terça-feira, 6 de setembro de 2022

Pau Brasil - A nossa bandeira já nasceu vermelha!

Fonte: davidgarrettentrenotas.blogspot.com

Por Belarmino Mariano Neto

O termo Brasil em latim, significa "vermelho como brasa" e a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi vermelha e branca, com uma cruz vermelha ao centro, simbolismo da ordem cristo, símbolo do sangue de Cristo e base do colonialismo lusitano e cristão no Brasil e em outras colônias.

Se fossemos manter a lógica, nossa bandeira sempre teria uma parte em vermelho. Também vale registrar que já existiram 13 bandeiras em nosso país, inclusive com a cor vermelha nas 11 primeiras bandeiras brasileiras (1500 a 1889). Ou seja, durante 389 anos o vermelho sempre fez parte tanto da bandeira, quanto de outros símbolos nacionais como brasões, então, é um erro ou falta de conhecimento histórico, achar que "a nossa bandeira jamais será vermelha", pois em sua gênese, a nossa bandeira, sempre foi ou teve vermelho enquanto cor principal.

O Pau-Brasil (Caesal nopinia echinata, paubrasilia), que nas línguas nativas recebe vários outros nomes como: orabutã, arabutã, ibirapiranga, ibirapitá, entre outros, era uma das leguminosas mais comuns na Mata Atlântica brasileira.

Os portugueses logo se interessaram pela madeira, muito mais pela intensa cor vermelha, devido á presença da brazilina, substância química que na época servia ao tingimento de tecidos.
Nunca entendi os motivos dos extremistas de direita contra o vermelho. Quando olhamos para o mundo inteiro, a grande maioria das 195 nações do mundo, em quase todas as bandeiras (77% das bandeiras) aparece a cor vermelha como cor principal.
Quando olhamos para a bandeira norte-americana, e para quase todas as bandeiras dos Estados americanos, existe o vermelho e estrelas de cinco pontas.
Logo, essa ideia maluca de que "nossa bandeira jamais será vermelha" é no mínimo estranho e me parece que o slogan parte de grave desinformação dos que usam o termo.
Acho a bandeira brasileira uma das mais belas do mundo, tenho muito orgulho em ser brasileiro e vejo com tristeza o mau uso dos símbolos nacionais, parece até que grupos extremistas de direita, se apropriaram indevidamente dos símbolos nacionais e agora, através do medo e dos ataques contra a democracia e os poderes constituídos, ameaçam a estabilidade institucional. O mais grave é que essas ameaças estão ocorrendo a apenas 25 dias das eleições gerais em nosso país.
O outro interessante aspecto de ataque dos falsos patriotas, contra o Partido dos Trabalhadores é em função do vermelho da sua bandeira. Aí pergunto, e o branco e a estrela como símbolo da bandeira do PT. Também são elementos da bandeira brasileira.
Então quais os motivos de implicarem tanto com o vermelho?
Se fossemos considerar as origens exatas do nome do Brasil e dos brasileiros, temos que ir as raízes da nossa história. Na verdade, o vermelho, a tintura cor de brasa se tornou um dos mais importantes elementos de cor, não apenas para o Brasil. O Pau Brasil e a tintura dessa árvore, virou a base da primeira base mercantil que formou o Brasil.
Até penso que, mesmo não figurando diretamente nas cores da bandeira brasileira, o vermelho é a cor que melhor representa o Brasil, pois quando pesquisamos as origens do Brasil, o vermelho é o primeiro elemento de interesse econômico, e foi durante séculos a base da exploração colonial e mercadoria extremamente valiosa, durante o capitalismo mercantilista.
Quando vemos as primeiras profissões, temos os pedreiros, ferreiros, marceneiros e brasileiros. Isso mesmo, brasileiros eram aqueles trabalhadores (escravos e indígenas) que trabalhavam no corte e transporte das toras de pau-Brasil.
Resumindo, somos um povo vermelho, ou melhor somos cor de brasa, somos brasileiros e a nossa bandeira sempre foi vermelha. O verde, amarelo e azul é a continuação dos nossos elementos, como as matas o ouro e o azul do céu que ostenta o cruzeiro do sul e muitas outras constelações.
Aos falsos patriotas que dizem defender a nossa bandeira, mas vivem ostentando a bandeira norte-americana, assim como falsos cristãos que ostentam a bandeira de Israel. Sou sincero, não acredito muito nos seus propósitos.
Viva o Brasil, viva a nossa bandeira verde e amarela, viva a nossa democracia e ditadura nunca mais.



(A lucrativa exploração do pau Brasil e a "Pátria" (1919), de Pedro Bruno, idealiza a confecção da nova bandeira do Brasil, com um casal de idosos ao fundo representando a monarquia).
Patriotas sim, idiotas jamás!
#foragolpistas

Fontes:
http://davidgarrettentrenotas.blogspot.com/2020/07/pau-brasil-arvore-vermelha-dos-arcos.html
https://ensinarhistoria.com.br/exploracao-do-pau-brasil/
https://m.facebook.com/MidiaNINJA/photos/nativo-da-mata-atl%C3%A2ntica-o-pau-brasil-%C3%A9-declarado-por-lei-%C3%A1rvore-nacional-histor/2268016353356497/
https://www.mensagenscomamor.com/dia-do-pau-brasil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_da_bandeira_do_Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário