Fonte da imagem: Instagram de Igor Bento, 29/02/2016. |
Por: JOÃO MARIA CARDOSO E ANDRADE - Presidente do PSOL Guarabira)
Como em uma corrida de fórmula 1, assim estava sendo a escolha do PMDB para as eleições municipais de Guarabira. Podemos fazer essa analogia sim, pois o partido se intitula de vermelhão, algo parecido com a Ferrari, com uma forte equipe e capital para tentar ganhar a temporada 2016 da corrida política local.
Agora vamos aos pilotos. Parece que a família Paulino que comanda o vermelhão, não esta conseguindo adesão ou força suficiente para colocar o "carro na pista", pois já faz aproximadamente cinco meses que o empresário José Claudino (Deda Claudino) "foi contratado" para ser o pré-candidato Pmdbista nas eleições de 2016, mas não conseguiu o desempenho esperado. Resta saber se o problema e do "piloto ou do carro"?
Além de um rico empresário da cidade, Deda Claudino é bastante conhecido em Guarabira. Mas como político já havia tentado a Câmara de vereadores, em êxito, e parece que não conseguiu despertar interesse da população quando se trata de ser o possível prefeito de Guarabira. Seu nome, apesar de ter sido muito badalado dentro das rádios de Guarabira, não logrou a simpatia dos eleitores, que simplesmente ignoram sua pré-candidatura.
Os rumores é de que dentro do PMDB, não existe conforto, quanto a essa situação e já faz mais de 100 dias que os filiados vivem apelando para que a ex-prefeita Fátima Paulino, seja a pré-candidata, mas existe a sensação de que ela mesma não esteja disposta a tal empreendimento. Parece até que o PMDB encontra-se reduzido ao próprio grupo familiar dos paulinos, aos moldes da velha política oligarca, chefiada por um patriarca e seguida pelo grupo que na atualidade não contará com as principais máquinas públicas, pois uma esta nas mãos do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) e a outra esta nas mãos do governador Ricardo Coutinho (PSB). Para completar a cena, surgiu a pré-candidatura do PSOL, nova alternativa de fato.
Diante dos descaminhos do PMDB, resta saber, se Deda Claudino vai se submeter aos caprichos políticos da tradicional família paulino, sendo colocado em segundo plano, como vice de Fátima, ou de qualquer outro nome paulino, pois ainda existem pessoas como o ex-governador Roberto Paulino, Roberta Paulino. O que podemos deduzir dessa atual conjuntura é que o PMDB havia traçado alguns caminhos, trilhos ou pontes para retomar o poder local, mas com a fragmentação dos grupos e com a nova presença politica do PSOL no cenário, muita coisa mudará em relação a opção dos eleitores.
O Deputado Estadual Raniery Paulino (PMDB), em entrevista hoje pela manhã, deixou claro que, o partido foi obrigado a reavaliar sua atual posição, diante da nova conjuntura criada pela pré-candidatura do PSOL, tendo o prof. Belarmino Mariano, como uma nova opção de projeto político para a cidade. Muito mais do que o grupo do governador que será marcado por figurinhas carimbadas da velha política. Raniery deu a entender que, o nome de Fátima poderá restituir o espaço de poder do grupo e como deputado, não ira sacrificar seu mandato parlamentar de oposição em defesa dos interesses dos seus eleitores e da população paraibana.
Com a decisão de ontem a noite, em adiar por mais trita dias a escolha de pré candidaturas majoritárias, o PMDB de Guarabira, redefine seus caminhos para o pleito de 2016, Ou seja, havia traçado um caminho, em que anunciava o novo, que não apresentaria nenhum nome da família, mas o novo não aconteceu e pelo jeito, essa consulta será única e exclusivamente para tentar ganhar mais um tempinho para confirmar o nome de Fátima Paulino com Deda como Vice ou quem sabe outro nome.
Concluímos dizendo que, de novo mesmo só a pré-candidatura do PSOL, representada pelo professor Belarmino, com capilaridade e popularidade para alterar historicamente os rumos da política em Guarabira, servindo de reflexo para a região de Guarabira e Brejo paraibano. Com um novo projeto, já demonstrado nacionalmente pelas posições políticas firmes, representadas pelos parlamentares do PSOL, como um partido que esta em todas as lutas em defesa dos reais interesses sociais, com o fomento as políticas públicas efetivas, contra as práticas de corrupção e pela autonomia dos movimentos sociais da cidade e do campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário