quarta-feira, 12 de março de 2025

"Lula Comeu o Governador Romeu Zema com Farinha e Graxa de Galinha"

Por Belarmino Mariano*

Ontem o presidente Lula (PT) e sua comitiva esteve em Betim, grande Belo Horizonte/MG, para a inauguração de mais uma indústria de automóveis. Foi um show, um espetáculo, uma tremenda alegria dos operários e de novas utopias de vidas que antes estavam desempregadas.

O evento inaugurou o TechMobility, maior centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex da América Latina, durante visita ao Polo Automotivo Stellantis, em Betim (MG).

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sabendo que teria uma grande plateia nesse evento, resolveu aparecer, pois nas outras inaugurações, sempre mandava o vice ou alguém lhe representando. Logo, em dois anos de governo, essa foi a primeira vez que se encontraram em um evento oficial. E olha que Lula já esteve em Minas diversas vezes.

Zema como anfitrião, falou primeiro e com o microfone nas mãos, fez um discurso neoliberal de que é o governo mais enxuto e qualificado dos Estados brasileiros. "Cutucando a fera com vara curta", fez insinuações jocosas de que o governo federal tem muitos ministros e pouco trabalho, enquanto ele tem uma equipe pequena, mas muito competente.

Zema tentou dizer que o Estado de Minas, além da mineração era um grande produtor do agro e que a indústria e a mineração tinham sido ultrapassadas pelo agro e tome pabulage, meio que tentando descredibilizar aquela nova indústria trazida por Lula.

Meu amigo, quando Lula pegou aquele microfone e debulhou o papel da verdade, na cara descarada de Zema, foi ovacionado pelos operários. Fazia pena olhar para o Zema e sua cara azeda. Lula com luvas de pelúcia, deu na cara do Zema sem dó, nem piedade.

Lula começou exatamente falando sobre ser um "homem de sorte", como a mídia tenta insinuar, mas logo, disse que o importante não era a quantidade de ministros ou secretários e sim a competência e o compromisso com as pessoas.

Lula disse que tinha um time de excelente nível em todas as áreas e que não precisava fazer propaganda que tinha asfaltado tudo e as pessoas continuavam trafegando pelas rodovias esburacadas. Fazendo uma alusão às rodovias estaduais de Minas Gerais, completamente esburacadas e sem acostamentos.

Mas quando Lula começou a falar da indústria automobilística, do salão do automóvel, da época em era presidente e que tinha deixado o país fabricando 3,6 milhões de carros por ano e que, ao voltar, encontrou a indústria em queda, lembrou que aquilo representava perdas de empregos, desaceleração do crescimento.

Nessa hora ele disse que em apenas dois anos, a indústria de automóveis, com novas fábricas, já havia ultrapassado os 1,9 milhões de carros ano e a meta era voltar aos 3 milhões do seu governo anterior.

Lula com muito humor e olhando nos olhos de Zema, disse na cara dura que foi preciso ele voltar à presidência para o Brasil voltar a crescer acima de 3%. Disse que Zema não se lembrava da época em que o Brasil crescia acima dos 3%, fazendo menção aos 3,4% do PIB brasileiro, tendo sido o quarto maior crescimento do PIB mundial em 2024.

Se Zema, que era um anfitrião, tentou cutucar Lula, desfazer do seu governo, levou um invertida tão grande, mas tão grande, que deve está feito cachorro perdido que caiu do caminhão de mudança. Pois Lula, educadamente, era incisivo e direto, olho no olho, pois disse que não gostava de mentiras.

Lula lembrou ao Zema que ela governa Minas Gerais a 6 anos e destes, 4 anos foi com o Bolsonaro na presidência. Lula disse que já investiu mais em Minas durante 2 anos, que Bolsonaro em 4. E no próximo encontro com Zema, ele disse que quer saber quanto Bolsonaro investiu em Minas durante seu governo, para o povo mineiro ficar sabendo que foi bem pouco.

E não ficou por aí, lula explicou a Zema que só o Estado de Minas Gerais, estava com mais de 300 mil estudantes beneficiados pelo "Programa Pé de Meia" e que isso não era gasto ou despesa, era sim investimento para futuros trabalhadores qualificados e melhores remunerados.

Mas vou parar por aqui e se você ainda não assistiu, faça um café e umas torradas, pois a lapada foi grande. Enquanto Zema murchava, feito flores de velório, Lula era ovacionado pelos milhares de trabalhadores e ao final ecoaram o couro de olê, olê olá, Lula! Lula! Lula! Como diz o meme:  Governador Zema, "é pra apanhar e ficar calado!"

*Por Belarmino Mariano. Imagem das redes sociais.
Fonte: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/03/presidente-lula-inaugura-maior-centro-de-mobilidade-hibrida-flex-da-america-latina-em-minas-gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário