segunda-feira, 31 de outubro de 2022

SURPREENDENTE E IMEDIATA ACEITAÇÃO MUNDIAL DE LULA PRESIDENTE

Imagem do site da CUT.

Por Belarmino Mariano.

Em 24 horas de eleito, o presidente Lula já recebeu mensagens de quase todos os países do mundo e, todos estão ansiosos em reestabelecer as relações políticas, econômicas e culturais com o Brasil.
Parece até que em apenas cinco anos, o Brasil vivia uma espécie de completo isolamento com o mundo. Chefes de Estado já não visitavam o governo brasileiro e o Brasil era evitado ou não era convidado para os grandes encontros internacionais e, quando ia aos eventos, o chefe do governo era ignorado ou ficava isolado, sem o interesse das outras nações.

Quem são os 31 milhões de eleitores brasileiros em abstenção?


Por Belarmino Mariano.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização de todos os votos do segundo turno das Eleições Gerais 2022 às 00h18 desta segunda-feira (31). Do total de 156.454.011 eleitores aptos a votar, 124.252.796 compareceram às urnas, número equivalente a 79,41%. Os votos válidos totalizaram 118.552.353. A abstenção alcançou 32.200.558, representando 20,59%. Os votos nulos foram 3.930.765, o que corresponde a 3,16% do total de votos. Já os votos em branco somaram 1.769.678 (1,43%). No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais, a última delas no Amazonas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

No último Debate da Rede Globo, Lula deu lapada no lombo do capitão.

Imagem G1*

Por Belarmino Mariano.
As mentiras de Bolsonaro foram tantas que até o Bonner teve direito de resposta. Sem falar que o Lula teve 3 x 0 Bonzo direitos de respostas.
O que o candidato governista fez durante todo o debate? Simplemente mentiu, usou o tempo precioso das pessoas para fazer molecagem, para fugir do debate, não foi para discutir projetos ou propostas.
O tempo todo o candidato bolsadenalho queria igualar Lula a si próprio mentindo como sabe, mas o Lula foi rápido no gatilho e fez questão de mostrar quem era o mentiroso, inclusive com o número crescente de mentiras diárias do atual presidente.
Também foi possível notar que os efeitos dos tranquilizantes já não estavam mais fazendo efeito e do quarto para o quinto bloco, o candidato bolsonarista já estava embolando a língua, embassando a vista e por três vezes se desequilibrou como se fosse tombar, além de destoar, tanto nas perguntas quanto nas respostas e, finalmente agradeceu a Deus pela possibilidade de ser reeleito Deputado Federal, nítida e atrapalhada falha cerebral e perda de memória do que sempre foi.
"A fila na palma da mão" é um péssimo exemplo para estudantes de todo o Brasil. Como um professor vai reclamar do estudante que "cola nas provas"?
Apesar de o presidente tentar atacar o tempo todo, sangrou pelo menos em quatro outro cinco golpes desferidos pelo Lula. As declarações do Guedes contra os trabalhadores, as granadas e tiros de Roberto Jefferson contra a PF, a Pandemia, a Saúde e o meio ambiente enterraram o desgoverno bolsonarista.

O primeiro golpe foi sobre o Salário Mínimo, aposentadorias e pensões. Todos sabemos que a desvalorização dos salários classe trabalhadora, seguido pela inflação e desvalorização do real frente ao dólar, nos empobreceu e o responsável direto foi o bonzo.

O Segundo golpe foi sobre o Roberto Jefferson e os ataques armados de fuzil e o lançamento de granadas contra os policiais federais. Lapada grande, mesmo com a tentativa de associar o Jefferson ao Lula. Sem sucesso, pois a questão se voltou para o armamentismo e para a violência, com a liberação de armas favorecendo as milícias e os narcotraficantes, além dos insanos machistas e a violência armada contra as mulheres.

Abandonar Roberto Jefferson em pleno debate da rede globo, irá ser um grande prejuízo eleitoral, pois todos sabemos que o Jefferson não gosta de ser abandonado e o PTB em nível nacional vai dá o troco já no dia 30 e se prepare pois, mesmo preso, Jefferson irá caçar até a quinta geração do Bolsadenalho.

O Terceiro golpe que o Lula sangrou o candidato governista, foi a questão da saúde e dos cortes de recursos das farmácias populares. Como o Bolsadenalho não conseguiu responder e tentou enrolar os telespectadores com dados, Lula entrou de sola, dizendo do desastre que foi o desgoverno, com vários e incompetentes ministros da saúde, tendo o Puzuello como o desastre maior, com corrupção na compra de vacinas e com o elevado número de mortes por covid-19.

Nessa questão sobre a saúde, Lula aproveitou para expor seus dados de relevantes investimentos na saúde, a construção de centenas de hospitais construídos e com milhares de UPA´s, com o programa de SAMUR e medicamentos grátis através das farmácias populares.

Quer mais, os escândalos da família Bolsadenalho e a compra de imóveis em dinheiro vivo, a ligação do presidente com as milícias no Rio de Janeiro e o fracasso do governo em relação aos governadores e prefeitos do país. Acho que um dos pontos altos do debate foi Lula ter demonstrado que o Bolsadenalho anulou o Brasil nas relações internacionais, isolando o país do mundo, deixando o pais como um pária internacional, pois nenhum país tinha interesse em relações com o seu desgoverno.

Para fechar essa reflexão, vale a pena considerar que as questões climáticas, como é do conhecimento de todos/as, afastou o Brasil ainda mais das relações internacionais, colocando o desgoverno do país entre os piores índices ambientais do mundo, além das queimadas, a violência contra os povos indígenas e os garimpeiros ilegais que tiveram carta branca nesse desgoverno.

Mesmo que o presidente não estivesse querendo debater, mas apenas atacar com mentiras o presidente Lula, não conseguiu, pois Lula estava vacinado e não entrou na pilha do adversário, demonstrando equilíbrio e controle do tempo, além das vantagens de mais três minutos de direito de respostas.

Para completar o cenário do último dia de campanha, além de clima de pedofilia, dos descontrole militar do Roberto Jefferson e da tentativa frustrada do Ministro das comunicações em conduzir um processo fake sobre propaganda eleitoral de rádios, que terminou gerando um processo do TSE contra a campanha de Bolsonaro, agora que o Ministro negou e pediu desculpas ao TSE pelo falso processo de crime eleitoral das rádios do Nordeste.

É complicado debater com um presidente que não tem obras, não trouxe desenvolvimento nem bonança para o povo. Há mais de dez anos e as obras e benefícios dos governos Lula 13, ainda estão na memória do povo brasileiro.
Podemos dizer que a derrota do bolsonarismo é de 77%, com todas as pesquisas por votos válidos com o presidente Lula liderando em média com 53%, contra 47% para o genocida. Se mentir representasse a vitória para os mentirosos, o Bolsadenalho estaria em grande vantagem, mas na verdade, mentiras tem pernas curtas e no próximo dia 30/10 a democracia sairá vitoriosa e o Brasil, apesar de dividido sairá fortalecido.

Lula, Alckmin e demais aliado dessa Frente Ampla pela Democracia Popular, contem com o meu voto e aqui em casa fascistas não se criam.
*Fonte da imagem: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/10/28/debate-de-2o-turno-para-presidente-na-globo-fotos.ghtml

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

CRISE ECONÔMICA E DESGOVERNO - VENDE-SE

Arte de Dimitri Verne, 5 anos.

Por Belarmino Mariano.

Ontem nas ruas de Guarabira, cruzei com pálio, acho que ano 2010, pois já tive um com aquelas características. O carro estava arrumadinho e tinha a placa de VENDE-SE, bem como, uma adesivo furado com Pedro 45 e Bolsonaro 22. Não tinha telefone de contato, mas pude notar que o adesivo também não tinha registro de CNPJ da campanha, como muitos outros que rodam aqui dentro de Guarabira/PB, caracterizando propaganda ilegal ou campanha B, com dinheiro sendo gasto por fora do sistema eleitoral (Caixa 2).

Me veio logo a absurda ideia de que era mais um "pobre de direita" que nem gasolina tinha para botar no carro ou que não estava tendo condições de manter seu automóvel, justamente por conta dos seus candidatos e membros do governo atual que ela declara voto pela sua vidraça automotiva.

Mas depois repensei, pois soube de cochichos, nos "velhos do dominó", que uns caras estavam dando 200 reais para quem adesivasse seu carro. Não acredito que seja verdade, pois não podemos acreditar em boatos, mas como os adesivos não tem registro na justiça eleitoral, alguém realmente pode tá cometendo crime eleitoral e, aí, a coisa muda de figura, imagino que duzentinho faz toda a diferença na fila do pão, daria até para comprar umas 200g de queijo muçarela ou um potinho de manteiga, mesmo que só seja uma única vez.

Ou seja, as vezes a gente pode tirar conclusões precipitadas e até alimentar preconceitos, tipo, o cara coloca a bandeirinha do Brasil no carro velho e a gente já acha que é mais um idiota promovendo candidatos canalhas que usam os símbolos nacionais, mas praticam o fascismo e o crime de lesa pátria, quando colocam a VENDA nossas estatais estratégicas como Eletrobras, Petrobras, Correios, Aeroportos, Rodovias e até as nossas praias e parques ecológicos.

O cidadão de bem tem todo direito de VENDER seu pálio 2010, que, se eu estiver certo da idade, hoje tem 12 anos, pois ter um carro popular 1.0 e conseguir manter naquela que é conhecida a época dos governos Lula e Dilma era fácil. Quero vê agora, com os preços de combustíveis e energia pela hora da morte e alimentos com preços que dá ataque cárdia na hora de pagar.

Essas situações puxam a memória da gente, lembrei na hora que havia vendido meu pálio, ao pedreiro das minhas pequenas reformas, ele já tinha um celtinha mais velho e vendeu para outro e comprou o meu, dando uma parte do valor e ficando a pagar mensalmente algumas parcelas. Tudo na confiança de que haveria emprego ou obras e assim, conseguiria cumprir sua dívida.

As vezes passo no portão da casa do meu pedreiro e vejo o pálio na garagem, limpinho e a espera dos finais de semana para ir ao culto ou para ir a feira semanal. As vezes encontro sua filha, que nesse meio tempo lhe deu um netinho, rodando com o pálio do pai, pois conseguiu terminar seu curso de nutrição e atende em uma clínica no centro da cidade.

Como é bom termos memória, pois recordar é viver, viver é imprevisível, mas tem coisas que não dá pra errar e uma delas é o nosso voto, pois um voto errado pode estragar nossas vidas por décadas. Por isso, espero que o adesivo no pálio do cidadão de bem não impressione outros e nos condenem a mais uma década de atrasos.

Fonte: https://www.facebook.com/belarmino.marianoneto/

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A Confusão dos Pedros

Imagem das redes sociais.

Por Belarmino Mariano.

E o Pedro? Essa foi a primeira frase que ouvi de um colega, na porta da escola de minha filha. Não contei história, com minha clássica camisa do Flamengo, soltei o verbo. "-Com um gol de letra e convocado para a copa do mundo, vai continuar dando show!"

Aí o interlocutor disse, "-Me refiro ao Pedro Cunha Lima, candidato", vejam como são as coisas, ontem tivemos jogo do Flamengo e o jogador Pedro fez o primeiro gol da vitória de Fla 3 x 2 Santos. Ontem também ocorreu aqui em Guarabira, um comício de Pedro 45, que também contou com uma reca de fascistas bolsonaristas, tentando adesivar carros, enquanto ônibus e vans ou bestas faziam filas, inclusive ônibus escolares, trazendo contratados municipais das cidades vizinhas, para falsear a realidade do número de apoiadores do Pedrinho de Campina em Guarabira.

