quinta-feira, 14 de março de 2024

PREFEITO: Será que o Vereador Ramon Menezes é o Sangue Novo que Guarabira Espera a mais de 44 anos?

Por Belarmino Mariano.
A Situação política e administrativa de Guarabira já pode ser considerada a pior dos últimos 40 anos. 
E não existem desculpas para tanto, pois o poder executivo recebeu recursos, equipes e equipamentos para fazer a melhor gestão, não apenas do município, mas de toda a região. Foi o prefeito que proporcionalmente, quem mais acessou recursos públicos federais, estaduais e dos cidadãos locais.
Então é justo que a oposição se sinta na obrigação de apresentar um nome coerente, corajoso e de peso, capaz de confrontar o atual desastre administrativo, pois o povo de Guarabira já não aguenta mais essa pilha de descasos do poder público para com as suas vidas, trabalho, saúde, educação, assistência social e até mesmo o lazer.
Existem vários grupos políticos em Guarabira, mas uma mudança de conjuntura política exige sapiência e agilidade. Pois na política, alguns grupos são egoístas e só pensam no seu núcleo de poder.
Quem vive em Guarabira, já conhece as marmotas de alguns e na hora H, fazem acordos espúrios e abandonam o bem em comum. Mas essas práticas precisam mudar.
Soube que o nome do Vereador Ramon Menezes (MDB), 30 anos, está sendo cotado para encabeçar a oposição. Ele foi candidato a Deputado Estadual, muito bem votado em Guarabira, com um mandato exemplar de vereador de oposição, vem se colocando como uma das melhores opções para a disputa da prefeitura de Guarabira em outubro de 2024.
No título desse artigo destaquei que Guarabira, desde a época da Ditadura Militar que completa 60 anos, agora no dia 31 de março, passando pela redemocratização, com prefeitos eleitos pelo voto direto, vive ainda como na época das oligarquias rurais, sempre com as mesmas famílias e seus grupos correligionários, no controle do poder local.
Então as pessoas discutem, a real necessidade de mudanças políticas. Os debates acalorados, chegam as alterações de voz e ânimo, nas praças, nas calçadas, no comércio, nas mesas dominó, na desastrosa feira livre e mercados públicos. 
É comum o tom de desabafo das pessoas, até gente simples, como varredores de ruas, garis perseguidos, feirantes com suas mercadorias inundadas pelos alagamentos constantes na feira livre.
Parece até os cristãos à espera da volta do Messias. A "Expressão Sangue Novo" é muito comum entre as pessoas e certamente esperam que os grupos políticos lhes ofereceram uma candidatura esperançosa por mudanças e melhoras da cidade e do campo.
Então está na hora de a oposição se unir, deixar de lado todas as diferenças e divergências e fazer como o Lula e o Alckmin, que juntaram forças para "Reconstruir o Brasil".
Guarabira precisa passar por uma completa reconstrução, pois de slogan bonito sobre trabalho de propagandas enganosas, o povo está cheio.
Estou em Guarabira em 23 anos, tenho duas filhas nascidas aqui, já recebi o título de cidadão guarabirense, propositura do Vereador Beto Meireles, aprovada por unanimidade e sou dá seguinte opinião. Ramon Meneses tem todas as condições de unir as oposições em Guarabira, inclusive trazendo o apoio de grupos discidentes do atual gestor, que depois do falecimento do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), perceberam que "esse barco iria afundar" e como foram isolados e até perseguidos, se afastaram da atual administração municipal.
Vou tomar a liberdade de citar alguns nomes e não tenho a intenção de comprometer ninguém em suas posições atuias e futuras, também posso incorrer no erro em não citar algumas pessoas por puro esquecimento e descobrimento de suas posições atuais. 
Vejo como promissora uma oposição unida, juntando os grupos políticos ligados a Fátima, Roberto, Roberta e Raniery Paulino, Josa da Padaria, Teotônio Assunção, Neide de Teotônio, Beto e Renato Meireles, Balaio, Zé do Empenho, Danilo, Célio Alves, Dr. Wellington, Jeremias Cavalcanti, professor Jr. Rocha, Socorro Brito, Balbino, Auricelia, Zé Costa, Neo das Tintas, Gilson Cândido, Marcelo Bandeira, Gerson do Gesso, Belarmino Mariano e muitos outros nomes e partidos descontentes com a atual gestão, ou que  sonham em mudanças, todos/as vereadores da oposição e aqueles não estejam se sentindo bem no grupo da situação.
Só vejo uma saída em Guarabira, será pela oposição e com um prefeito que consiga dialogar com a cidade, o campo, com o governo do Estado e com governo Federal, pois João Azevedo Lula são as oportunidades de grandes obras para Guarabira e região.
Vejo essas qualidades em Ramon Menezes, em especial pela idade, pois no auge dos seus 30 anos, conectado com o mundo informacional, comprometido com a democracia, preocupado com a coisa pública, corajoso, ao se colocar como candidato a Deputado Estadual no último pleito e muito bem avaliado pelos eleitores de Guarabira, inclusive enfrentando a poderosa máquina pública local e a entrada de tradicionais candidatos de outras regiões do Estado, ao exemplo de deputados de Campina Grande, do Sertão e Litoral que vinheram buscar os votos de guarabirenses displicentes ou destruídos. 
Outro desafio a ser superado é a indefinição partidária, uma vez que aqui em Guarabira, muitos partidos são legendas ferradas e controladas, com o intuito de barganhas políticas e manobras. Nesse caso, Ramon Menezes precisa primeiro garantir uma unidade em torno do seu nome e claro que isso não depende apenas dele. Depende muito mais de nomes comprometidos com a união e o fortalecimento da oposição, com esse meio de campo definido, se define a legenda partidária e vamos arregaçar as mangas, pois além do prefeito e vice-prefeito(a), precisamos fazer a maior bancade de vereadores e vereadoras comprometidos com a "Reconstrução de uma Nova Guarabira."
Por Belarmino Mariano, imagem das redes sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário