segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A Globo, o Golpe, o Agronegócio e as Novelas sobre o Nordeste. Aí têm e como têm!

imagem das redes sociais plim plim

Por Belarmino Mariano.

Não se iludam pois a Globo continua insistindo em dá continuidade ao seu exitoso golpe, com apoio do congresso, parte do judiciário e da mídia em geral. Articularam uma Lava-Jato golpista, comandada por Moro e seus furos de reportagens em horários nobres; derrubaram Dilma, prenderam Lula, contribuíram para desmantelar a industrial nacional, apoiaram a política econômica ultra neoliberal de Bolsonaro/Paulo Guedes, com reformas ao gosto dos patrões, com a desvalorização do real e valorização do dólar, com isso, o atendimento aos interesses do imperialismo da América do Norte.
O agronegócio se tornou o grande programa da globo, aliado a isso, os programas com a "cultura sertaneja" em todos os níveis. O que talvez a globo não esperava era uma reação de extrema-direita aos seus produtos, que ficou conhecida como a campanha "GloboLixo", algo incompreensível para os bolsonaristas, pois a ideia da Globo é eleger e controlar ou derrubar.
Mas independente dos radicais da extrema-direita, o agro foi se tornando quase que uma religião que se misturou com a bancada da bíblia, do boi e da bala.
Mas isso a Globo não mostra, não destaca as mais de 1.500 substâncias químicas venenosas que o bolsonaro e sua sua ministra da agricultura liberaram para o agronegócio.
E onde entram as novelas sobre o universo rural e o Nordeste brasileiro. De um lado, temos a recriação de Pantanal, explorando belezas naturais, mas dando ênfase a agropecuária, sempre com os comerciais do agro é pop e das cabines duplas turbinadas.
No centro-oeste e parte sul do Brasil, sabemos muito bem que, a extrema-direita e o agro dólares reinam. Não é atoa que a terceira via, apresentou duas candidatas do Centrão para tentarem levar com o voto das mulheres desavisadas a eleição para o Segundo Turno, pois em se tratando de mulheres o Bolsonaro é uma carroça enferrujada.
As Novelas do Nordeste, só tem uma explicação, colocar os nordestinos na frente da telinha, em uma ilusória autoimagem e superego do orgulho de ser nordestino, se esquecendo da exploração e desigualdades regionais e, talvez, se esquecendo da campanha para eleger Lula 13, no primeiro turno.
Estratégia que parece não ter dado certo, pois esse povo nordestino é arretado e apaixonado por política e pelo Lula também. O homem estourou em todos os recantos do Brasil, mais no Nordeste a lapada ultrapassa os 65%, em quase todos os 09 Estados e, quando vamos para o Norte e para o Sudeste a grande maioria já aposta num Brasil de barriga cheia e alegria no coração. Em Estados do Sul e do Centro-Oeste as pesquisas já apontam empates técnicos e ultrapassagem de Lula em diferentes cenários. A tal terceira via ficou estagnada e fragmentada em todas as direções.
Mas não se iludam com a Globo, pois essa "não dá ponto sem nó". Essa imprensa burguesa que lidera as mídias em nível nacional "não brinca em serviço" e a sutileza como coloca as coisas, como manobra as informações é algo fora do comum.
Ontem assistia ao Fantástico e vi uma longa matéria em que a globo trouxe Hillary Clinton, esposa de Bill Clinton (Ex-presidente dos USA), no papel de mulher envolvida com a política e tudo mais. Vi a globo querendo aumentar os percentuais de Tebet e Soraya, como em uma "jogada de mestre". Olha que mais uns 3% para Tebet (MDB/PSDB) e uns 3% para a Soraya "onça pantaneira" da "União Brasil" e/ou Centrão levaria a eleição para o 2º turno. Para eles, é melhor um Bolsonaro trapalhão que executa o seu neoliberalismo ao comando do Paulo Guedes do que um Lula com o apoio popular executando políticas sociais de inclusão e redução da pobreza.
Não se iludam com as enganações da Globo e, sempre leiam as entrelinhas de sua programação, pois o mais perigoso desse esquema midiático é o que ela deixa ou é paga para não dizer. Vejam o silêncio total de reportagens sobre o veneno que chega as nossas mesas todos os dias? Procure uma reportagem em que o agro seja antiecológico ou que as monoculturas e as criações animais em confinamento extremo, representam para a saúde dos animais e para o meio ambiente?
Com a globo não se brinca e nem pensem que será fácil para esses empresários terem que engolir o "sapo barbudo", que se resignou nos 580 dias de prisão e de desmantelamento político de sua vida, do seu partido e de aliados. Mas, como uma fênix, Lula ressurgiu das cinzas e com força total para levantar as massas populares e sacudir a poeira em todos os cantos desse país.
Mas como dizia o poeta Gonzaguinha: "- Matilda, ou Matilda, Matilda, no campo do adversário é bom jogar com muita calma, procurando pelas brechas pra poder ganhar". Aí ele emenda: "-Pode escrever no quadro ou Sinhá, deixe todo mundo lê, que o bicho ruim quando não tem do que dá cabo, primeiro morde o rabo e depois vai se comer".
E longe de esquecer o compositor paraibano Kaká Ribeiro: "- Saiba que a força da maré, badala desde o Norte ao Sul e a Besta Fera anda solta, a maresia do sapo cururu". Pai Nosso Pão Nosso, Santa Ave Maria. Essa globo nunca me enganou. PLIM PLIM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário