quarta-feira, 13 de março de 2024

Línguas Estranhas e Comunicação Imprecisa?

Por Belarmino Mariano 

Que Línguas Estranhas são estas propagadas em igrejas, como se fosse o dom de alguns iluminados falarem diretamente com Deus?
No Brasil as tais línguas estranhas, não são papos de jovens, criando neologismos e brincando com a língua mátria.
Nas igrejas de crentes, falando o idioma do mundo desconhecido, alguns pastores viram verdadeirs icones, pois conseguem falar e interpetrsr a língua de Deus. Será que sou único que acho parecer se tratar de uns "manipuladores da fé", enganando as pessoas de pouca fé?
Eu tinha uma noção sobre línguas estranhas, na perspectiva dos idiomas estrangeiros, considerando países distantes e com códigos de linguagem diferentes da cultura ocidental Latina. 
Podemos considerar as línguas eslavas, com o alfabeto cirílico, as línguas árabes, indianas, chinesas. Vejam uma pequena lista de palavras estranhas em 10 idiomas diferentes: Kummerspeck – Alemão. Shemomedjamo – Georgiano. Mencolek – Indonésio. 
Seigneur-terraces – Francês. Tingo – Pascoense (Ilha de Páscoa). Badruka – Sueco. Chingada – Espanhol (México) e Gattara – Italiano.
No Brasil, aparecem pastores neopentecostais poliglotas, desenterrando supostas línguas mortas, falando e ensinando estas palavras estranhas para seus fiéis: "suricanta labaxuria". “Decantasisha-ranabaia-decantrébia;" “Mantos, shalalalas.” “Naconderé-manásacondene-necontoquemenefaça...” 
Um verdadeiro show, claramente inventado como abuso da fé alheia. 
Essas línguas estranhas formam o idioma do Espírito Santo? Não vejo muito sentido, pois todas as vezes que o Espírito Santo apareceu para Moisés, se comunicou através de uma sarça ardente. 
Sobre a língua dos anjos, foram claros quando disseram a Sarah, aos seus 91 anos, que ela estava grávida e daria a Luz a Isaque, depois forçou Abrão a expulsar Agá e seu filho legítimo e primogênito Ismael para as terras desérticas. 
Já no Novo Testamento, o anjo disse a Maria, que ainda era virgem, que ela estava grávida do filho de Deus.
Então, estas palavras estranhas dos dias atuais, nos deixam muito desconfiados, pois parece que 
nem mesmo sabem da balbúrdia que estão dizendo, podem muito bem estarem sendo usados pelo belzebu para negociar as almas dos fiéis ao fogo do inferno.
Vendo essa coisa maluca, lembro do filme de ficção "A Múmia", em que ao retornar a vida, começa uma saga estranha em uma língua da época dos faraós, espalhando uma maldição contra os humanos vivos.
Isso também lembra o Deus de Moisés e as setes maldições ou pragas do Egito. Que Deus estranho e malévolo. Não bastaria lançar apenas a nuvem de sono sobre o Egito e afastar os hebreus das terras desérticas dos faraós?
Qual o propósito desses pastores e do próprio Deus em permitir esses cultos com línguas confusas? Acho que Paulo, o romano que se tornou cristão, se referia às línguas estrangeiras, para que a palavra de Deus alcançasse a todos os povos. 
Mesmo assim, essa maluquice reforça ainda mais a desconfiança de finalidade das religiões, pois já existe uma imprecisão profunda entre o que se encontra na Bíblia, o que realmente possa significar.
Quando acompanho alguns debates religiosos e bíblicos, quando os amigos não conseguem explicar os absurdos bíblicos jogam para o campo metafórico, em alguns momentos sugerem que não podemos levar a palavra ao pé da letra, pois é preciso interpretar o contexto e a época. 
Depois dizem que em determinados casos, temos que seguir a palavra de Deus ao pé da letra, pois Deus tem um propósito para nossas vidas. E em alguns casos, alegam que não entendemos a palavra de Deus e por isso pecamos. 
Nesse caso, fica a grande interrogação, se já é complicado compreender o vai e vem dos capítulos e versículos e dessa completa dissociação entre o Velho Testamento (Judeus) e o Novo Testamento (Jesus Cristo), para quê os pastores falarem em línguas estranhas!?!
Isso me lembra a Igreja Católica Apostólica Romana da idade medieval, realizando toda a pregação em Latim canônico oficial. Imagino os fiéis que mal sabiam falar o latim vulgar, tentando entender o latim dos escritos gregorianos e juristas de Roma?
Depois os crentes vão criticar e condenar as bandas de rock satanista, que usam o mesmo método das línguas estranhas, com uma grande diferença, os roqueiros não são religiosos querendo salvar almas pecadoras para o lado de Deus.
Muito cuidado com essas palavras estranhas, pois talvez nem sejam línguas, pois esse teatro linguístico só existe porque tem público cativo e cego sendo guiado por cegos.
Acordem para os falsos profetas e o falso messias travestido de mito. Lembrem de Jesus Cristo, chamando os saduceus e fariseus hipócritas e víboras, em Mateus (12:34):
"Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração."
"Que aflição os espera, mestres da lei e fariseus! Hipócritas! Fecham a porta do reino dos céus na cara das pessoas. Vocês mesmos não entram e não permitem que os outros entrem." Mateus (26:13-27).
Acho que a linguagem de Jesus Cristo era clara, cristalina e objetiva. Sua didática era simples e usava o método das parábolas para que as pessoas humildes compreendessem o significado e o sentido da mensagem sobre o Reino de Deus.
Por Belarmino Mariano, imagem adaptada das redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário