A gente vê os bolsonaristas atacando o governo Lula e o discurso é o mesmo. As coisas estão muito caras. Já vi bolsonarista, colocar o preço de uma cuscuzeira de alumínio de 73 reais, próximo de uma seção de ovos para culpar lula pela alta no preço dos ovos.
Ninguém trás os dados reais ou a verdade sobre o assunto. Eles não chegaram aqui para dizer que nos Estados Unidos, apenas um ovo, custa cerca de 1 dólar. Ou seja, um ovo na Terra de Trump, custa o equivalente a 5,80, isso mesmo, bem desenhado aqui, 5 reais e 80 centavos.
Eles não mostram que a falta de ovos nos supermercados Norte-americanos, aumentou nossas exportações em 92%. E não foi só para os Estados Unidos, para vários países do mundo. Ao mesmo tempo que tentam criticar Lula e seu governo, estão contra Lula zerar os impostos, sobre ovos, carnes e todos os outros alimentos da cesta básica.
Por caridade, tenham mais respeito com o povo brasileiro. Todos sabem que o agro só pensa em lucro e prefere exportar, pois recebe em dólar. Por isso adoram juros elevados e dólar em alta, mesmo sabendo que isso prejudica a nossa economia interna, mas para eles é lucro, líquido e certo.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), só em fevereiro, as exportações brasileiras de ovos (incluindo produtos in natura e processados) aumentaram 57,5%.
De acordo com o canal rural (2025), os principais compradores dos ovos do Brasil no momento:
"🇦🇪Emirados Árabes Unidos: 548 toneladas (-2,6% em relação ao mesmo período do ano passado)
🇺🇸Estados Unidos: 503 toneladas (+93,4%)
🇨🇱Chile: 299 toneladas (-8,9%),
🇲🇽México: 252 toneladas (mercado recentemente aberto)
🇯🇵Japão: 215 toneladas (+111,3%)
🇦🇴Angola: 203 toneladas (retomou importações). Ricardo Santim" (canalrural.com.br).
Agora basta voltarmos 2 ou 3 anos no tempo e todos iremos lembrar que ninguém conseguia comprar quase nada, tudo estava muito caro: Ovo, galinha, carne, peixe, arroz, feijão, óleo, gasolina e diesel. Na época de Bolsonaro as pessoas mais pobres entravam na na fila do osso, para tentar colocar nutrientes no almoço ou na sopa. Até o carro do ovo deixou de circular nos bairros, pois a gasolina e o ovo eram tão caros, que não compensava circular pela cidade oferecendo ovos.
As desculpas para o aumento do preço do ovo do brasileiro são velhas conhecidas. Culpam o clima, temperaturas elevadas e chuvas intempestivas; período da páscoa, pois os católicos param de comer carne e substituem por ovo que era mais barato e, até mesmo as incertezas ou instabilidades do mercado internacional.
Não vi nenhuma reportagem dizendo que a alta dos preços já é uma antecipação do imposto zero, então mesmo que Lula consiga zerar os impostos, se baixar, será bem pouco, então já aumentam para, mesmo com imposto zero, continuarem lucrando bem acima da margem.
Assim como estão jogando alimentos bons ao lixo e derramando leite no asfalto, só para manter os preços em alta, fazem o mesmo com os ovos e aves. Existem várias denúncias em que, os avicultores, quando estão com estoques em alta, simplesmente destroem, ovos e filhotes para manter os preços elevados.
Isso mesmo, "o agro é do mal", pois os pintinhos machos, quando o mercado está muito abastecido e não querem baixar os preços, então eles jogam esses pintinhos em um triturador para a fabricação de ração para porcos, peixes e até mesmo para as próprias galinhas.
As fêmeas são mantidas vivas para a produção de ovo, mas quando a produção é muito grande e o mercado de ovos está muito abastecido, os pintinhos fêmeas sofrem a mesma crueldade e vão para o triturador.
Sem falar que eles manipulam estes animais geneticamente para que nasçam basicamente fêmeas, para a produção de ovos de granja. Estes ovos não são galados e as galinhas são estimuladas a por ovos comendo uma ração enriquecida por hormônios, submetidas 24 horas a luzes artificiais e em gaiolas.
Lamentavelmente, esse é o modelo perverso e lucrativo do nosso mercado de ovos e aves. Os animais são prisioneiros stressados e os ovos não são integrais. Raramente encontraremos produtores orgânicos, que criam esses animais livres e em pastagens naturais. Para você comer um simples ovo com cuscuz, primeiro deram prioridade as exportações e só depois, com as sobras, lhe venderam em reias.
Por Belarmino Mariano. Imagens das redes sociais.
Fonte:
Ricardo Santim. Canalrural.com.br, março de 2025.
Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Março de 2025.
Artigos afins:
https://radicaislivreseco.blogspot.com/2025/01/o-dolar-e-brincadeira-de-ricos-e.html?m=1
https://radicaislivreseco.blogspot.com/2025/02/brasil-o-cafe-nosso-de-cada-dia-o-leite.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário