quarta-feira, 27 de julho de 2016

Professor e Gesseiro serão os Candidatos do PSOL em Guarabira


Convenção do PSOL Guarabira - Foto de Gilson Ribeiro, 26 de julho. Belarmino, Sandro Lima (PSOL) e Ricardo Napa (PCR - Unidade Popular pelo Socialismo). Fotografo: Gilson Barbosa..

Da: Redação

Com Imagens de Gilson Barbosa, Geografo e Fotografo em Pirpirituba/PB. Glamour Studio. João Andrade, Portal Mídia e TV Cabo Branco, tivemos no dia 26 de julho, as 19 horas na Câmara dos Vereadores a convenção do PSOL Guarabira. O partido pode ser pequeno, mais é independente e defende um socialismo moremo, com a consciência dos que sonham com mudanças, com transformações. Guerreiros,  Valentes e Resistentes contra a velha e oligárquica política local.
 
plantas-medicinais.me - Maribondo Caboclo.
Um pequeno "enxame, mais o marimbondo é caboclo". Assim foi a Convenção do Partido Socialismo e Liberdade de Guarabira/PB. Em nosso encontro, quatro candidatos a prefeitos e vários candidatos a vereadores. No nosso encontro observadores de esquerda, como companheiros do PT e do PCdoB, alguns insatisfeitos com os rumos dos seus partidos nestas eleições.


Plenária no inicio da Convenção do PSOL. Fotografo: Gilson Barbosa.

Aqui um encontro de gente simples, trabalhadores, trabalhadoras e estudantes. Nenhum burguês, nenhum senhor de engenho, nenhum da "Casa Grande". Todos e todas, direto da senzala, todos imbuídos em utopias ativas, pois "sonhar é preciso", "navegar é preciso" Esse encontro do PSOL foi um convite para que os negros e negras, índios e índias, homens e mulheres, populações LGBT´s, minorias religiosas, estudantes e desempregados, entrassem na  "barca que chama o povo pra liberdade que se conquista" (Pedro Osmar).
Nossos dirigentes em nível municipal e estadual observaram as conjunturas e nos ensinaram a teimar na luta e acreditar em algo maior que o nosso tempo. Essa força de Experiência forjada em outras lutas ao exemplo dos companheiros: Tárcio Teixeira, João 
Andrade e Victor Hugo. Persistência e paciência para entrarmos nesse "jogo dos caçadores canibais que comem cabeça de gente que pensa que pensa demais" (Raul Seixas). 

Prof. João Andrade Presidente do Psol Guarabira e Ricardo Napa, articulador do PCR/UP. Fotografo: Gilson Barbosa.

A ideia é essa mesma., como escreveu o poeta Artur Silva, "Boto fé e acredito na força do professor". Isso em referência a candidatura do Professor Belarmino Mariano Neto que foi homologada para disputar as eleições 2016. 
Ao seu lado um descendente da Nação Potiguara, isso mesmo. Sandro Lima, um homem de muita fé, bisneto, neto e filho de índios. Daí a expressão, "marimbondo caboclo". Ele que veio do PV, pois lá percebeu que não existiam compromissos com a ecologia e nem com o povo. Ele que é conhecido com Sandro do Gesso e labuta na autonomia de homem simples, para com fé em Deus e no suor do trabalho, arrancar o pão para a sua família.

    Prof. Belarmino e Sandro Lima. Fotografo: Gilson Barbosa.

Sandro Lima é um típico homem do povo, casado com uma filha do Distrito de Cachoeira dos Guedes, lugar esquecido pelas sucessivas administrações públicas. Lugar onde já foram enterrados alguns milhões de reais, nos buracos da estrada e eles continuam por lá. Lugar que fica isolado, mesmo tendo uma estação ferroviária abandonada. Um lugar com muitas terras, mas com casas coladas e quase sem quintais e sem espaço para jardins nas frentes daquelas casas, pois é tudo muito apertado, para um lugar rodeado de zona rural por todos os lados. Um lugar sem espaço adequado para as crianças. Apenas um ginásio caindo aos pedações e uma escola maltratada pelo tempo e falta de investimentos.
Os candidatos Belarmino Mariano e Sandro Lima, são do mesmo mundo do trabalho. Um Professor e um Gesseiro. Um trabalha com as letras, no quadro de giz branco. o outro trabalha com giz do cal, também branco, também do caulim. Esse branco do giz e do gesso se unem em Guarabira, para uma amalgama do branco ( fé, paz, ética e honra), para além dos azulões, vermelhões e laranjões que se misturam e se separaram sempre querendo manter o poder para os seus.


