sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Eleição para o Conselho Tutelar de Guarabira esta contaminada por ação partidária


Fonte: robertoantonioalencar.blogspot.com



Por Belarmino Mariano Neto

As imagens da pobreza absoluta em que crianças e adolescentes são submetidas, acontecem exatamente por falta de políticas públicas e de ações sociais capazes de erradicá-las. Quando as famílias chegam a esse estado, se esgarçam as condições da dignidade humana, assim crianças e adolescentes sofrem todas as consequências, muitas recorrem aos lixões em busca de alimentos, as ruas, ao abandono e a violência familiar e social. 
Para recuperar a dignidade humana, fiscalizar os mal tratos e garantir o cumprimento do ECA - Estatuto das Crianças e Adolescentes, foi criado o Conselho Tutelar em todo o país. Os conselheiros devem ser independentes, adultos, éticos e comprometidos com estas questões. Devem ser escolhidos em eleições diretas, recebem um salário e são obrigados a trabalhar para cumprir todas as demandes que impeçam que as crianças e adolescentes ou pessoas menores de idade, vivam em situações de perigo, risco e maus tratos, independente da situação social das mesmas, pois os conselheiros tutelares atuam em todas as esferas da sociedade e não apenas dos pobres, mas:

Depois da recente declaração do Vereador Lucas Porpino, na Seção Ordinária da Câmara de Vereadores de Guarabira, sobre a Eleição para conselheiros tutelares de Guarabira, que se realizará no dia 04 de outubro  (próximo domingo), afirmando que existem candidatos ligados a grupos políticos partidários, interpretamos que toda a Eleição ficou comprometida.
Eu, particularmente e como cidadão, vinha desconfiando e, há alguns dias já havia denunciado em entrevista no programa a Hora da Notícia, da Rádio Guarabira FM, que, para alguns candidatos perecia que estavam recebendo apoio de grupos políticos e isso não deveria acontecer, sob pena de comprometer o processo de escolha.
O Vereador Lucas Porpino citou claramente que existem candidatos ao Conselho Tutelar que são do Grupo Girassol. Essa declaração demonstra que partidos políticos estão bancando candidatos aos conselho tutelar. Para agravar o Vereador ainda afirmou que não vê nada demais nesse tipo de jogo político.
Depois em entrevista na Rádio Constelação o Vereador Lucas, ainda citou outros nomes de candidatos ao conselho tutelar que estão ou foram bancados por grupos políticos, com a confecção de material de campanha. 
Por incrível que pareça, comecei a desconfiar que alguns nomes, realmente estavam fazendo campanha com carros de som, com "santinhos" e adesivos automotivos,  como se estivéssemos em uma campanha político partidária. Enquanto outros candidatos estavam fazendo suas campanhas com material de xerox em preto e branco, numa nítida desproporcionalidade nos materiais de campanha.
Temos problemas sim, Vereador, isso é muito grave, não pode acontecer. Os vereadores que deveriam fiscalizar e impedir que coisas como essa aconteçam, pela sua entrevista, alguns legisladores até contribuem para que aconteçam, o que flagrantemente compromete a eleição do próximo domingo.
Nessa perspectiva fica nítido que o Ministério Público e os próprios organizadores da Eleição, precisam tomar as providências cabíveis para impugnar essa eleição, pois a mesma encontra-se "viciada", "desigual" e "contaminada" por interesses partidários de grupos políticos locais. 
Com as declarações do Vereador Lucas Porpino, reafirmadas em um programa de rádio, inclusive dando nomes para alguns candidatos, não existem dúvidas de que esse fenômeno também possa esta acontecendo em eleições para outros conselhos municipais.

Segue fontes e áudio do que disse o vereador Lucas, segue também um conjunto de imagens para nossa reflexão. Eu particularmente estava animado em participar e votar, mas não farei isso mais, pois desconfio que esse resultado estará comprometido.

Áudios: ManchetePB

Imagens da pobreza absoluta

 

 
Fonte: Imagens extraídas das redes sociais online:

Queremos um Conselho Tutelar Autônomo, independente e comprometido com as problemáticas das crianças e adolescentes e não servindo aos interesses de grupos políticos que estão no poder e usam e abusam dos espaços de cidadania para impor seus interesses.

O que é e para que serve o Conselho Tutelar?
http://arcadenoe.eco.br/forum/topics/o-que-e-conselho-tutelar-e#.Vg8f4_lViko

Fonte:

 http://www.manchetepb.com/porque-sao-do-girassol-vereador-diz-que-seu-criterio-e-politico-para-escolha-de-conselheiros-tutelares/

https://www.facebook.com/TonySouza1408?fref=nf&pnref=story

robertoantonioalencar.blogspot.com

4 comentários:

  1. Pois é, é realmente um absurdo o financiamento de partidos políticos para campanha de conselheiro tutelar, tendo em vista seu papel social de grande importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não podemos aceitar esse tipo de jogo político.

      Excluir
  2. É lamentável mais o resultado dessa eleição pra conselheiro vai ser manipulado,infelizmente o partidarismo prevalece, precisamos de politicas públicas consistentes que atendam as demandas da sociedade e nao promessas partidárias.

    ResponderExcluir