Por: Belarmino Mariano
Será que na falta de esperanças, basta embarcarmos nas caravelas do Niilismo em direção ao porto da Distopia? Quem? O quê? Onde? e Quando? "Deus está morto", nós o matamos e quem irá limpar todo esse sangue e sujeira? Não tem mais abelhas, pois já estão todas mortas. Não existem mais flores, já estão todas mortas. Agora todo mundo faz o que quiser, pois esse é um país de criminosos, onde todo mundo pode fazer o que quiser e ninguém se importa, pois são todos egoístas. "O homem louco - Não ouviram falar daquele homem louco que em plena manhã acendeu uma lanterna e correu ao mercado, e pôs-se a gritar incessantemente: 'Procuro Deus! Procuro Deus!'?"
O homem louco se lançou para o meio deles e trespassou-os com seu olhar. ‘Para onde foi Deus’, gritou ele, ‘já lhes direi! Nós o matamos – vocês e eu. Somos todos seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como conseguimos beber inteiramente o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? Que fizemos nós, ao desatar a terra do seu sol? Para onde se move agora? Para onde nos movemos nós? Para longe de todos os sóis? Não caímos continuamente? Para trás, para os lados, para a frente, em todas as direções? Existem ainda ‘em cima’ e ‘embaixo’? Não vagamos como que através de um nada infinito? Não sentimos na pele o sopro do vácuo? Não se tornou ele mais frio? Não anoitece eternamente? Não temos que acender lanternas de manhã?” (Nietzsche, A Gaia Ciência, §125).
Escolhi esses fragmentos filosóficos propositadamente,depois que vi um dos filhos de Bolsonaro dizer que o Brasil está no fundo do posso (acho que queria dizer do poço) e ainda disse que, para fechar o TSE basta cabo e um soldado. E olha que que eles se dizem defensores dessa classe que eles próprios discriminam, ou será que PM´s e Policiais Civis terão o mesmo tratamento que os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica? Se não respeita o Ministério Público e nem os ministros do supremo, imagina só...
Nenhum comentário:
Postar um comentário