Dirigentes e candidatos do PSOL e PCR ouvindo Sandro Lima.  Fotografo: Gilson Barbosa.

És que na terra da Luz, o Sol do meio dia, nos deixa com uma sensação térmica de 50 graus. A claridade do sol é tão forte, que ofusca outras cores. Mas nessa terra de sol e sal, os povos pobres dessa região Agreste da Paraíba. Sabe suportar e se adaptar a esse calor, pois mais que ele, são as grilhões dos que tentam controlar a tudo e a todos.
Sandro Lima veio da Baia da Traição, trazido pelos país quando tinha 08 anos de idade. Hoje, aos 43 anos, foi criado por aqui, entre o Cordeiro e o Rosário. Acompanhou e sabe o quanto Guarabira estacionou na linha do tempo. Ficou parada em uma estação, antes da do desenvolvimento, enquanto os trilhos da política local, ficou durante todas estas décadas, basicamente no comando de duas ou três famílias ricas. Aí entendemos o ferrugem e abandono dos nossos caminhos. Isso mesmo, não fosse a determinação de alguns empresários locais, o atraso seria muito maior.
Exibindo GNB_3705.JPG
Tárcio Teixeira (Presidente do PSOL/PB) e Belarmino Mariano Candidato a prefeito de Guarabira. Fotografia de Gilson Barbosa.

O prof. Belarmino Mariano Neto, veio do Vale do Pajeú, em Pernambuco, mas é filho de paraibanos do Cariri Velho. Já está em Guarabira a 16 anos e aqui trabalha na Educação Superior para criar sua família. Veio de uma terra muito mais seca, pois o Cariri e Pajeú, quando secam, secam mesmo. Então sabe o quanto é duro ser filho de camponeses, em terras aleias e com pouca água. Ele também é filho da Senzala, viu alguns irmãos sendo ceifados pela vida, ou tendo que migrar, como retirantes para o Sudeste do Brasil. 
Belarmino tem no seu currículo experiências de gestou do Centro de Humanidades,  elaborador e coordenador de programas de pós-graduação aos professores. Mas seu maior lega, são os mais de vinte anos ensinando e aprendendo a trabalhar com o Desenvolvimento Territorial Sustentável a coisa que Guarabira precisa faz alguns anos.

Nossos vereadores


Candidatos/a vereadores/a Erica Mariano, Seu Nino, Elton John, Belarmino e Sandro Lima. Fotografo: Gilson Barbosa.

Esse é o PSOL do proletariado, pois seus candidatos a vereadores também são do mesmo naipe. Começamos por Seu Nino Feirante (José Brito Gonçalves). Filho de agricultores de terras entre Pirpirituba, Araçagi e Guarabira (Sítio Pau D´Arco). Morador do Bairro do Nordeste I. Ele foi um dos mais atentados a desistir de sua candidatura, foi convidado para ser espião nas reuniões do PSOL, foi desestimulado e rebaixada sua estima. .A conversa era: "-Desista seu Nino, o senhor não tem dinheiro pra gastar e política é coisa de rico"... 
Mas Seu Nino buscou força na família, nos cursos de formação política do PSOL e nos amigos. Do seu jeito simples, relutou, relutou e hoje esta homologado como candidato a vereador pelo PSOL. Isso significa dizer que temos um filho do povo com a determinação para dizer, todos temos direito a fazer política, pois somos politizados e queremos fazer outra política. Aquela para o povo.

Fotografia de Elton John e Seu Nino. Fotografo:  João Maria Cardoso e Andrade.

O Mesmo vale para o Jovem Elton John, trabalhador da CAGEPA, líder do movimento estudantil e um dos mais importantes jogadores de Xadrez de Guarabira. Hoje, líder sindical do STIUP, formado nas bases do PCR (Partido Comunista Revolucionário), não se dobraria ao jogo sujo das elites locais, legalmente registrado nos quadros do PSOL. Ele também foi estimulado a mudar de lado, pois ameaças veladas no mundo onde trabalha, passavam como flechas certeira a querer lhe atingir. "- Não se meta com política rapaz, vão cortar seu tickt alimentação, vão cortar parte do seu salário" ... As dicas sempre eram: "-Saia do PSOL, venha pro nosso lado e bancaremos toda a sua campanha"...

                     Foto de Érica Mariano - Fotografo: João Maria Cardoso e Andrade.

As mulheres do nosso partidos foram as mais atentadas a desistir das pré-candidaturas. Com isso, apenas Erica Mariano ficou na esteira da luta, garantindo a nossa trinca de candidatos. Ela é talvez a mais revoltada com essas podridões da política e acompanhou de casa, os companheiros tendo que abandonar o barco, diante de tantas pressões. Todas justificadas, pois quando um homem ou uma mulher não possuem autonomia, se tornam reféns e tudo se torna mais difícil. Érica Mariano é natural de Rio Tinto, da Aldeia Monte Mor. 
Erica mora em Guarabira a quase uma década . Aqui já teve duas filhas, na antiga e extinta Maternidade Senhora da Luz. Ela sabe o quanto é complicado a pediatria pública e até privada. Como existem problemas no atendimento a saúde das crianças e mulheres. Com esse intuito colocou seu nome ao veredito popular.
Muitos nem imaginam, mas desde que o PSOL de Guarabira decidiu que iria lançar candidatos, seus militantes e filiados foram "caçados" em casa. Promessas e falsas intenções, capturaram os mais fragilizados da política. Alguns caíram no canto das sereias e adormeceram nos braços desses grupos familiares. Depois que perderam os prazos e suas filiações, já nos disseram que era tudo mentira e agora, no máximo servirão como cabos eleitorais.

    Dida Tchê, Agente de Limpesa Urbana da PMG. Fotografo: Gilson Barbosa.

Alguns partidos que nacionalmente congregam um frágil bloco de esquerda, no congresso nacional, aqui em Guarabira foram capturados por alguns míseros cargos, para seus dirigentes, em instituições estaduais e municipais. E na contra-mão da sua história, estão presos ao jogo de poder do neo-liberalismo tucano. Com isso alguns dos seus filiados se revoltaram e já disseram que irão apoia a candidatura do PSOL.
O bom mesmo é sabermos que estamos vencendo todos os tramites das exigências dessa democracia burguesa que privilegia as elites econômicas e aquele que lhes dão suporte. Aqui é assim, "vencemos um leão por dia". Eles como são pouco ecológicos "matam mesmo". Lhes tiram as forças, lhes obrigam a ceder, diante de um cargo, diante de um contrato ou de um esquema fraudulento de  merenda, não é apenas em São Paulo que essas coisas acontecem.
Belarmino Mariano, Cícero (Pinto) e Luciano Félix. Fotografo: Gilson Barbosa.

O PSOL da nossa região já disse para o que veio. Três nomes de prefeitos já estão homologados: Um Carteiro, um Jardineiro e um Professor. São os companheiros Luciano Félix (Carteiro/Caiçara), Cicero (Pinto) Mendonça (Jardineiro/Belém) e Belarmino Mariano(Professor/Guarabira). Isso significa dizer que nestas três cidades já temos opção popular de verdade. Ainda estamos aguardando as convenções do Psol Cacimba de Dentro e do  Psol Solanea. Nossas sementes estão plantadas e ao sol do meio dia, somos sementes e espantalhos, somos somos adubo e água, somos semeadores, somos agricultores, somos protagonistas, somos mais PSOL!



 Tárcio Teixeira (Presidente do PSOL/PB e Belarmino Mariano (Executiva Est. do PSOL/PB). Fotografo: Gilson Barbosa.



















CRÉDITOS DE IMAGENS:
Portal Mídia e TV Cabo Branco - G1/Paraiba
Fotografias de Gilson Barbosa -Glamuor Studio e de João Maria Cardoso e Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário