segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Matadouro Público de Guarabira Interditado a quase um ano

Fonte: fotos da linha do tempo de Emiliano Melo.



Por: Emiliano Melo


Há quase um ano, o Ministério da Agricultura viu irregularidades e interditou o matadouro de Guarabira-PB. Esse foi o retrato de como operava o abatedouro e que deveria envergonhar os dominantes, mas eles não se envergonham e tocam a vida do município como se nada tivesse acontecido.
Vejam pelas imagens em que situação se encontrava o Matadouro, para quem vêm da cidade de Mari, na Rodovia PB 055 - nas proximidades do Distrito de Cachoeira dos Guedes. Esse abatedouro também apresentava outro complicador, foi construído a margem direita do Rio Araçagi, que abastece Guarabira e cidades vizinhas através de sua barragem e adutora. Nesse local era comum encontramos restos de animais jogados no vale do rio, e no local havia uma grande concentração de urubus, sedentos por vísceras em decomposição.
A interdição aconteceu em 23 de dezembro de 2014 e como todos sabem essa não foi a primeira interdição, mas estamos há alguns dias para completar um ano de fechamento e até agora pouca ou nenhuma providência foi tomada pelas autoridades públicas que administram a cidade. 
Mais 90 dias e teremos que acender uma vela e cantarmos os parabéns, com bolo mesmo, pois com churrasco e mocotó, só se for dos bois que são abatidos nas cidades vizinhas, como Araçagi e Cuitegi.
Sabemos que esse problema se arrastava pelas diversas administrações de Léa Toscano, Fátima Paulino e continuou na Administração de Zenóbio Toscano, sem que os problemas fossem corrigidos.

De acordo com artigo do Portal Independente: o abatedouro foi interditado por: 

Falta de higiene, vísceras de animais a céu aberto, esgotamento sem padrão técnico, inexistência de água corrente, além da lagoa de tratamento em estado de putrefação. Essas foram algumas das irregularidades encontradas pelos técnicos do Ministério da Agricultura no Matadouro Público do município de Guarabira.

Vejam mais imagens da minha linha do tempo:




Fonte: Linha do tempo de Emiliano Melo. Lagoa de estabilização em putrefação e fora das normas técnicas

Fonte: Fotos da linha do tempo de Emiliano Melo. As carnes abasteciam o Mercado Público de Guarabira.

Fonte: Linha do tempo de Emiliano Melo. Entrada do Matadouro em terra ou chão batido.
Até quando a população de Guarabira, um município com quase 60 mil habitantes vai ter que conviver com tantos problemas de sucessivas e calamitosas administrações públicas, sem nenhum compromisso com a sociedade e os cidadãos. Nesse momento, dezenas de trabalhadores estão desempregados, o município esta perdendo receitas para cidades que até poucos anos eram apenas povoados ou Distritos de Guarabira. Nesse momento, "a roda grande esta conseguindo passar por dentro da roda pequena". Isso é paradoxal.

Fontes: 
http://www.portalmidia.net/matadouro-publico-de-guarabira-e-mais-uma-vez-interditado-pelo-ministerio-da-agricultura/

http://expressopb.com/2014/12/interdicao-do-matadouro-publico-provoca-manifestacao-de-trabalhadores-em-guarabira-que-paralizaram-a-pb-073/

http://www.portalindependente.com/noticias/vernoticia.php?cod=8674

Nenhum comentário:

Postar um comentário