Aí eu disse, "-Cunha Lima nunca mais!". Pedrinho, com uma barba mal feita, dando uma impressão de jovem de esquerda, o menino de Campina Grande, que nunca trabalhou de verdade, que sempre esteve bem de vida, as custas dos recursos públicos, que na época do seu avô e depois do seu pai, a Paraíba viva o atraso, com atentados a bala contra seus adversários, salários atrasados e dinheiro público voado pela janela de edifícios e malas de carros com malas cheias de dinheiro, além da distribuição de cheques para a compra de votos. Esse cenário eu não quero vê de volta.

Ainda respondi que, como professor e servidor público na época dos Cunha Lima, tive que pedir empréstimo em banco para receber meu próprio salário, ou que sempre recebia o 13º salário fora do prazo. Cheguei a vê estudantes sendo transportados em caminhões "pau de arará" e carros da polícia sucateados e sem combustível para realizar ocorrências.

Quem tem idade para compreender esses governos oligarcas dos cunha lima e de outros, sabe muito bem como era feita a política em nível de governo estadual. Muita propaganda mentirosas e a Paraíba com os piores índices em nível estadual.
João Azevedo me representa, pela sua coragem em apoiar o Lula e a democracia e por zelar pela vida dos paraibanos.
Hoje temos um engenheiro e professor conduzindo os rumos do Estado da Paraíba. Temos um mestre de obras, uma pessoa preocupada com as necessidades básicas dos paraibanos mais pobres. O governador João Azevedo (PSB-40), tem compromisso com a educação, saúde e segurança alimentar. Tem o compromisso com os órgãos públicos e servidores públicos e a responsabilidade de um gestor da coisa pública.

Em hipótese nenhuma, mudaria meu voto. Principalmente para um candidato que nem consegue assumir uma tatuagem de uma garotinha, pois quando indagado por um repórter, disse que aquela tatuagem para um eleitor conservador ele dizia que era a Princesa Elizabeth criança e para o eleitor da esquerda ele dizia que era a Frida Khalo, artista e socialista mexicana.

Ou seja, sempre esteve alinhado ao bolsonarismo, votou no golpe e votou contra os trabalhadores na reforma trabalhista e previdenciária, e votou contra o auxílio na pandemia, quando estava como Deputado Federal, mas com medo de perder votos de eleitores de Lula, tenta ficar neutro na eleição presidencial.
O Fracasso do comício aqui em Guarabira, mesmo com um esquema de trazer gente de todas as cidades vizinhas, o que tivemos foi um "comício de beco estreito", num pedacinho de rua, com "gatos pingados" é a clara demonstração de que essas oligarquias devem ser enterradas de nossa política.

Chega de garoto bonitinho que tenta iludir o povo com novelinhas da propaganda eleitoral. Política é coisa séria e afeta principalmente, a vida das pessoas que mais precisam. O seu voto tem quatro anos de validade, mas desastre que pode provocar, dura décadas. Aqui em casa nem estamos com Pedro e nem com medo, os nossos votos são em #João40 e #Lula13 - #ForaBolsonaro e #cunhalimanunca .

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Carro da PF fuzilado por Roberto Jeferson (PTB) forte aliado de Bolsonaro (PL)

Imagens das redes sociais.

Por Belarmino Mariano

O Estado de direito e de segurança nacional sob ameaça fascista e miliciana. Para Roberto Jefferson (PTB), que não queria se entregar, as granadas foram de efeito moral. E agora virou um renegado do Bolsonaro? Será que renegar Jeferson é o melhor caminho político, como já ocorreu com vários outros apoiadores que foram jogados na lata do lixo do bolsonarismo, essa atitude de Bolsonaro poderá ser o tiro de misericórdia que faltava em sua campanha combalida por mentiras e deserções?

Jefferson apertou o gatilho contra a PF e parece que tá tudo bem para os bolsonaristas. Foram mais de 20 tiros de fuzil e duas granadas, mas alguns estão vendo ele como um Heroi Nacional. Cachorro Doido, babando pelo canto da boca, pós-verdade, rajadas de metralhadora e lançamento de granadas contra policiais federais. mas em uma esquina próxima a casa do cidadão de bem que fuzila PF´s a luz do dia, pastores e apoiadores de Roberto Jeferson, realizam orações de apoio e solidariedade ao "atirador de elite".

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Quem disse que Lula perdeu o debate da Band? Só se foi lá na casa de tua mãe.

Imagem extraída das redes sociais.

Por Belarmino Mariano.

Com dose cavalar de calmantes, o b0ls0n4ar0 tossia com frequência. Aquela tosse era de nervosismo e sintoma de que estava sob o controle de remédio. Outro exemplo, foi a tentativa de ser bom, de tá calmo, de ser gentil, quando na prática, quer fechar o TSE, quer atacar o supremo e atingir as instituições da república. Um antidemocrata, controlado por remédios, pois estava na corda, estava na condição de inferior e o monstro declaradamente estava medicado.

O bom comportamento de B0ls0n4ar0 no debate da Band, não engana nem os eleitores dele. O cara é grosso, chama palavrões e mente. Hoje ele mentiu bem comportado. Mentia e ria, mentiu e provocou, mentiu e levou lapadas, pois a mentira tem pernas curtas. Será que o eleitor do b0ls0n4ar0 acredita que ele consiga ser ator ou ficou clara a farsa de bom moço bonzinho.

domingo, 16 de outubro de 2022

Fé, ódio e intolerância ou cegueira psicológica e mental?

Imagem - Comunidade em movimento BH.

Por Belarmino Mariano Neto

Hoje no Paraná, um padre foi agredido em pleno momento da Missa. Os extremistas bolsonaristas estão com ódio, pois sabem que B0ls0n4r0 vai perder a eleição. Estão preparados para uma Guerra Santa? Quando vejo esses ataques e as manifestações de uns pastores evangélicos estimulando uma guerra santa, começo a achar que estão infiltrados nas igrejas católicas, alimentando ódio contra o Papa Francisco e as demais autoridades religiosas católicas.

O B0ls0n4ro critica os países como Nicaragua, Cuba, Venezuela e Argentina, mas tenta esconder suas relações com grupos anticristãos. Até quando esse pessoal vai alimentar esse ódio, onde ficam os ensinamentos de Jesus Cristo? Será que vale a pena perder tempo discutindo com evangélicos ou católicos carismáticos, que estão se comportando como fanáticos religiosos, pois parece que vivem uma cegueira psicológica e mental. Negam os valores cristãos da verdade e do amor ao próximo e vivem em bolhas digitais divulgando mentiras sem limites.

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Campina Grande 158 anos de oligarquias e pobreza

Pobreza extrema em Campina Grande. Imagem da Arquidiocese de Campina.

Por Belarmino Mariano.

Primeiramente,
parabéns
ao poeta cancioneiro ou forrozeiro que diz "Vila Nova da Rainha, Campina Grande é cidade rainha da Borborema". Eu tenho muita alegria em ter feito meu Doutorado em Campina Grande na Sociologia Ambiental da UFCG e acho que essa cidade é expressiva para o viver e o aprender.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

2º Turno - Democracia Popular X Fascistas Milicianos

Imagem campanha Lula Oficial 2022.

Por Belarmino Mariano

Falta um Ciclo Lunar, estamos aos 28 dias de uma luta entre os milicianos e democratas. Muitos não gostam de usar o termo fascistas para indicar o grupo de extrema direita que se apoderou do governo federal. As práticas e ações desse desgoverno são fascistas sim. Usam a religião, os meios de comunicação e a violência para instilar o medo na sociedade.
Grupos armados paramilitares e milicianos, mancomunados com criminosos e constantemente ameaçam as instituições publicas em todos os níveis.
Usam as brechas da democracia para incutir na sociedade brasileira o que existe de pior no imaginário social, como o artifício do golpe militar e a imposição pela força, dos valores e preconceitos, contra negros, mulheres, LGBTQIA+ e, principalmente contra os pobres, pois governam para as elites ou burgueses.
Lula nunca ganhou uma eleição no primeiro turno, pois os grandes meios de comunicação forçam a corda para tentarem estrangular qualquer candidato popular ou força de esquerda que se aproxima do poder.