quinta-feira, 10 de março de 2016

Deputada Federal Luiza Erundina entra no PSOL




Por: Belarmino Mariano (PSOL 50 - Guarabira)

A paraibana de  Uiranua e Deputada Federal por São Paulo Luiz Erundina entra no PSOL ao sair do PSB, pois já estava descontente com os rumos do partido ao final das eleições presidenciais 2014, em que o PSB apoiou Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. Para ela o PSB foi incoerente politicamente em optar com um grupo tipicamente conservador e de direita. Na Câmara dos Deputados já vinha atuando diretamente na bancada do PSOL, pois não havia uma unidade e nem uma clara posição ideológica do seu ex-partido, em relação as várias matérias que circulavam na casa.

Sua intenção na verdade é de fundar um novo partido que esta sendo provisoriamente intitulado de RAIZ - Movimento Cidadanista (RMC) e sua filiação ao PSOL se dá como base para fortalecimento das esquerdas e solidariedade partidária ao novo projeto político pensado pelo grupo de Erundina. O PSOL garantiu abrigo político para possíveis candidatos do (RMC) em sua legenda.

Vale registrar que Luiza Erundina foi uma das fundadoras histórias do PT, tendo sido a primeira mulher eleita Prefeita da cidade de São Paulo (1989-1993). Ela foi considerada uma das melhores prefeitas da cidade de São Paulo, com destaque para aplicação correta dos recursos públicos em programas sociais. Como Assistente Social, formada na UFPB. Erundina chegou também ao cargo de Ministra da Administração Federal da República (1993), ficando apenas um ano no cargo. Saiu do PT em 1997 e foi para o PSB, onde estava até o inicio de 2016. Com a sua ida para o PSOL, Luiza Erundina continua mantendo a sua coerência política de esquerda, com fortes raízes no Trotskismo.

Com a vinda de Erundina para o PSOL, já são dois deputados perdidos pelo PSB, pois no final de 2015 tivemos também o jovem deputado carioca, Glauber Braga, pelos mesmos motivos de Erundina. Com isso a bancada do PSOL fortalece a linha ideológica comprometida com as questões sociais e contra as tentativas de reformas neoliberais. Tanto Glauber quanto Erundina haviam denunciado os erros estratégicos e ideológicos assumidos pelo PSB depois da Morte de Eduardo Campos, entre elas a fusão com o PPS e a situação orbital em relação aos interesses ideológicos do PSDB, assumidamente conservador e neoliberal.

Fontes: 
http://www.radioguaiba.com.br/noticia/em-porto-alegre-luiza-erundina-lanca-novo-partido-no-forum-social-tematico/
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1685333-deputado-federal-do-rio-anuncia-troca-do-psb-pelo-psol.shtml
http://guarabira50graus.blogspot.com.br/2015/09/deputado-glauber-braga-se-filia-ao-psol.html
fonte da imagem: www.al.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário