terça-feira, 19 de março de 2024

Debate Político - O Partido Não Importa?

Por Belarmino Mariano.
Será mesmo que o partido não tem importância? Hoje estava acompanhando uma entrevista da Vereadora Isaura (PSDB), no Programa Manhã de Notícias da TV Mídia de Michele Marques e certamente a vereadora leu o meu artigo enquanto colunista do Portal Mídia e suas respostas não me convenceram.
Tenho muito respeito pelo trabalho da vereadora Isaura, minha vizinha, pois ela é uma parlamentar ativa, seu trabalho social é impecável, sua preocupação com a saúde, segurança, assistência social e seus posicionamentos corretos na Câmara de Vereadores.
Mas quanto ao desgaste político da candidata Léa ao abandonar o PSDB e migrar para o (Des) União Brasil foi uma escolha negativa sim e veremos no decorrer desse processo todo.
A vereadora afirmou que as aparições públicas de Léa são de grande aceitação política, ótimo, mas enquanto uns aplaudem, outros observam de longe, analisam e sentem no dia a dia o desgaste da atual gestão e o abandono da cidade e das políticas públicas.
Esse é o primeiro motivo para dizermos que o partido importa e muito. Léa, ao sair do PSDB, tenta se afastar da imagem negativa da atual administração, da qual faz parte, está no seu DNA político.
Afirmar que o povo não quer mais saber de partido, não se importa se é esse ou aquele partido é outra ilusão. As pessoas estão atentas a tudo, acessam tanto a fake news, quanto a quem desmente. 
A primeira coisa a se considerar da fala de Isaura é a mudança de Partido. Se não houvesse desgaste, Léa Toscano continuaria no PSDB, em seu partido histórico, no Partido de Zenóbio e seus aliados. 
Agora o desgaste é maior ainda, pois o União Brasil, não tem nenhuma tradição aqui, além do grande envolvimento em escándalos com recursos públicos, com um fundo eleitoral na casa dos 500 milhões e uma guerra interna entre seus líderes, que inclusive podem implodir o partido em nível nacional, pois com certeza, esses escândalos envolvendo o (Des)União Brasil já chegou a PF e a justiça eleitoral.
Sobre os desgastes e as aparências das ruas é importante dizer que na política avaliamos tanto os índices de aprovação, quanto os índices de rejeição. Será que Léa é a candidata com o menor índice de rejeição? Tenho minhas dúvidas. Acho que Isaura pelo exitoso mandato e pelo seu trabalho anterior, tem um índice de aceitação bem maior do que muitos candidatos.
Mas, ainda sobre a importância do partido, essa ideia de que partido não importa, foi a que prejudicou Bolsonaro. Ele se elegeu pelo PL 17, foi traído e traiu a legenda, provocou um racha e implodiu o PL que virou o União Brasil, junto com o Democratas, antigo PFL.
Usou os partidos só pra se eleger e depois ficou sem partido, sendo manipulado pelo Centrão e por parlamentares corruptos.
Partido é tão importante que Bolsonaro até tentou criar o seu. Era o Aliança Pelo Brasil (38). Não conseguiu, pois os donos de outros partidos que controlavam seu governo não lhe apoiaram na criação. E veja que ele era o líder supremo e tinha apoiadores em todos os Estados brasileiros.
Quem não se lembra da grande articulação de Lula (PT) e sua articulação com os partidos de esquerda e até mesmo de políticos sociais democratas ao exemplo de Alckmin (PSB), que veio para o projeto vitorioso de Lula.
A pouca importância que Bolsonaro deu aos partidos lhe colocou no fundo do poço político e não terá um partido que o defenda. Basta olhar a atual delação do Valdemar da Costa Neto (PL), em relação aos planos golpistas de Bolsonaro.
Se o partido não fosse importante, o atual presidente estaria preso, pois o golpe contraca presidente Dilma, a prisão do Lula por um esquema criminoso chamado de Lava-jato, teria destruido o PT, como quase conseguiram, mas foi a força do maior partido de Esquerda da América Latina que fez resistência ao golpe e a prisão injusta de Lula que, que juntamente com outros partidos de esquerda e democratas, reverteram a conjuntura e reconstruíram um novo projyde Brasil.
Se partido não fosse importante, Léa não teria mudado de partido. Para que mexer no time que está ganhando? Relembrando que Léia saiu de um partido social democrata e foi para um partido de extrema direita. Olhem a atual situação do prefeito da cidade de São Paulo e o elevado índice de rejeição por pura ligação com o Bolsonaro.
A vereadora Isaura, destacou a importância das coligações. Aí é onde mora o perigo, pois dependendo de quais partidos para a Coligação, a futura prefeita já estará toda amarrada, toda comprometida com os fisiologistas. 
Eles Irão sugar tudo e a gestão poderá ser mais um desastre anunciado no atual União Brasil, pois tem dirigente incendiando a casa da tesouraria nacional do partido e fazendo ameaças telefônicas uns contra os outros. Outro ponto para analisar, a saída de Léa do PSDB já foi uma demonstração do desgaste, pois o PSDB é o partido que governa Guarabira nos últimos 8 anos e Marcos Diogo não é o único culpado da péssima gestão em Guarabira. Seus assessores diretos e secretários, inclusive Léa, que continuou em seu cargo de secretária municipal. Agora, tentando afastar sua imagem da do atual governante, do PSDB, pulou fora do barco que está afundando igual ao Titanic.
Para concluir e com todo o respeito a minha querida Isaura, pois acho que seu índice de aceitação e aprovação é bem maior do que o de muitas pessoas, pelas suas posições coerentes, tal qual, o projeto da insenção de impostos para PM's. Você foi brilhante ao declarar que não poderia legislar em causa própria, pous é esposa de um PM e tentaram lhe atacar. 
Parabéns pelo seu mandato de vereadora, pois você cumpre muito mais do que prometeu, inclusive, não faz mais por inoperância do poder executivo, mas nessa reflexão que faço, sobre a importância do partido, lhe digo que o Partido é muito importante sim, pois alguém só se elege em algum cargo, se estiver em um partido e para concluir, vamos fazer um rápido comparativo, em nível de exemplo. 
A atual prefeita de Araçagi Josilda Macena foi eleita pelo mesmo PSDB de Léa, mesmo com fortes oposição, vem fazendo uma excelente gestão, com um orçamento extremamente pequeno, se comparado com o de Guarabira, apresentou um grande cardápio de obras e vai para a reeleição pelo mesmo PSDB. Será que partido não tem importância?
Belarmino Mariano. Imagem, print do Portal Mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário