segunda-feira, 17 de agosto de 2015

16 DE AGOSTO: ROLEZINHO DA DIREITA

Por: Prof. Belarmino Mariano Neto
 &   Prof. João Maria Cardoso e Andrade

Estamos diante de um paradoxo absurdo, de um lado um governo que se dizia democrático e popular, fruto de uma aliança hegemônica entre o PT, PMDB, PSB, e um monte de outros Partidos que orbitavam entre as esquerdas e a extrema direita. Por outro lado, temos outro grande grupo de partidos de extrema direita carreados pelo PSDB, DEM, PSD, PP, PSC, e outra reca de Partidos de aluguel que perdem eleições gerais para a presidência da República há quase uma década. 

Isso vem incomodando esse grupo de extrema direita, pois diminuiu sua linha de ação para a completa implantação do neoliberalismo, com a total entrega da economia nacional para empresas estrangeiras, solapando a soberania nacional e privatizando serviços públicos essenciais como Educação, Saúde, Energia, Indústria de base, setor financeiro estatal entre outros. Ninguém pode negar que o PT e seus aliados, em especial o PMDB, perderam a completa e histórica oportunidade de colocar em prática um governo de fato democrático e popular, pois ao invés de governar para o povo, passou a adotar medidas que beneficiam diretamente aos banqueiros internacionais e ao capitalismo globalizado.

Fonte: www.viomundo.com.br800 × 351
Não podemos esquecer dos movimentos de rua em junho de 2014, que protestavam contra a Copa da FIFA e atacavam o governo e o congresso nacional, pois ainda vivíamos os resquícios do esquema de corrupção “O Mensalão”, que havia começado em governos do PSDB, e deu continuidade nos governos petistas. Em junho de 2014, apontava-se outro grande esquema de corrupção, em empresas como a Petrobrás “O petróleo”, com desvio de bilhões de dólares para campanhas de políticos corruptos, de quase uma centena de partidos, tanto da situação, como dos partidos de direita envolvidos com o desvio do dinheiro público. Os únicos partidos que não estavam nesse esquema de roubalheira eram os pequenos partidos da esquerda (PSOL, PSTU, PCB e PCO).

Depois dos muitos protestos, mesmo assim, aconteceu a copa da FIFA e para o Brasil, de minguadas vitórias a escandalosa derrota pelo placar de 7X1 para a Alemanha. Com a derrota do Brasil na copa, os partidos de direita e oposição passaram a bater pesado na Dilma em relação à corrupção, mesmo assim a presidente foi ao segundo turno e venceu contra o “tucano” (PSDB) Aécio Neves. O PT, aliado do PMDB e de mais uma dezena de pequenos partidos, conseguiu a sua reeleição e um saldo negativo de problemas acumulados durante o primeiro governo Dilma.

Desde então, o PSDB, com seus aliados, inclusive algumas figuras carimbadas do PMDB, a exemplo de Eduardo Cunha e Renan Calheiro, além de uma forte propaganda golpista da mídia de direita, passaram defender abertamente um golpe contra a democracia, estimulando o congresso nacional a caçar o mandato de presidente Dilma. Além das ações jurídicas e parlamentares, a direita passou a usar as redes sociais para organizar um movimento de protesto nas ruas do Brasil, querendo criar uma atmosfera social favorável a um golpe contra a democracia, usando como pano de fundo a corrupção, à qual também tem forte participação.

Fonte: jornalggn.com.br1024 × 568


Em Março de 2015, milhões de brasileiros foram às ruas, vestidos de verde a amarelo, (as camisas surradas da copa do mundo) para pedir a cassação de Dilma, com “IMPEACHMENT” que absurdamente se misturava com faixas pedindo a volta da “Ditadura Militar”. O mais interessante foi a forte cobertura dos canais de televisão. Esse movimento optou por protestar aos domingos, em muitos casos pela orla das cidades, em uma clara mistura de protesto e passeio de fim de semana.
Chegamos em 16 de agosto de 2015, Casal é agredido simplesmente porque estava vestido de blusa vermelha. Isso aconteceu em Londrina no Paraná, no mesmo Estado em que o governo Beto Richa (PSDB) mandou a polícia descer o pau nos professores e servidores públicos que estavam em Greve. Mas, essa onda de direita reacionária, que defende a ditadura militar não conseguirá deter os rumos da democracia brasileira.

Uma coisa é a corrupção (Mensalão, Petrolão e/ou Mensalinho nas Assembleias legislativas), desses partidos do governo e de direita, como o PT, PSDB, DEM, PMDB e de tantos outros. A outra é protestar livremente, mas não agredir as pessoas, como o que aconteceu recentemente. Gostaria de saber, se o povo brasileiro descesse das favelas, dos morros e dos bairros pobres para dar um rolezinho desses que a direita deu nesses passeios de domingo à tarde? Será que ficaria pedra sobre pedra?

Será que a direita conservadora esta mesmo preparada para enfrentar o povo brasileiro nas ruas, uma gente que vive miseravelmente, seja em governos petistas, pmdbistas ou dessa tucanada que usa a força militar para agredir professores, servidores públicos e favelados em ocupações na luta pela moradia? Será que está querendo ver o circo pegar fogo? Imaginem as comunidades cariocas descendo o morro para exigir de fato os seus direitos a moradia digna, saúde, segurança, lazer, cultura e emprego com salários justos?

No período da copa do mundo, a direita saiu correndo das ruas e os meios de comunicação passaram logo a tratar os manifestantes como vândalos, anarquistas e terroristas. Durante a copa, as elites puderam comprar ingressos caríssimos, fruto das privatizações dos estádios de futebol como o Maracanã, xingaram a presidenta Dilma e se esbaldaram no divertimento circense do futebol mundial. Em breve teremos as olimpíadas no Rio de Janeiro, todos nós sabemos que os pobres só assistirão aos jogos na TV, enquanto as elites lotarão os estádios, a pergunta que não quer calar, diante dessa tão propalada crise econômica, política e moral da maioria dos políticos e governos de plantão. Não seria melhor cancelar as olimpíadas?

Todos sabemos que o PT vem administrando o capitalismo à uma década, é leal ao FMI, empossa ministros da economia que adotam políticas para banqueiros, libera impostos de todos os tipos para os industriais lavarem a burra, favorecem exportadores com juros elevados e desvalorização do real frente ao dólar, mas a direita ainda não esta satisfeita, pois é ela quem quer adotar essas políticas com muito mais rapidez, como fez FHC nos seus oito anos de governo.

Fonte: www.garotasgeeks.com
Os líderes do PSDB que estiveram no apoio aos protestos do dia 16 de agosto, quando era o governo federal privatizou setores estratégicos de nossa economia ao preço de banana, implantou um mensalão tanto em assembleias legislativas de seus governos estaduais, quanto no congresso nacional, depois seguida pelo PT. Agora, essas coisas de perder eleições seguidas e depois ficar tentando dar golpes por dentro da constituição é uma tentativa de golpe na democracia nacional.
Nas redes sociais e nas ruas, vemos ataques pessoais, vemos desinformação e falta de dados históricos das pessoas, que postam ou compartilham coisas absurdas, reforçando essa velha política oligarca e reacionária, com homofobia e discriminação contra negros e pobres. Temos que esclarecer a sociedade de que as tentativas de golpes e ações do congresso nacional contra o povo é obra e arte do nosso voto, pois os brasileiros elegeram políticos de extrema direita e que agora tentam minar a nossa democracia e a nossa constituição de 1988.

Seja em atos contra jovens das classes populares a exemplo da Lei que reduz a maior idade penal, seja contra os aposentados e pensionistas, ou uma antirreforma política para prejudicar os partidos de esquerda e beneficiar os grandes e corruptos partidos que controlam a cena política desse país, inclusive com financiamento privado de campanhas, maior sinônimo da corrupção política em que os empresários bancarão políticos que defendam seus interesses econômicos e de classe dominante.

O pior de tudo isso é vermos forças reacionárias e de extrema direita saindo às ruas com cartazes e faixas em defesa de intervenção militar, pedindo a volta da ditadura. Além do mais, vermos um congresso corrupto e reacionário, liderado por Eduardo Cunha e Renan Calheiro, aprovando leis através de manobras golpistas, retrocedendo os andares da democracia brasileira em pelo menos duas ou três décadas. Não podemos admitir isso, é URGENTE que os movimentos sociais organizados, que os partidos de esquerda e as instituições democráticas de nosso país reajam, pois quem não reage rasteja.

Fonte: http://www.psol50.org.br/site/noticias/3383/

Agora no dia 20 de agosto teremos mobilizações em todo o país, em
defesa da democracia, dos direitos sociais e contra o ajuste fiscal de Dilma e Levy. Não podemos aceitar que os trabalhadores sirvam de massa de manobra nem da direita e nem de governos antipopulares, como o atual. Nossa luta será contra a Direita reacionária e seus ataques a democracia constituída, será um ato, contra a criminalização dos movimentos sociais organizados, contra os cortes na Saúde e Educação e contra o arrocho salarial da Classe Trabalhadora. Vamos a Luta!

Fonte de pesquisa: 

Um comentário:

  1. Muito bom texto. Mostrando com clareza o senário atual que vivemos no país.

    ResponderExcluir