sexta-feira, 1 de abril de 2016

Guarabira foi palco de Ato Contra o Golpe e em Defesa da Democracia


Fonte: Montagem de Painel pelo Portal Mídia, Mar/2016.

Por: Belarmino Mariano Neto

No dia 31 de março de 2016, os movimentos sociais e partidos de esquerda saiu as ruas de Guarabira para defender a Democracia Nacional e protestar contra o Golpe da extrema direita. Foi um Ato organizado pela "Frente Brasil Popular" e pela "Frente Povo Sem Medo", pela Associação dos Artistas de Guarabira, pela CUT, pela CTB, NAU, Centros Acadêmicos da UEPB e DCE Rádio Nordeste FM, Professores, Técnicos e Estudantes da UEPB e IFPB, SEDUP, PT, PSOL, PCdoB e PDT, além sindicalistas da CAGEPA, ADUEPB, SITRICON, Sindicato dos Garis de Guarabira, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Sindicato dos Servidores de Guarabira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilõezinhos, Registramos a presença de radialistas da Rádio Cultural, Rural e Guarabira FM, divulgaram o ato e que se fizeram presentes, além da TV Cabo Branco, que ouviu sonoros gritos de "Abaixo a Rede Globo, o Povo não é bobo!".

O movimento estudantil através do NAU/UEPB organizou uma oficina pedagógica de cartazes, coordenada pela professora Rita Rocha, em que foram resgatados momentos históricos de repressão a democracia e que não queremos retroceder ao tempo. Contra o Golpe e em defesa da democracia, #ForaRedeGlobo, #NãoVaiRerGolpe!, #GolpeNuncaMais!, #ForaCunha!, #TemerGolpista!, #ForaMouro", entre tantos outros slogans serviram como palavras de ordem do movimento. Na concentração, além dos pronunciamentos de lideranças sociais, sindicais e populares, também tivemos a participação de artistas locais, poetas, cantores e repentistas. Após o arrastão pelo centro de Guarabira, o ato foi encerrado por volta das 20 horas, com uma grande cirando ao rítimo da musica "Quem não pode com a as formigas não assanha o formigueiro.

Para os muitos manifestantes que usaram o microfone, "Guarabira resgatou a sua História de esquerda, representada por democratas como Osmar de Aquino, que lutou contra o Estado Novo e pela redemocratização de antes e durante a Ditadura Militar" (Alexandre Moca). Guarabira do Comunista Chico do Baita (PCB), Guarabira do Líder Camponês João Pedro Teixeira (Ligas Camponesas) e tantos outros companheiros que lutaram e esse registro Histórico em que o Portal Mídia se torna parte dessa história em prol da Democracia. Como disse o popular Alexandre Moca, "Um golpe da Extrema Direita e é contra ele que estamos lutando". Como disse o Elthon Jonh (Servidor da CAGEPA) "O PSOL esta na luta contra o golpe e em defesa da democracia, pois somos um povo sem medo".

Registramos também a representação de pessoas de dezenas de cidades da região como Araçagi, Itapororoca,Cuitegi, Alagoinha, Mulungu, Pilõezinhos, Pirpirituba, Alagoa Grande, Areia, Caiçara, Belém, Bananeiras, Solânea, entre outros. Uma demonstração de que o voto popular precisa ser respeitado e não aceitamos golpes, pois como disse Alexandre Moca, "a pior democracia ainda é melhor que qualquer golpe!".

Queremos dá parabéns ao Portal Mídia pela cobertura e pelo respeito as opiniões divergentes, coisa que não acontecem com outros meios de comunicação. O Grito em defesa da Democracia também ecou em Guarabira marcando sua rebeldia histórica a se constituindo em todos os lugares do Brasil. Nesse sentido reproduzimos a reportagem do Portal Mídia como um documento que fica registrado em imagens para os Anais da História Política de Guarabira:



A luta vai avançar contra o golpe de extrema direita, a disposição dos movimentos sociais é defendermos a democracia, custe o que custar, pois que sabe o que é democracia, diz com multa determinação, Golpe Nunca Mais!

Álbum de Fotografias da Radialista Levy Lobão (Rádio Nordeste FM 104.9)








Fontes:
http://www.portalmidia.net/guarabira-representantes-da-sociedade-participam-de-ato-contra-o-golpe/
https://www.youtube.com/watch?v=7L76S3vQjY8
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1020153891411384&set=pcb.1020155064744600&type=3&theater

Mais sobre o golpe de extrema direita:
Pré-Sal e golpe de direita
O Golpe é parte da estratégia imperialista para o Brasil
A saída é pela Esquerda
PMDB e a ponte para o golpe
PMDB orquestra o golpe





Nenhum comentário:

Postar um comentário