Fotografia do mesmo local feita meses antes da chuva. |
Por Belarmino Mariano
Vídeo mostra o quanto a situação ambiental em Guarabira ganha contornos dramáticos:
Rio Guarabira, ponte (passagem molhada) da Av. Manoel Lordão, acesso aos conjuntos Lucas Porpino e Clóvis Bezerra. Destruição ambiental, lixo, água contaminada. Toda essa sujeira vai para a Barragem de Araçagi que depois abastecerá as nossas casas. O Centro de Guarabira inundado, também por causa dessa situação, pois a água retida dá retorno e impede que a água da Av. D. Pedro II escorra com maior velocidade. As autoridades públicas municipais e estaduais não estão atentas a essa situação e a população sem consciência coloca lixo nas margens e no leito do rio.
Quando colocamos que o Rio Guarabira se encontra em seu leito de morte, alguns podem pensar que se trate de exagero ou sensacionalismo político. Não é nada disso. As imagens mostram que estamos diante de um ambiente completamente apodrecido pelas ações urbanas e humanas provenientes de cidades como Pilõezinhos e Guarabira. Com o agravante, esse rio nasce na cidade vizinha e em sua nascente ainda é possível encontrarmos água cristalina, mas quando seu leito se encontra com o perímetro urbano de Pilõezinhos começa a receber todos os tipos de dejetos urbanos, decorrentes de galerias, tubulações residenciais e lixo propriamente dito.
O mais grave, toda essa água e lixo, seguem na direção dos rios Mamanguape e Araçagi e escorre para a Barragem Araçagi, que atualmente abastece Guarabira e cidades circunvizinhas. O grande problema é o custo para o tratamento dessa água, que já poderia chegar a barragem despoluída. Onde estão as autoridades públicas municipais e estaduais? Existe um Partido Verde em Guarabira? Se existe, o que apresenta de soluções para a resolução desses problemas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário