domingo, 30 de agosto de 2015

Mercado Público de Guarabira: Mentiras, reforma ou abandono?

                                   Foto: Belarmino Mariano (reforma ou abandono) 28/08/2015.

Por: BELARMINO MARIANO NETO

Esse primeiro aperetivo imagético é para refletimos sobre como os grandes partidos políticos estabelecem acordos, formam alianças apenas para garantir um maior dividendo eleitoral e depois, as suas promessas viram cinzas e as suas palavras parece que não valem o que o "gato enterra".  No Més de abril de 2015 foi divulgado oficialmente que a Prefeitura de Guarabira estaria inaugurando a primeira etapa da reforma do Mercado Público de Guarabira, vejamos:


"Uma grande festa marcou a inauguração do Centro Popular Shopping, nessa sexta-feira (24/04), na área interna do Mercado Público. O prefeito Zenóbio, juntamente com a primeira-dama Léa Toscano e o vice-prefeito Zé do Empenho, cortaram o laço inaugural e descerraram a placa dando como oficial o funcionamento deste novo equipamento, que conta com 62 novos boxes, dando mais segurança e infraestrutura para os antigos ambulantes que, daqui em diante, contará com um espaço adequado para uma eficaz comercialização e garantia de futuros negócios" (http://www.ivanfilmagempb.com/2015/04/zenobio-toscano-inaugura-shopping.html).

                                               Fonte:  WHATSAPP (83) 99964-2172


A grande polêmica em torno da reforma do Mercado Público de Guarabira é que o candidato a Prefeito Zenóbio Toscano (2011), que tinha como "padrinho político" o governador Ricardo Coutinho, iria fazer um gigantesco Shopping Popular, transformando completamente a realidade dos feirantes e dos frequentadores do Mercado Público. Todos os guarabirenses ouviram isso nas propagandas eleitorais de rádios, no site oficial de campanha do PSDB guarabirense, além dos comícios, onde essa proposta era divulgada como uma das mais significativas obras e que ficaria marcada na história da cidade como exemplo da boa gestão dos recursos públicos. Em um market digital foi divulgada uma planta de como ficaria a grande reforma e muitos acreditaram que seria possível tao empreendimento.


Foto: Portal Independente,  postada em 18/09/2014 por Gibal Martiliano

Essa imagem foi amplamente divulgada, mas se procurarmos hoje em alguma rede social, teremos muitas dificuldades em encontrar. Por isso, se alguém ainda tiver algum panfleto com a mesma, guarde, para provar o quanto o market político desses grandes partidos pode enganar ao eleitor.

A outra questão fundamental é dizermos aqui que, essa seria uma obra em parceria, entre o governo do estado (RC) e o governo municipal (ZT). Mas as eleições ocorreram, ZT foi eleito e em menos de um ano de governo, os dois grupos romperam politicamente. Logo em seguida, no lugar da grande reforma do mercado, o que passou a existir foram trocas de acusações. RC e seus aliados diziam que o prefeito não havia apresentado projeto de reforma e o prefeito e sua equipe diziam que haviam apresentado e que o governo não tinha garantido os recursos para a excursão da obra.
Moral da História, esse mini-reforma feita dentro de um dos galpões do Mercado público, não representa a "faraônica" promessa do prefeito, quando era apenas um candidato. o governo do estado, simplesmente deu as costas para uma promessa de ajuda ao município de Guarabira. E nesse jogo politiqueiro, quem saiu perdendo foi a população, pois o Mercado Público de Guarabira, instalado no centro da cidade é um ambiente deprimente, um lugar sem a minima insalubridade para um Mercado público que negocia alimentos perecíveis. Tantos os feirantes, quanto os consumidores ficam reféns da falta de políticas públicas e planejamento.

Em Abril de 2014 a Câmara de vereadores convidou o Prefeito ZT para prestar esclarecimentos sobre o tema:

De acordo com questionamentos do Vereador Armando Mallaguty (PMDB) "o próprio governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou em novembro do ano passado (2013) o Pacto Social na ordem de R$ 3,8 milhões para ajudar na instalação do shopping, mas que ultimamente mudou o discurso, subentendo-se como uma forma de quem está querendo desfazer o negócio, afirmando agora que a Prefeitura de Guarabira não o tinha enviado projeto". (http://www.radarnewspb.com/2014/04/vereador-mallaguty-lamenta-atitude-do.html).

Em outros trechos dessa matéria conseguimos captar que o Prefeito ZT garantiu a existência de recursos para a realização da obra: 

"Em reposta Zenóbio disse que vai priorizar as obras que estão em andamento no município, que tem cerca de R$ 20 milhões de recursos conseguidos através do governo federal para a execução dessas ações, inclusive a de acabar com as inundações do centro da cidade; mas que vai, sim, cumprir com o prometido, no tocante a construção do shopping" (http://www.radarnewspb.com/2014/04/vereador-mallaguty-lamenta-atitude-do.html).

Como se trata de um equipamento público, caso o Ministério Público ou os órgãos de vigilância sanitária façam uma inspeção no local, condenarão aquelas instalações no mínimo insalubres. Foi com base nesses argumentos que o prefeito fez a sua grandiosa campanha, da qual obteve êxito político, mas até o momento não cumpriu o que havia prometido com tanta enfase.
Os feirantes lamentam o descaso, o abandono e a falta de planejamento, pois o poder público municipal desalojou um monte de trabalhadores do Mercado, destelhou grande extensão dos galpões da feira e simplesmente deixou os escombros encostados com algumas placas de madeira e sem funcionalidade alguma.
Contra fatos não há argumentos. Mostramos a imagem da inauguração do que o prefeito batizou de Shopping Popular. Mas se alguém duvidar das imagens que segue nesse artigo, faça uma visita ao mercado público e registre com os próprios olhos a triste realidade do local.


                            Foto: Belarmino Mariano (reforma ou abandono) 28/08/2015.


                            Foto: Belarmino Mariano (reforma ou abandono) 28/08/2015.


                              Foto: Belarmino Mariano (reforma ou abandono) 28/08/2015.


 A questão aqui é que os grupos políticos se juntam, se aliam para a conquista do poder. Depois que conseguem atingir seus objetivos, se desentendem, brigam, romem e abandonam o povo que os elegeu. Nesse caso, precisamos ficar atentos para duas questões chaves. Os dois grupos aos quais esse artigo analisa encontram-se no poder, seja em escala local ou escala estadual. Ambos elegeram o governador, vários deputados, prefeitos e vereadores. O que vemos são os familiares desses grupos, os amigos e os compadrios políticos gerindo os recursos públicos. Não podemos calar diante do abandono e da falta de planejamento com que se encontra o Mercado Público de Guarabira. Hoje, essa reforma é tanto responsabilidade do governo estadual, quanto do governo municipal, pois existem documentos que comprovam o compromisso. Então, ambos façam com que as suas promessas se tornem obra pública de verdade.

Fonte de pesquisa:
http://www.radarnewspb.com/2014/04/vereador-mallaguty-lamenta-atitude-do.html
http://www.ivanfilmagempb.com/2015/04/zenobio-toscano-inaugura-shopping.html
http://www.portalindependente.com/noticias/vernoticia.php?cod=7482

Nenhum comentário:

Postar um comentário