sexta-feira, 11 de março de 2016

100 anos com e sem Ormar de Aquino

Festa de Filiação de Osmar de Aquino ao Partido Socialista Democrático, martinhoalves.blogspot.com Por: Belarmino Mariano Neto (Prof. da UEPB)

Esta semana aguardei com certa ansiedade pela Entrevista da Sexta-Feira 11 de março de 2016, no Programa a Hora da Notícia (rádio Guarabira FM), liderado pelos radialistas Joseilton Gomes (Ikeda) e Antonio Santos. O entrevistado anunciado foi o Professor e Historiador Vicente Barbosa, funcionário da UEPB e Prof. do Colégio Estadual de Guarabira. O Tema da entrevista foi sobre o centenário de vida e morte de Osmar de Aquino que nasceu em 11 de dezembro de 1916.

O bom desse programa de rádio é que não se limita aos perrengues políticos locais, pois trata de política, sociedade, cultura e comunicação. Nesse sentido ouvir uma entrevista, talvez sobre um dos homens mais importantes para a História de Guarabira, antecedendo em nove meses a data exata do seu nascimento é despertar a cidade e a opinião pública sobre a valorização da história e da memória local, pois em "Tempos Líquidos" (Zygmunt Bauman, 2007) como o nosso, podemos correr o risco e esquecer de valorizar o Patrimônio memorial humano.

Citei a ideia de memória local, mas em se tratando de Osmar de Aquino, temos que reconhecer que sua trajetória histórica transcende aos limites da Grande Guarabira, no tempo em que existiam vários distritos anexados a mesma, transcende aos limites da Região Agreste e do Estado da Paraíba, pois Osmar é um dos melhores exemplos de um líder que atingiu a dimensão Nacional, tanto da política, quando dos Direitos Humanos, pois sua história esta toda cravejada de exemplos firmes e tomadas de posição em defesa dos proletários.

Era filho de fazendeiros sim, nasceu em "berço de ouro" e estudou em escolas religiosas da Capital paraibana, numa época em que só os filhos dos ricos tinham ou podiam estudar de fato. Mas ao chegar na Cidade de Recife para estudar Direito, se deparou com o ideário de esquerda, com a ideia de movimentos sociais e de mudanças sociais.

Foi filho de uma família oligarca sim, com seu avô e seu pai tendo ocupado cargo público de prefeitos por nomeação e com forte controle e dominação familiar da vida política local. Ele próprio chegou a ser nomeado prefeito, no governo de Rui Carneiro, em 1940 (Martinho Alves, 2008), mas rejeitou o cargo após 90 dias, por entender que não tinha a liberdade suficiente para fazer sua política de independência perante as regras oligarcas.

Para Martinho Alves (2008), Osmar de Aquino, teve oportunidade de conhecer mais profundamente o ideário de esquerda e a luta pela redemocratização do Brasil, em 1945, quando foi eleito Deputado Federal pela UDN - União Democrática Nacional que posteriormente se transformou no Partido Socialista Democrático - PSD. Nessa época conheceu as teorias marxistas e os princípios do Partido Comunista Brasileiro. de Carlos Prestes. As posição de Osmar de Aquino eram tão determinadas que as elites locais e ala conservadora do catolicismo chegaram a taxar Osmar de um Comunista, incitando a classe média e conservadores em não votar em comunistas. (Entrevista Prof. Vicente Barbosa)

Martinho Alves (2008), alegou que Osmar de Aquino chegou a prefeito de Guarabira (1956), através de eleições Diretas. Foi um jurista comprometido com as causas populares, pois defendia gratuitamente de prostitutas e camponeses. Sua aproximação com Luiz Carlos prestes (PCB), também se deu em escala estadual, tendo se aproximado de Agassiz Almeida (PSB), Assis Lemos (PSB) e Francisco Julião (PS), expoentes do Movimento das Ligas Camponesas.

Mariano Neto et al (2006) em um seminário sobre "A Memória das Ligas Camponesas", que envolveu as UFPB, UFCG, UEPB (Emília Moreira, Marilda Meneses, Ivan Targino, Belarmino Mariano, Waldir Porfírio, Irmã Tonny), realizado na Assembleia Legislativa, teve a oportunidade de registrar importantes memórias de Assis Lemos e Maria do Carmo Aquino (Irmã de Osmar), sobre as lutas em que eles e Osmar travaram para garantir aos trabalhadores do campo e trabalhadores pobres das cidades, o direito mínimo que lhes era negado pelas elites dominantes. Maria do Carmo (Maria Cuba) como era conhecida lembrou da luta travada em Guarabira, por Osmar de Aquino, para garantir a posse da terra aos agricultores pobres. Ela contou da perseguição sofrida, por essa luta e com o golpe militar de 1964, em que, Assis Lemos e Agassiz Almeida, foram caçados dos seus mandatos de Deputados Estaduais, bem como Osmar de Aquino (1969), exatamente por que defendiam os interesses dos trabalhadores da cidade e do campo.

Politicamente, pode-se nomear Osmar de Aquino como o mais importante e popular político região. Temos importantes historiadores como Martinho Alves, Vicente Barbosa, José Otávio de Arruda, além de políticos vivos como Agassiz de Almeida e Assis Lemos para podermos realizar um CENTENÁRIO OSMAR DE AQUINO - capaz de reavivar a história e memória de homens que como ele acreditou e defendeu uma causa de esquerda, uma causa popular. Não basta nome em centro universitário, nem em escolas, precisamos do resgate da história, precisamos do resgate da Fundação Osmar de Aquino, precisamos da produção acadêmica e de prêmios anuais aos jovens guarabirenses, na perspectiva da história e da memória.

Vejam o vídeo que foi produzido em nosso Seminário sobre as Ligas Camponesas na Paraíba:

Fontes:
BAUMAN, Zygmunt. (2007) Tempos Líquidos. São Paulo: Editora Zahar.
NUNES, Nonato. "João Pedro Teixeira -Um mártir do latifúndio”. João Pessoa: Editora Prefácio, 2013
http://martinhoalves.blogspot.com.br/2008/12/osmar-de-aquino.html
http://www.ligascamponesas.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Seminario-Memoria-Camponesa-3a-Mesa-93-a-112.pdf
file:///C:/Users/Pc/Downloads/download(1556)%20(2).PDF
http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/leandro_paiva.pdf
http://www.al.pb.gov.br/890/seminrio-sobre-ligas-camponesas-na-al.html
http://observatoriodoagreste.blogspot.com.br/2015/03/memorial-das-ligas-camponesas-90-anos.html
http://www.fgv.br/cpdoc/historal/arq/Entrevista210.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=35ZiEb6AhXs
https://www.youtube.com/watch?v=Jb4PRLOxpuE (vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário