quinta-feira, 7 de março de 2024

ELEIÇÕES EM GUARABIRA - Para onde irão os votos de Lula e Bolsonaro?

Por Belarmino Mariano 
Guarabira em mais de 40 anos, vive uma letargia política e eleitoral, pois os grupos no comando do município, são os mesmos e das mesmas famílias, com pequenas alterações inclusive na Câmara de vereadores e até mesmo para deputados estaduais.
Alguns políticos novos, grupos partidários dissidentes e rachas políticos locais tentaram constituir uma "terceira via", ao exemplo de Melkiades (PSB), prof. Belarmino (PSOL), Josa da Padaria (PSB) e Teotônio (PDT). Essas experiências não lograram êxito e demonstraram que, para alterar o quadro político local, será fundamental, uma unidade de forças, ao exemplo do que fez o presidente Lula em escala nacional.
Na disputa eleitoral  para prefeito em 2024, para onde vão os eleitores de Lula e de Bolsonaro? Essa é uma questão fundamental, pois em uma eleição apenas de primeiro turno, com forte tradição em apenas duas vias, ainda existem dúvidas em relação à definição política de uma oposição forte e unificada, com a possibilidade de sangue novo.
Os atuais gestores, com o falecimento de Zenóbio Toscano (PSDB), perderam completamente os rumos do desenvolvimento local, deixando o município em completa desordem, atraso e em seus rumos. O lema "O Trabalho não para" se estagnou com a doença e o falecimento de Zenóbio, o popular "gato preto".
Os próprios familiares do ex-prefeito, se mantiveram no poder, usando dos cargos e indicação de correligionários, mas não conseguiram contribuir em nada para melhorar a gestão, se mantiveram no caos e inclusive afastando zenobistas históricos, gerando vários dissidentes, que não quiseram compactuar com esse desastre administrativo local.
Um exemplo disso foi o total afastamento do vice-prefeito Dr. Wellington Rodrigues, que percebendo o desgoverno e o fim do trabalho, além do completo isolamento, passou a se posicionar politicamente no campo da  oposição.
No atual momento, ao perceber que se manter atrelado ao atual prefeito e na mesma agremiação partidária, poderá trazer prejuízos eleitorais, fez com que a pré-candidata Lea Toscano (PSDB), se afastasse do tradicional ou histórico partido Tucano, migrando para o União Brasil, um dos partidos do Centrão (líderes em chantagem ao Lula). Parece que a mudança de partido para Lea (UB), talvez também seja para tentar ampliar o fundo partidário para a disputa de 2024. 
A outra manobra partidária vem do atual prefeito, migrando para o campo político de controle do MDB, que sempre esteve ligado a família Paulino e que até certo ponto também possui um bom fundo partidário, enquanto que o PSDB, continua com o grupo, que sabemos, se queimou profundamente na eleição de presidente, governador, senador e deputado federal, inclusive flertando com o bolsonarismo, com o golpismo e aqui em Guarabira com apoio declarado a extrema direita.
Para além das legendas partidárias, seus respectivos fundos eleitorais, gostaria muito de saber sobre os eleitores guarabirenses e seus votos, em primeiro lugar em relação ao presidente Lula, que em Guarabira, chegou a quase 21 mil votos, enquanto Bolsonaro só obteve cerca de 12.500 votos. 
De acordo com o G1, em Guarabira/PB, com quase 58 mil pessoas e aproximadamente 37 mil eleitores, Lula (PT) foi o candidato mais votado para a Presidência da República. Ele recebeu 20.848 votos, o equivalente a 62,36% do total. Já Jair Bolsonaro (PL) foi a escolha de 37,64% dos eleitores e recebeu 12.583 votos. 
Ao todo, 6,51% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente. 
Vendo estes dados, ficou claro que o presidente Lula obteve uma gigantesca vitória em Guarabira. Vale relembrar que os atuais administradores e seus aliados, tanto fizeram campanha, quanto votaram em Bolsonaro, inclusive utilizando fakes e atrelando os candidatos bolsonaristas ao senado e a câmara dos deputados.
Se hoje o presidente Lula, encontra fortes barreiras no Congresso Nacional, precisamos lembrar que varios destes políticos no congresso nacional, fazem parte do bolsonarismo e Centrão, usando de chantagem contra o presidente Lula. 
Por isso a reflexão sobre a eleição de Prefeito em outubro de 2024. Os eleitores de Lula em Guarabira, precisam lembrar do desastre que foi o desgoverno Bolsonaro, enquanto que, aqui em Guarabira, esse desastre se repetiu em escala local, a partir do atual grupo político no poder, sempre esteve ao lado do bolsonarismo.
Vale apena pensar seu voto para a prefeitura, pois com todos estes escândalos, inclusive de golpes contra a democracia e atentados contra a soberania nacional. Não podemos esquecer que o poder nacional nasce no município e Lula precisa de governadores, deputados, senadores e prefeitos que acreditam e apoiam as suas políticas.
Não votarei em grupos ou candidatos do ex-presidente ou apoiados por eles, pois além de um desastre nacional, tramaram e ainda estão tramando golpe de Estado. Precisamos de lucidez política e as nossas bandeiras de governo municipal precisam estar atreladas às bandeiras do presidente Lula, que governa para todos e todas.
Se não tivermos nenhum sangue novo na disputa, votarei nos candidatos que votaram em Lula e estiveram na luta para eleger o presidente Lula. Isso é muito importante para deixar claro e declarar o voto, pois muitos apoiadores do ex-presidente tentarão esconder seu passado e o esgoto bolsonarista, para tirar vantagens na eleição para prefeitura e para vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário