é tóxico e vem poluindo a atmosfera de Guarabira. O atual prefeito foi eleito nos garantido que resolveria esse problema o mais rápido possível. Prometeu que faria um aterro sanitário e que acabaria com a queimada de lixo definitivamente. Até agora nada.
Enquanto isso, colunas de fumaça escorrem para o céu e são empurradas para dentro da cidade pelos ventos alísios do sudeste, muito fortes nesses meses de setembro/outubro e novembro. Com o calor, os gases se propagam bem mais rápido do que o normal. Então achamos que o ar se descontaminou. Ledo engano, quando chega a noite, há um resfriamento mais rápido em áreas continentais e devido ao alinhamentos das serras da Piemonte da Borborema. Os gases tóxicos ficam na altura de nossa respiração, vejam como as nossas crianças estão vivendo em Guarabira. 
As doenças respiratórias são frequentes. Chegue na UPA ou no hospital regional, vá as farmácias e verá que as pessoas estão se automedicando, principalmente com medicamentos relacionados as desfunções respiratórias. Sinusite, gripe, bronquite, torce, catarro nos brônquios, entre outras enfermidades. MINISTÉRIO PÚBLICO URGENTE!


Fonte da imagem:Belarmino Mariano

Fonte da imagem:Belarmino Mariano
Fonte da imagem:Belarmino Mariano
Vejam que as imagens comprovam essa situação de criminalidade ambiental. Como é uma situação recorrente, temos uma insatisfação generalizada da população de Guarabira. Segue alguns depoimentos de pessoas que estão sendo diretamente afetadas pelo problema anunciado:

Igor Ramalho postou essa imagem do dia 12 de outubro a noite no conjunto C. Bezerra:
 

As luzes dos postes estavam completamente sufocadas pela fumaça. Dentro de nossas casas, mesmo com as portas e janelas fechas, o mal cheiro de fumaça, de plástico ou borracha queimados era insuportável. Minha filha de três anos, já estava com muita dificuldade de respiração, com torce e rouquidão, teve febre com mais 38 graus.  vejam várias opiniões sobre esse tema grave e que precisa de providências urgentes.

Na sequencia das imagens fiz um pequeno vídeo de 40 segundos mostrando essa problemática. Esse vídeo já foi visualizado por quase duas mil pessoas, que estão desesperadas com tanta fumaça. mais sessenta compartilhamentos, inclusive para as autoridades públicas locais. vejam mais opiniões do público e ao final assista esse pequeno vídeo. Se puder também comente e compartilhe, para que essa questão ambiental não passe impune como tantas outras que assolam a nossa região.


Em tempo, recebi o link de debate de campanha em que o então candidato Zenóbio Toscano humilha o candidato Josa da Padaria sobre PRNS - Plano Nacional de Resíduos Sólidos, mas até o momento nada fez. assistam aos dois vídeos e tirem as suas conclusões:

ASSISTA AO VÍDEO >>>>> Guarabira Urgente

Zenóbio Afirma que vai acabar com o lixão - Assista ao Vídeo>>>: https://www.youtube.com/watch?v=bs6L0t53bPc









3 comentários:

  1. isto me preocupa mesmo. pensei que fosse preparação de chuva, no entanto era essa criminosa fumaça.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos reunir um grupo de pessoas e irmos até a Promotoria de Guarabira. O Ministério Público pode recomendar ao Poder Público Municipal suspenda imediatamente a prática danosa à saúde pública! Contem comigo para ir ao MP.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Greice Targino e Thiago Morreiro Tomaz. Contem comigo e com esses documentos que já foram produzidos...pode organizar a ação e vamos representar sim. João andrade e outros companheiros demonstraram o mesmo interesse. É uma séria questão de Saúde Pública.

    ResponderExcluir