sexta-feira, 22 de julho de 2016

Será que PMDB de Guarabira vai "papar" até o Grupo Girassol?

Imagem extraída das redes sociais, Julho/2016.

Da Redação


O grupo do PMDB esta rindo atoa, depois de "papar" vereadores do grupo girassol, puxar Zé do Empenho (PRB), o vice prefeito de Zenóbio e agora o presidente da Câmara de Vereadores Inaldo Jr. (PTB) que estava cotado para ser o vice de ZT para as eleições de 2016. Parece que o PMDB de Guarabira ainda quer mais? Resta saber se esses aliados vindos assim "ha toque de caixa" é um bom sinal? Quem lembra de Cássio na ultima eleição? Eram aliados em "banda de lata", mais ele perdeu as eleições.
Com articulações já bastante adiantadas em João Pessoa, sobre uma aliança do PMDB de Zé Maranhão com o PSB de Ricardo Coutinho, será que Guarabira terá apenas três candidaturas efetivadas?. Prof. Belarmino Mariano (PSOL); Zenóbio Toscano (PSDB) e Fátima Paulino (PMDB).
Todos conhecem as habilidades políticas do governador Ricardo Coutinho (PSB), de Zé Maranhão e do Ex-governador Roberto Paulino(PMDB) e, não se surpreendam se, da noite para o dia, aconteça uma nova "mágica" do tipo, apoio do PMDB há Cida Ramos, pré-candidata do PSB em João Pessoa, para em troca, o PSB retirar suas pré-candidaturas em Guarabira, Campina Grande e Patos, por exemplo. 
De acordo com artigo, publicado no Caderno de Matérias, em declaração recente do Deputado Raniery Paulino (PMDB), descontente com a ideia de Manuel Jr (PMDB), que retirou a candidatura para apoiar Luciano Cartaxo (PSD) que já está aliado com Cássio (PSDB). Raniery disse que em Guarabira, o PMDB faz oposição ao PSDB e que, ainda falta dialogar com o PSB de João Pessoa, pois ele é muito simpático com a candidatura da Professora Cida Ramos (PSB) e que o partido não deve fechar as portas para outras possibilidades.
Nestas duas semanas, "milagrosamente" o PMDB conseguiu destruir a chapa do seu principal adversário, tirando dele o vice-prefeito Zé do Empenho (PRB); em seguida conseguiu atrair também o Presidente da Câmara, Vereador Inaldo Jr (PTB), que era um fiel depositário da confiança do atual prefeito ZT, um dos mais cotados para ser seu pré-candidato a vice prefeito.
De acordo com o Portal Mídia, O prefeito Zenóbio, na Convenção do PSDB, do ultimo dia 20 de julho, denunciou que Inaldo Jr, havia lhe pedido uma ajude de 169 mil reais, para saldar uma dívida, assim ele continuaria lhe apoiando, mas como ZT não cedeu, então Inaldo partiu para "os braços" de Fátima Paulino (PMDB) para ser seu pré-candidato a vice-prefeito. 
Em artigo publicado no Caderno de Matérias, o Vereador Inaldo Jr. negou as acusações e já ameaçou processar o Prefeito ZT, por calúnia e difamação. Quem estará dizendo a verdade? Será que esses tipos de acordos acontecem nos bastidores da vida pública? Será que ainda teremos surpresas no jogo político de Guarabira? 
Todos sabemos que estão acontecendo manobras políticas de cooptação de lideranças e controle de legendas partidárias por todos os lugares, mas as grandes cidades como: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Guarabira, representam maiores colégios eleitorais, em que os grupos estão querendo controlar a todo custo. Quanto custa mesmo, esses acordos políticos? Ao final, quem pagará o tal do pato?
Como em um passado recente, poderemos ter uma verdadeira sangria dos diretórios municipais desses partidos, com decisões feitas entre quatro paredes, apenas com as lideranças, a exemplo do que já aconteceu nas  ultimas eleições. com o PT, PSB, PMDB e PSDB. 

Se esses acordos entre o PMDB e o PSB acontecer, como vai ficar o PSB de Guarabira, ou o grupo girassol que na verdade é uma mistura de vereadores e apoiadores que ora estiveram com ZT e ora estiveram com os Paulinos? Vai se dividir ao meio? Como ficam os partidos em seu arco de alianças? Pois no grupo existem partidos como o PSB, DEM, PDT, PV e PT, entre outros.

Sabemos muito bem que alguns militantes desses partidos estavam querendo de fato, romper com essa lógica política da "gangorra" entre as duas famílias que controlam o PSDB & PMDB, fazendo de Guarabira um dos mais antigos "curral eleitoral", mas talvez, tenham que viver mais um sacrifício parecido com o que viveu Melquiades há alguns anos atrás. Ou se rebelarão, pois a consciência de um ser humano envolve alegrias, tristezas e fúrias incontroláveis. Claro que estamos nos referindo aos militantes independentes, pois aqueles que estão presos a algum tipo de contrato, de cargo, mesmo que não queiram "seguirão feito bois, aos gritos do boiadeiro". Resta saber se teremos um "estouro da boiada".
Parafraseando o Grande Raul Seixas, será que a militância vai absorver mesmo esse jogo dos "caçadores canibais, que comem a cabeça de gente que pensa que pensa demais"?
Será que toda soma de aliados é um bom negócio, quando o povo que detêm o voto não é convidado para opinar?  Principalmente, quando os aliados chegam em uma hora inoportuna, em meio a denuncias de extorsões, de acordões em que não conhecemos a real finalidade programática e ou ideológica desses políticos que mudam de lado, assim como se muda de roupa.
Independente mesmo e com vontade de construir mudanças para Guarabira, só o PSOL que foi o primeiro a propor uma Frente de Esquerda contra essa velha política e que mantêm a pré-candidatura do prof. Belarmino Mariano, pois

Nenhum comentário:

Postar um comentário