Prof. Belarmino (Belo). |
Por: Elton John (Diretor Regional - Sindicato dos Servidores da CAGEPA/Brejo.).
O Professor Belarmino (PSOL), aparece pela primeira vez em ENQUETE realizada pelo blog ManchetePB, para prefeito de Guarabira e surpreende, com um índice percentual de 6,55% das intenções de votos. O PSOL é um partido declaradamente de esquerda e de oposição tanto ao governo municipal do PSDB, quanto ao governo estadual do PSB. A surpresa maior é que o prof. Belo como é conhecido, ficou na frente de nomes bem conhecidos da política local como: Josa da Padaria (3,78%); Fátima Paulino (5, 29%); Léa Toscano (1,51%), além dos votos nulos (4,3%). O mais interessante é que estes outros nomes já foram prefeitos e vice prefeitos de Guarabira, por pelo menos dois mandatos.
Outra surpresa foi a situação do atual Prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), pois é uma das figuras políticas mais conhecida da região, e mesmo ficando na frente, obteve apenas 109 votos, o que representou apenas 27,46% das intenções de votos. Se ele é o atual prefeito, significa dizer que a enquete aponta uma grande insatisfação em relação ao seu atual governo municipal, pois para uma primeira pesquisa de opinião, o favorito se encontra em uma péssima situação política, talvez reflexos da má administração que realiza na atualidade. Guarabira está se tornando conhecida como uma cidade aos moldes das cidades indianas, pois já existe um caos no transito, animais vivem soltos no meio das ruas e o lixo, o mato e a poluição dos rios já atingem níveis preocupantes. Obras inacabadas se espalham por vários pontos da cidade, que começa a ser conhecida como "Guarabira esburacada" .
O empresário João Rafael, também muito conhecido ficou em segundo lugar na enquete, mas também amargou uma baixa pontuação de apenas 22,92% das intenções de votos. Como empresário, Ex-Suplente de Senador e aliado direto do governador Ricardo Coutinho e pré-candidatura lançada a mais de 120 dias, parece que ainda não caiu na simpatia dos eleitores internautas.
Situação que também não foi diferente para o Secretário Executivo de Comunicação do governo do Estado da Paraíba, quase todos os dias dá uma entrevista nas rádios locais, sempre aparece nas redes sociais tentando impulsionar o governo de R.C., mas na enquete só obteve 17,13% das intenções de votos entre os internautas. até por que o radialista Célio Alves é muito conhecido nos meios de comunicação e nas redes sociais, esta responsável pela máquina do estado aqui na região, influenciando tanto em Guarabira, quanto em todos os municípios da região.
Dentro da mesma perspectiva, o Ex-governador Roberto Paulino (PMDB), também não apresentou bom desempenho de intenções de votos, atingindo apenas o percentual de 11,34% das intenções dos internautas. claro que essa é uma primeira enquete das muitas que ainda virão. Outro ponto a ser considerado é que o eleitorado de Roberto Paulino esta mais inserido nas classes populares e em muitos casos não acessam o sistema da blogosfera.
Os organizadores da "ENQUETE iniciada pelo ManchetePB , informaram que se trata de uma sondagem sem caráter de pesquisa eleitoral e se baseia em comentários nos veículos de comunicação e bastidores da política local para elencar os nomes, colocando-os como opções para o voto".
Se fizermos uma rápida análise desses resultados preliminares, podemos dizer que a população de Guarabira que acessou o blog: ManchetePB , enquanto internautas que acompanham a política local, demonstraram que ainda existe muita indecisão, pois nenhum candidato se mostrou preferido pela grande maioria dos participantes. Vale destacar que o menos conhecido entre os nome é do professor Belarmino, pois seu nome só começou a ser ventilado como pré-candidato a prefeito, depois do dia 1º de agosto, quando ele se filiou ao PSOL de Guarabira, e diante da crescente insatisfação popular pelos políticos que já passaram pela prefeitura e pouco fizeram, o nome do professor Belo poderá crescer nestas pesquisas de opinião.
Veja o resultado completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário