O debate da Globo foi pior que fio enrolado pelo acaso.
Por Belarmino Mariano
Lula (13) venceu o debate nos simples direitos de respostas, pois nesse jogo montado pela rede globo, eram 5 x 1. Diria que 6 x 1, pois a Rede Globo também contribuiu para esse vergonhoso e farsante debate.
Acho que o debate que deveria contribuir para a formação da opinião pública indecisa, não para, como em uma Arena de rede nacional, trazer falsários transvestidos de padres para melar o já tendencioso debate. Digo isso, pois já é público e notório que este senhor se passando por padre ortodoxo já foi desmentido pelos clérigos ortodoxos do Brasil.
No entanto, a Rede Globo, usando a "tática da galinha morta", permitiu que esse laranja de bolsonaro permanece no debate, claramente laranja, o que é no mínimo antiético em uma disputa eleitoral, uma vergonha nacional para uma concessão pública golpista e tendenciosa.
Um debate claramente armado, em todos os cinco candidatos vieram afiados para atacar o Lula, ou no mínimo jogá-lo para uma rinha igual ao esgoto fascista habitado por bolsonaro. A armação ou teatralização política foi tanta que o Ciro se tornou claramente coadjuvante de Bolsonaro, atuando ao lado do falso padre laranja (PTB), que foi a linha auxiliar direta ao golpista de plantão.
Acho que a Rede Globo continua brincando com a nossa democracia e flertando com um governo declaradamente golpistas, genocida e antidemocrático, que estica a corda das relações federativas e institucionais aos limites do tolerável por um país sério e em minha linha de pensamento, quem colabora com fascistas, fascista é.
A Tebet, Soraya e D`ávila se portaram como os três agentes laranjas do Centrão (Novo, DEM, PSL, MDB, PSDB...), pois claramente os candidatos da lavagem do dinheiro do fundão eleitoral e os bilhões que os deputados e senadores dos seus partidos pegaram do orçamento secreto, para se manterem no Congresso mais uma vez.
Agentes laranjas que fazem discurso de papel em defesa da saúde, educação, segurança, pleno emprego e meio ambiente, mas votam no congresso contra os direitos dos trabalhadores, votam por reformas previdenciárias, votam pelo congelamento de recursos para saúde, educação e habitação, mas tentam iludir o eleitor dizendo que vão investir nestes setores. Falam do meio ambiente mais apoiam as políticas de agrotóxicos do atual desgoverno, que já liberou mais de 1.500 venenos e/ou componentes químicos altamente cancerígenos que já foram banidos de outros países.
Eu sempre alerto, não votem em candidatos a presidente, deputados, senadores ou governadores que começam com: 10, 14, 19, 22, 44, 45, 70 e 90, pois você pode reduzir o Centrão pela metade. Estes partidos estão na linha de frente do neoliberalismo, do golpismo e corrupção, mas discursam como se nada tivesse com os problemas do Brasil. São estes partidos que emporcalham a política nacional.
Nunca imaginei que o Ciro seria o tchutchuca do Bolsonaro, educado e refinado, em suas respostas e fazendo caras e bocas teatrais de bom moço, mas quando era contra o Lula, sempre querendo atacar a jugular do bom velhinho.
O Ciro serviu de peça reserva aos ataques neoliberais, claramente estruturados para impedir o retorno das esquerdas ao poder no Brasil. Um cara que se lambuzou no poder, enquanto Lula foi o presidente, se passar por cachorro de chacra do neoliberalismo golpista. Perdeu o meu completo respeito. Que vergonhoso e até nojo. O homem virou suco de laranja e foi triturado em seu próprio tal Plano Nacional de Desenvolvimento da década de 1960, como se fosse alguma inovação.
Sem falar que, o Ceará que tanto amo, na boca de Ciro, parece até se tratar de uma Suécia, Noruega ou Finlândia. Ninguém nega o esforço dos profissionais da educação para melhorar o ensino do estado, mas isso nada tem relação com os governos oligárquicos que o Ciro representa. Cara, cai na real, pois nem teus conterrâneos, acreditam mais em tuas falácias, pois enquanto o Nordeste se une em defesa da Democracia e em defesa dos direitos sociais e populares, tu estás dividindo e na pior hora.
O D`ávila se prestou ao papel vergonhoso que colaborar com Bolsonaro, como fez seu partido em todas as propostas do governo que circularam no Congresso Nacional. Ou seja, mais um candidato fake para dar voz aos ideais neoliberais de estado mínimo e de fim das políticas públicas. O cara quer vender o Brasil e o pior, ainda acha que o Bolsonaro foi lento da venda do patrimônio Nacional. Só os otários votam nestas elites golpistas.
Não temos como dizer outra coisa das duas candidatas mulheres, pois temos que diferencias as mulheres trabalhadores, camponesas e populares desse país, das duas esposas das elites neoliberais. São sim duas candidatas laranjas dos maiores partidos elitistas desse país. Ambas estiveram abraçadas com o Bolsonaro e isso ficou claro, quando eles começaram a se atacar, pois votaram no golpe contra a Dilma, assumiram a campanha para eleger Bolsonaro e agora querem dizer que são limpinhas desse lamaçal político do desgoverno Bolsonaro. Como demonstrou o Bolsonaro, seus partidos são base desse desgoverno, por troca de cargos e por orçamentos secretos.
O Tal do União Brasil (PSL e DEM), MDB de Tebet, Cunha e Temer ou o PSDB de Aécio Neves e outros sempre estiveram unidos para destruir o governo Dilma e através do golpe, governar contra a classe trabalhadores e os seus direitos mínimos. Agora querem pousar de defensores do povo pobre e trabalhador. Os partidos destas candidatas estão com quase 2,5 bilhões do fundão eleitoral e suas campanhas se resumes a algumas visitas e ao horário eleitoral gratuito na TV e Rádio. Recebem o dinheiro público e não fazem campanha.
O Padre Fake, o D`ávila, a Tebet e a Soraya são laranjas sim, candidatas apenas para tentar fazer maioria em bancadas para o Congresso. pois, nos estados brasileiros, seus candidatos a deputados, senadores e governadores, compram voto como quem compra laranja nas feiras.
Esperamos que o povo não se abestalhe mais uma vez. Agora é a hora de elegermos candidatos da Esquerda, pois o Lula precisa fazer reformas cruciais e retomar os direitos que foram roubados nestes 3 anos de Temer e 4 anos de Bolsonaro, pois o Brasil afundou ao pior patamar de um país tão grande e tão rico como o nosso.
A vitória de Lula neste debate é a vitória dos trabalhadores, das mulheres, negros e indígenas e populações marginalizadas desse país. Lula nos representa, Lula tem um legado histórico já cumprido e um novo desafio político de porta voz de uma grande número de movimentos e partidos que lutam pela democracia e contra autoritários fascistas e neonazistas que aos poucos estão tentando se instalar no país. Para isso usam falsamente o discurso do ódio, da moral, da religião e do conservadorismo para enganar os menos esclarecidos.
Como foi um jogo de cartas marcadas com constantes e diretos ataques contra o presidente Lula, até parece que não era o atual governo que deveria ser avaliado, por isso, os candidatos falavam por cima, sobre os graves problemas atuais do Brasil, mas, rapidamente se voltavam para o passado dos governos Lula/Dilma, camuflando que já são seis anos de desgovernos neoliberais, todos inclusive apoiados pela Rede Globo e seu lixo político de parcialidade golpista.
Esse também foi o papel vergonhoso desse falso padre, mas iremos derrotar estes antidemocratas e neoliberais e será logo no primeiro turno, pois o L não é apenas de Lula, mas também de lapada no lombo dos traidores do povo brasileiro, em especial os mais pobres e desamparados.
Lula no Primeiro Turno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário