segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

O GOVERNO BOLSONARO E A CLEPTOCRACIA AMPLIADA

Imagem das redes sociais*

Por Belarmino Mariano Neto

De acordo com o dicionário online da língua portuguesa, a palavra cleptocracia é de origem grega (Klépto, roubar + cracia, governo). Nesse sentido temos um tipo de governo baseado na corrupção ou apropriação ilegal dos recursos financeiros de um país ou estado nação, para benefício direto do grupo que governa com esse propósito. Muitos cientistas políticos argumentam que em países subdesenvolvidos que herdaram traços de ex-colônias de exploração com governos que eram comandados a distância pelas suas coroas imperialistas. Com suas independências, herdaram essa maldição de serem governados pelas elites agrárias que chegavam ao poder do Estado, com o intuito de governar para seu grupo político, controlando os poderes públicos em benefício direto daqueles que estão no poder.

Agora temos grandes grupos empresariais e políticos que gerenciam os esquemas do Estado e do governo, para seus aliados e apoiadores, enquanto a política econômica dos que governam em uma macroeconomia de mercado beneficia as grandes corporações que bancam esses políticos com todos os suportes jurídicos e de marketing, lhes colocando como grandes lideranças, capazes de vender qualquer tipo de imagem ultraconservadora, de extrema direita, de patriota etc. Assim, na crista da onda midiática e com o uso do dinheiro público em esquemas corruptos, conseguem ser e chegar nos mais elevados postos de comando do país, dos estados e capitais aos grandes e pequenos municípios do país. Só para termos uma pequena ideia, como afirma a APJ (2019), o Estado de São Paulo tem uma população maior que da Argentina inteira e um PIB maior que o do Chile ou Bélgica (APJ, 02/08/2019).

Durante dois séculos de colônia, um século de império e dois séculos de repúblicas presidencialistas, tanto democráticas quanto ditatoriais ou autoritárias, tivemos situações em que a cleptocracia esteve instalada no Brasil. Mas nunca tão escancarada e escandalosa, quanto no governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Um governo que durou de 2019 a 2022. Os dados preliminares da equipe de transição do novo presidente eleito Lula (PT) e Alckmin (PSB), já detectou um rombo de mais de mais de 400 bilhões de reais (RICARDO, SINPRO, 2022). Esse dado leva os analistas de economia política a afirmar que “Bolsonaro quebrou o Brasil”. É o maior rombo fiscal já praticado por um governante em apenas quatro anos de mandato a frente do poder executivo da federação brasileira.

Se voltamos para o conceito grego de cleptocracia, com mais de dois mil anos, veremos que um governante que atua dessa maneira, simplesmente aposta que tem poderes absolutos ou totalitários para fazer um rombo tão gigante dos recursos do país. Deve acreditar que ficará impune e passará ileso pela justiça, diante do escandaloso e já confirmado desvio do dinheiro público, sem respeito ao teto de gastos e as metas fiscais do país. Para onde foram tantos bilhões dos cofres públicos? Essa é uma pergunta ainda sem respostas, pelo menos para a equipe de transição que acompanha a transferência de dados do Ministério da Economia, pasta comandada pelo Ministro Paulo Guedes, desde o primeiro dia do governo de Jair Bolsonaro, ministro que teve apenas pequenas baixas em cargos de sua equipe econômica.

Durante os quatro anos do caótico governo Bolsonaro, todos os meses caia um ministro, caia um secretário importante ou um presidente de alguma estatal, mas o Ministério da Economia, esteve todo esse tempo blindado, tanto pelo governo, quanto pelo mercado que assistia com prazer os desmandos das políticas fiscais, monetárias, desvalorização do real frente ao dólar e inexplicáveis gastos públicos descontrolados. A grande mídia até fazia críticas pontuais as práticas políticas do presidente e como ele tratava determinados setores da sociedade, mas quando o assunto era a economia, Paulo Guedes era blindado pela falta de críticas contundentes, passando impune, enquanto o país afundava lentamente, como o Titanic que se chocou com o iceberg do mar do Norte.

De acordo com portal do Supremo Tribunal Superior (STF, 19/12/2022), por maioria de votos, o plenário do supremo julgou inconstitucional o “orçamento secreto” em uma decisão de 6X5 votos, seguido pela presidente Ministra Rosa Weber, com pedido ajuizado pelos partidos Cidadania, PSB, PSOL e PV, a situação é fim do mais escandaloso esquema de uso do congresso para compra de votos e apoio político do governo federal dentro do congresso nacional. Ato que enfraquece a democracia e fortalece o poder econômico e a corrupção sistêmica entre os poderes executivo e parlamentar. O orçamento secreto se qualifica como o maior esquema de corrupção e desvio de dinheiro público do mundo (CLARA, 14/12/2022).

Para Clara (14/12/2022), o orçamento secreto é um mecanismo de compra de votos e injeção de dinheiro público diretamente para os parlamentares, sem um controle transparente, que de 2020 para 2022 poderá ultrapassar o montante de R$: 44 bilhões de reais. Com isso se comprava a base do Central e políticos aliados de Bolsonaro em troca de emendas parlamentares, que não chegavam aos estados e municípios e ajudavam nas eleições desses parlamentares e seus apoiadores. Com esse esquema o presidente acreditou que seria eleito facilmente, mas, enquanto se elegeram mais de 140 deputados e senadores da base governista, os votos para presidente, apesar de muito bem votado, não foram suficientes para que o presidente conseguisse sua reeleição.

Quando se trata de democracia e de corrupção, nem sempre, ocorre o que os corruptores esperavam e a cleptocracia, mesmo que seja uma prática secular exitosa para aqueles que estão no poder a dezenas de anos, as vezes falha, colocando em risco a própria constitucionalidade do país. Principalmente, quanto o esquema de corrupção e roubo dos recursos públicos são escancarados e aparentemente sem controle.

A prática compra de votos, através da compra de parlamentares e o uso de empresas fantasmas, grupos religiosos, empresários laranjas etc. Em algum momento, pode ser falho, gerando uma quebra do cíclico esquema de cleptocracia. Um esquema assim, precisa contar com as cabeças do poder como o presidente da república Jair Bolsonaro (PP), o presidente da Câmara Deputado Arthur Lira (PP/AL), pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD/MG), entre outras autoridades como lideranças de partidos do centrão ou base de apoio do presidente Jair Bolsonaro.

As primeiras prisões feitas pela Polícia Federal (PF) já estão abalando as estruturas do poder constituído em todo o país, de um simples vereador, prefeito de uma cidadezinha do Piauí aos muitos governadores, deputados estaduais, federais e senadores que estavam ou ainda estão na base de apoio do decaído governo de Jair Bolsonaro (PP).

O presidente e seus ministros, em 12 dias deixarão a presidência e o comando do pais, e o líder dos desmandos com recursos públicos ficará pela primeira vez em 32 anos, sem o benefício do fórum privilegiado. Como os escândalos de corrupção não atingem apenas seus atos governamentais, mas também aos seus familiares diretos, que também ocupam cargos públicos, poderemos ter um típico caso de prisão familiar por cleptocracia ampliada. Talvez, seja a primeira vez na história, em que uma família e aliados, estejam nas grades de uma prisão por cleptocracia amplamente escancarada.

Aos fascistas que usam Bolsonaro como símbolo de patriotismo e nacionalismo conservador de extrema direita, que continuam nas portas dos quarteis clamando os militares por um golpe de Estado contra a Democracia, o recado é simples, acordem desse delírio golpistas e caiam na realidade, pois foram completamente enganados por uma família e aliados que em apenas quatro anos, deixaram o maior rombo fiscal da história econômica dos 522 anos da história do Brasil.

O Brasil tá começando a acordar do sono profundo, em que o poder central do país passou para as mãos de golpistas, que usaram a democracia e sua poderosa máquina midiática para assumir o poder e tratar a economia exclusivamente para atender os interesses privados e do mercado, destruindo políticas publicas e beneficiando esquemas corruptos familiares que sangraram mais de 400 bilhões de receitas do Tesouro Nacional. Será que nosso povo ainda cairá nesse tipo de armadilha da cleptocracia ampliada?


REFERÊNCIAS

*Imagem cleptocracia - https://noticiasconcursos.com.br/atualidades-saiba-o-que-e-cleptocracia/

APJ – Associação Paulista de Portais e Jornais. São Paulo tem a população da Argentina e PIB é maior que do Chile. São Paulo: APJ/INF. 02/Agos/2019. Disponível em < http://apj.inf.br/wp-content/uploads/2019/07/O-pa%C3%ADs-S%C3%A3o-Paulo-2.pdf >. Acesso em 20/12/2022, as 01:33 hs.

CLARA, Maria. Quem estar por trás da engenharia do orçamento secreto? Distrito Federal/DF: SIMPRO, 14/Dez/2022. Disponível em: < https://www.sinprodf.org.br/quem-esta-por-tras-da-engenharia-do-orcamento-secreto/ >. Acesso em 20/12/22, as 00:40hs.

DICIONÁRIO online da Língua Portuguesa. Cleptocracia. Disponível em <https://www.dicio.com.br/cleptocracia/>. Acesso em 19/12/2022, as 23:44hs.

RICARDO, Luis. Ele implodiu o Brasil: Com o escandaloso rombo de R$: 400 bilhões deixado por Bolsonaro. Distrito Federal/DF: SINPRO, 04/Nov/2022. Disponível em <https://www.sinprodf.org.br/ele-implodiu-o-brasil-o-escandaloso-rombo-de-r-400-bilhoes-deixado-por-bolsonaro/ >. Acesso em 20/12/2002, a zero horas.

STF, Portal. STF Julga Orçamento Secreto Inconstitucional. Distrito Federal: Portal STF, 19/Dez/2022. Disponível em < https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=499330&ori=1 >. Acesso em 20/12/2022, as 00:34 hs.

sábado, 19 de novembro de 2022

Generais Melancia, até quando vão tolerar estes fascistas de plantão?


Por Belarmino Mariano.

Lula foi preso por 580 dias na carceragem da Polícia Federal e durante todos estes dias e noite, brasileiras e brasileiros que acreditavam na inocência de Lula, se revezavam em um acampamento que lutava pela sua liberdade, enquanto seus advogados promoviam uma batalha judicial que finalmente confirmou sua completa inocência e, o Lula Livre pode com a força do povo derrotar o Bolsonaro e sua campanha bilionária.

Agora estaremos nas frentes de lutas para derrotar o que resta do bolsonarismo e da extrema direita fascista e neonazista, que em menos de 20 dias, segue tumultuando a nossa democracia, fechando rodovias, atrapalhando a vida dos brasileiros e agora ocupando a frente dos quarteis e criando confusão com pautas antidemocráticas e golpistas.

Quero mesmo vê até quando vão aguentar? Enquanto isso, seu líder mor, que vivia por aí andando de moto e jet-ski, comendo frango com farofa e se melando todinho para parecer pop, que passou mal quando comeu camarão e foi internado as pressas totalmente enfezado. Agora qual será a desculpa, ficou com indigestão, só por causa de um "pratinho de Lula com Chuchu, regando os mais de 60 milhões de votos? Perdeu Mané, vê se não amola!

Insatisfeitos com o silêncio dos militares, os radicais bolsonaristas começaram a chamar o alto escalão do exercito de Generais Melancia. A Zona Militar Urbana em Brasília, começou a se chatear com os protestantes bolsonaristas. Depois de todas as possíveis provocações e chamados para os militares executarem um golpe contra a democracia e não conseguirem vê os coturnos nas ruas, a tática agora é atingir a honra dos chefes militares.
Os bolsonaristas de extrema de direita, começaram a se chatear com os milicos e, das cantorias do hino nacional, passaram a chamar os generais da ativa de comunistas, ou generais melancias.
Parece que a analogia em relação a ideia de melancia, se refere ao verde por fora (cor das fardas do exército) e vermelho por dentro (cor do comunismo). Isso criou no mínimo uma nota de protesto dos militares, contra os manifestantes radicais.

Com protestos cada vez mais esvaziados, parece que o desespero começou a atingir sua máxima e, ferir a honra dos militares, parece uma péssima saída. Cuidado pois a "dita dura" pode ser voltar contra os próprios extremistas. A intervenção federal, tão pedida em faixas, cartazes e gritos pode vir com spray de pimenta, gás lacrimogênio e balas de borracha, na cara e no espinhaço desses desocupados, que ainda teimar em ficar nos portões dos quarteis.

Só para relembrar aos radicais de extrema direita. Esse governo já é militar. O presidente é militar, o vice é militar, vários ministros são militares, assessores são militares, muitos desvios de dinheiro público são militares, os 79 mil auxílios Brasil foram para militares, boa parte da corrupção foi para militares (prótese peniana, Viagra, lubrificantes, leite condensado...), mas nem todos os militares são golpistas e apoiam esse desgoverno, montado principalmente por militares da reserva.

Se querem romper com a ordem constitucional, porquê não apelam para os quadros militares do próprio governo? Se querem a volta da dita dura militar, leiam os observadores e governos mundiais que já declararam apoio a eleição de Lula.

Por quais motivos não contestem os resultados das urnas para todos os eleitos? O direito de manifestação é saudável na democracia, mas cuidado com o tiro no pé, ao pedirem o fim da democracia. Pois já existem muitos militares da ativa que estão ficando putos com essa perturbação da ordem. Podemos ter muitos golpistas dentro dos quarteis, mas nem todos os militares são burros ou idiotas para responderem a manifestações bancadas pelo agronegócio e sem fundamentos constitucionais.

Aproveitem o recado divino das tempestades e chuvas fortes, coloquem as violas no bisaco e puxem as mulas pra casa. Vejam que seus políticos da extrema direita e os empresários que faziam a bancarrota dos protestos e, achavam que estavam escondidos, já foram descobertos, pois Moraes já fez o bloqueio bancário de uma grande lista deles. E um dos agravantes é que todos são do ciclo de amizade do presidente.

Por tanto, não adianta achar que estes são protestos justos e independentes. Daqui a pouco vai faltar churrasco, banheiros químicos e cerveja. Enquanto vocês insistem com volta da dita dura, com a tal intervenção federal, os filhos do presidente cavam túneis de fuga e, logo logo, só restarão vocês pilotando uma frustrada tentativa de golpe e muitos estarão enquadrados em crimes federais contra o Estado Democrático de Direito.

Fontes:
https://www.moneytimes.com.br/exercito-se-irrita-com-postagens-que-chamam-generais-de-melancia/

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Na Porta dos Quarteis: Depois da tempestade vem a desesperança


Fragmentos de imagens das redes sociais*

Por Belarmino Mariano.

Chuva forte e uma escalada de ventanias geraram pânico e desespero entre os grupos de extrema direita que tentam um golpe militar para impedir que o Lula assuma a presidência no dia 1º de janeiro de 2023.
Nestes últimos três dias de protestos, barracas com banheiros químicos, churrasco, cerveja, água mineral e refrigerante os grupos antidemocráticos que ocupavam a frente dos quarteis de Brasília a todos os Estados do Brasil, estão chegando finalmente ao fim.
Claro que nestes dias de chuva, sol, sol e chuva com noites de frio contribuiu para baixar a estima dos grupos. Em Brasília, as tias e avós do zap, tranquilas em suas barracas, começaram a se desesperar com uma forte tempestade. Chuva forte, vento forte e pontos de alagamentos entre as barracas e aos gritos de Deus, Deus, Deus. Acho que Deus ouviu aos clamores, mas enviou ajuda na linguagem das chuvas, pois o calor estava grande.
As conspirações, paranoias, medos e seitas, felizmente estão perdendo o valor, pois caso a caso, estão perdendo o sentido e a direção. Uma coisa eram as redes sociais e as bolhas extremistas funcionando no conforto dos lares. Outra coisa é a velha guarda supremacista branca, na frente dos quarteis, marchando, cantando os hinos militaristas e rezando desesperadamente, não ouviram o barulho dos coturnos militares.
Em alguns estados, a presença da Policia Militar, desmantelando alguns acampamentos, gerou pânico, spray de pimenta e balas de borracha. Na porrada, os gritos de intervenção militar e as faixas pedindo o fechamento de STF e a intervenção federal, começaram a perder o sentido.
Não sabem mais em quem acreditar, estão sem liderança clara, pois o poderoso chefão tá deprimido, chorando no banheiro do palácio presidencial. Os partidos de direita, todos caladinhos e ninguém quer se queimar com a história de fraude nas urnas.
O Presidente talvez esteja usando a TGM, Tática da Galinha Morta, esperando receber seu último salário, enquanto os filhos, também desaparecidos, talvez já tenham cavado um túnel escapatório. Continuam do alto das suas salas ar condicionadas, estimulando os patridiotas a continuarem na frente dos quarteis. Já em outras bolhas a sugestão de saírem dos quarteis e se voltarem para a frente do Congresso, para pedir a queda de Alexandre de Moraes. Aí a galera pirou na batatinha, pois das rodovias para os quarteis, como ultima esperança, agora aparecem outros sugerindo a saída da frente dos quarteis.
A TGM de Bolsonaro talvez não dê tão certo, pois os crimes só se acumulam, o silêncio e o abandono aparente do posto de presidente, dá um tom de velório na cena política do governo que caí como cascata de cartas de baralho.
Todo o tratamento oferecido a imprensa por quatro anos, de completa humilhação e ataques, inclusive físicos e verbais, como patifaria e grosseria agora estão expondo essa crise de derrota não reconhecida. Os profissionais de imprensa que foram tão humilhados, agora percebem a grande diferença entre o desgoverno que passou e o novo governo que se avizinha. Milhares acompanham o Lula e sua comitiva e Lula o tempo todo, oferece coletivas de imprensa e fala francamente sobre o que pretende fazer em seu quarto governo.
Enquanto isso perguntamos onde se encontra o Paulo Guedes, cadê o Moro, cadê a Damares, onde estão os demais ministros e puxas sacos do Bolsonaro? Nem estão nas portas dos quarteis e nem dão as caras sobre a transição para o próximo governo. Todos usam a TGM e vários deles terão o triste fim do seu poderoso chefão.
A copa começa neste final de semana, resta perguntar, se os empresários que ainda não tiveram suas contas bancárias bloqueadas, se irão oferecer Telão para protestantes fascistas assistirem os jogos da seleção?

*Fonte da imagem: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/02/04/fotos-temporal-provocou-119-mil-raios-no-ceu-de-brasilia-nas-ultimas-24-horas.ghtml

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

O Deus Pneu e a Alienação Radical

Imagem extraída das redes sociais*

Por Belarmino Mariano.

A alienação radical se manifesta em situações extremas, em uma histeria coletiva em que as almas bolsonaristas que resolveram ir as ruas, ou melhor ir aos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o apoio destes, bloquear as rodovias federais, com pneus velhos, toras de madeira e até mesmo com caçambas de barro. Quando vemos as cenas desses grupos de extrema direita, vemos que passaram por uma doutrinação alienadora de pelo menos 5 anos. O falecido Olavo de Carvalho criou uma seita de fanáticos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

O ORÇAMENTO SEM RECURSOS É O PRIMEIRO ATO DO GOLPISMO DA DIREITA PARA 2023.

Imagem das redes sociais.

Por Belarmino Mariano.

O Brasil é um República Federativa - Presidencialista e Municipalista. O maior crime de responsabilidade desse desgoverno da Extrema Direita, juntamente com o Congresso Golpista, que foi quase que totalmente reeleito com um escandaloso orçamento secreto, aos moldes dos governos parlamentaristas golpista, onde o primeiro ministro deixou um rombo fiscal de mais de 400 bilhões de reais. O Congresso Brasileiro, também responsável direto pelo rombo fiscal dos bilhões reais, pois ele ao jogar os recursos no orçamento secreto nas mãos do congresso, ele cor responsabilizou todos os envolvidos diretos com esse rombo.

Agora, a mídia burguesa, depois da derrota desse desgoverno, tenta criar caso em relação a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023, tentado colocar na conta do presidente Lula, a falta de recursos para manutenção dos programas para os mais pobres. Não esqueçam que a oposição denunciou essa escandalosa manobra do LDO 2023 e os cortes em verbas para saúde, educação, farmácia e assistência social. Essa peça orçamentária totalmente desprovida de recursos para 2023, se choca com o obscuro orçamento secreto de 20 bilhões das chamadas emendas impositivas e/ou secretas.

Lula nem assumiu ainda e a farra dos acionistas da Petrobrás já estar acabando. Fogem como ratos em embarcação com casco quebrado. Simples assim, o esquema era sangrar o povo com preços assustadores e lucro fácil e rápido para os acionistas e investidores internacionais. Aí diziam que o PT tinha quebrado a Petrobrás, enquanto faziam a festa com lucros que só existiam no mercado brasileiro. Nunca ganharam tanto dinheiro de uma Empresa de Petróleo em tão pouco tempo.

Com o rombo fiscal de 400 bilhões, como o desgoverno vai explicar as grande vendas das estatais brasileiras, entre elas, as minas de petróleo, as refinarias, os postos e as distribuidoras brasileiras? Venderam grande parte do patrimônio, gastaram o que o país tinha em caixa e o rombo ficará para os patriotas que passaram pano nesse desgoverno e para todos nós.

Senhores deputados e senadores, se preparem pois nós, o povo brasileiro consciente e de esquerda, iremos pressioná-los até as últimas consequências, pois não ficará pedra sobre pedra, em relação a esse corrupto orçamento secreto de gatunagem golpista e corrupta.
Todos sabemos que existe orçamento sim, só que se encontra no lugar errado, se encontra nos imóveis com dinheiro vivo do inominável derrotado e sua família; se encontra no endereço dos esquemas de desvio e corrupção dessa bancada da roubalheira impositiva.

Se preparem para uma babilônia incendiada e os fascistas desse congresso não terão um minuto de sossego, pois foram eleitos com dinheiro público, em especial os que deixam seus alienados revoltados pagando mico sozinhos nas rodovias federais, sendo ridicularizados mundialmente, enquanto você se preparam para tentar gastar sem controle os bilhões que esse desgoverno quer deixar para vocês.

Podem se preparar pois não vai ficar barato esse escandaloso esquema de tirar dinheiro do orçamento para lavagem com prefeitos corruptos e governadores golpistas. Se preparem pois Luiz Inácio Lula da Silva irá chamar o feito a ordem e, diferente desses patriotas golpistas que atrapalham o ir e vir das pessoas, Lula não irá governar sozinho. Estaremos nas barbas e nos países baixos de vocês. Tanto nas ruas, quanto nas redes sociais.

Vocês foram eleitos e agora abandonaram seus patriotas golpistas, como se fossem uns loucos agarrados em caminhões ou arrastando as bundas no chão, com apoio de alguns agentes públicos de segurança, também da extrema direita. Não vejo nenhum partido ou organização política apoiando esses extremistas de direita que elegeram vocês, exatamente com os recursos do orçamento secreto.

Vocês, simplesmente abandonaram suas bases políticas, que agora brigam sozinhos por esse desastroso governo que alimentou vocês durante esses quatro anos. Se esses grupos de extrema direita com ares de neonazistas e neofascistas, alienados da realidade social estão pedindo golpe militar ou intervenção das forças armadas e elegeram vocês, se preparem pois, quando acordarem para o total abandono dessa bancada golpista e corrupta, vocês estão com o fígado em nossas mãos.

Esse golpe da LDO será cobrado tim tim por tim tim. Essa bomba explodirá junto com esses deputados e senadores golpistas, que aprovaram uma LDO fictícia, enquanto tentam esconder onde estão os recursos reais, que foram desviados dos cortes em Saúde, Educação e dos auxílios sociais para os mais de 20 milhões de brasileiros que estão na extrema pobreza.

O líder golpistas de vocês não foi eleito e vocês sabem que ele será condenado e preso pelos seus crimes, mas fiquem atentos pois ele é vingativo o suficiente para levar um monte de vocês para as grades, junto com ele. A Zambelli parece que já começou a arrumar as malas na direção dos Estados Unidos. Será que vocês irão aguentar, quando as contas dos gastos do orçamento secreto começarem a não bater. Lembrem-se que os portais da transparência serão reabertos e teremos nossos deputados federais mais afiados do que "peixeira de baiano"?

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

O Nordeste na mira do Turismo Internacional e de Esquerda

Imagem das redes sociais*

Por Belarmino Mariano.

O povo nordestino sofreu todos os tipos de ataques e de preconceitos depois da vitória de Lula no primeiro turno das eleições presidenciais.
Os bolsonaristas raivosos esculhambaram com os nordestinos, como: pobres burros, otários, entre outros ataques de xenofobia regional e preconceito de lugar. Mas os ataques revigoram o povo do Nordeste que ampliou ainda mais a votação em Lula no segundo turno e projetou sua vitória.
Por outro lado, os eleitores de esquerda das outras regiões, aproveitaram os ataques e passaram a defender os nordestinos e enquanto os bolsonaristas diziam que não viriam mais passar as férias no Nordeste, o pessoal da esquerda se animava para vir ao Nordeste.
O discurso de ódio contra os nordestinos, indistintamente, fez com quê a campanha do Lula esquentasse ainda ainda mais e multidões saíram as ruas com as cores e bandeiras da campanha de Lula 13.
A região Nordeste com sol aos quase que 365 dias do ano, praias lindas e um povo acolhedor, já era um roteiro garantido para milhares de turistas de várias partes do mundo, em especial daqueles países frios da Europa.
Com a Eleição do Presidente Lula 13, com mais de 60 milhões de votos, dos quais 24,5 milhões vieram dos nordestinos, que fizeram a grande diferença do resultado final. Depois desse fato, podem se preparar, pois o turismo para o Nordeste será ampliando em uns 30%, pois todo mundo quer conhecer e homenagear o povo que salvou o Brasil das garras do fascismo e do neonazismo.
Como o mundo inteiro estava torcendo pela vitória de Lula e basta observar as imediatas declarações dos seus líderes com apoio ao Lula, logo após a sua vitória, temos declarações de parabéns de pequenos países as grandes potências internacionais, inclusive aquelas que são rivais na economia e na geopolítica internacional, vendo no Brasil governado por Lula, um novo protagonismo internacional.
Muitos brasileiros e estrangeiros já conhecem o Nordeste e sempre que podem, volta, pois aqui existe calor do sol e calor humano para todos e todas. Os sabores desse terra são a grande mistura das nossas origens indígenas, africanas e europeias, mas não ficamos para traz em relação aos cardápios do oriente médio e asiáticos, pois pense que os nordestinos não se limitam nunca, é um povo expansivo, ligado nas paradas do mundo.
Mas precisamos registrar que sabores exóticos são com nossa gente. Aqui você vai comer uma tapioca, um tacacá, acarajé, buchada de bode, picado, mungunzá, xerem, pamonha, canjica, bobó de camarão, lagosta, peixes de todos os tipos, carne de sol na brasa, queijo de coalho e de manteiga e não pode faltar o tradicional cuscuz com ovo e qualquer outro recheio. E olha que nem valei da grande variedade de frutas tropicais, sucos e drinks.
Aqui é comum você andando pelas ruas e vai encontra grandes nomes da música popular brasileira, basta dar uma voltinha em Olinda e vai encontrar Alceu Valença ou Lenini, basta dar um pulo em Salvador e vai se deparar com Gil, Caetano, Bethânia, Ivete, Braw e tantos outros. Se for pras bandas de Fortaleza se prepare para encontrar bares lotados com shows de humor, de artistas que só são conhecidos localmente, mas são sucesso total, pois os grandes nomes do humor do Nordeste, ocupam quase todas as vagas de emprego dos grandes canais de TV, sem falarmos grandes nomes das redes sociais. Basta entrar no humor do tik tok ou do youtube, entre outros, e ficará abismado com as revelações artísticas dos nordestinos.
"Nós sofre, mas nós goza meu bem". A gente trabalha muito, mas também se diverte com tudo. De uma simples quermesse das cidadezinhas do interior aos mega shows de forró.
Podem se preparar por a rede hoteleira do Nordeste não dará conta em recepcionar os milhões de brasileiros e estrangeiros que já estão fazendo reservas para o Nordeste. Restaurantes, bares, tapiocarias, água de coco, cerveja gelada, cachaça das boas e muita música, muito forró, muito axé, muito bumba meu boi, maracatu rural, capoeira, pancadão e piseiro para todos e todas.
Os mineiros que já conhecem as nossas praias e as nossas belezas e que são irmãos em voto, continuam firmes em defesa de democracia, os milhões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste que continuam defendendo a democracia, continuam fieis aos princípios nacionais e já disseram que vão continuar frequentando o Nordeste.
Os patriotas de araque e o seu preconceito, saiam da frente pois como o povo nordestino é forte, é guerreiro e não tem medo de cara feia. Aqui no Nordeste fascistas não se criam.
Você tem muitas opções de turismo no Nordeste, desde o litoral, com grandes centros urbanos, completamente integrados ao mundo globalizado, até os interiores, sertões, centros históricos, também integrados ao mundo, mas ainda guardando traços do passado histórico, com casarões, igrejas seculares, museus e uma rede hoteleira e de pousadas rurais fora do comum. Grandes sítios arqueológicos e rupestres, roteiros paradisíacos no Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. É a região do São Francisco, o Delta do Parnaíba, as Dunas ou lençóis maranhenses, a chapada Diamantina, a Ponta do Seixas, Fernando de Noronha, Teresina, São Luis, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Campina Grande, Caruaru, Caicó, Juazeiro, Aracajú, Maceió, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana. Nossos grandes centros estão te esperando. Tu vens que serás bem recebido.
Viva a Democracia, Viva Luiz Inácio Lula da Silva nosso novo presidente. Todos estão convidados para visitar o Nordeste, aqui temos alegria e humor o ano inteiro. Se não dê para vir nas festas natalinas, venham para os nossos reisados, se não puderem venham para para o nosso carnaval, nossas festas juninas, para os carnavais fora de época, pois aqui é o lugar da alegria.

* FONTE DA IMAGEM - https://dimassantos.com.br/wp-content/uploads/2017/10/4NORDESTE.jpg

terça-feira, 1 de novembro de 2022

APRENDIZ DE DITADOR - Depois de 48 horas de silêncio, Bolsonaro falou dois minutos e não disse nada

Imagem das redes sociais*

Por Belarmino Mariano.

Esse pequeno artigo é dirijo ao Bolsonaro e seus seguidores baderneiros. Diante de uma fala oca, era melhor continuar calado, pois "O silêncio pode destruir qualquer um". Depois de quase 48 horas em silêncio não aprendeu nada, falou dois minutos e não conseguiu dizer nada. Seu corpo cambaleante e o claro estado de adormecimento medicamentoso tarja preta, disse mais do que sua boca mentirosa.

O Político rancoroso e enfezado é como o "Corno Cururu", quando descobre a traição fica todo inchado e se correndo por dentro. Isso é até perigoso, pois ficamos diante de um monstro acuado e imprevisível, até contra si mesmo. Será que vai querer ficar no poder a força, até ser barrido pra fora com vassouras?

Diante dos distúrbios bolsonaristas nas rodovias federais, surge a frase: "Não vai ter golpe, vai ter multa", em referência a decisão do Ministro Alexandre de Moraes (TSE), que taxou multas de até 100 mil reais hora para os patrocinadores das ações antidemocráticas, impedindo o deslocamento das pessoas e produtos.

Teu silêncio e tua insignificância é a ultima vergonha que até os teus apoiadores terão que passar. Essa tua declaração vazia e descabida é coisa de moleque. Nunca mereceste a faixa de presidente e teu silêncio golpista não será perdoado, nem mesmo pelos teus apoiadores.

Em dois minutos, abriste a boca, diante da imprensa nacional e internacional para envergonhar o povo brasileiro. Teus dois minutos de fala vazia é outra derrota, pois como não tens grandeza para reconhecer a vitória do teu adversário, não lograras o apoio das forças armadas para instalar um Golpe de Estado, tuas aventuras acabaram por completo.

Como diz Martin Luther King: "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... o que me preocupa é o silêncio dos bons."

Teus apoiadores e até mesmo teus eleitores votaram em uma fraude, em uma farsa, em especial os evangélicos e agora, diante de bolsonaristas que praticam crimes federais, impedindo o direito de ir e vir dos cidadãos, em teu nome, tu vens a público para tentar desfazer a fake, que circulou em tuas bolhas fascista, que, de que depois de 72 horas de caos proposital, irias convocar as forças armadas para romper o Estado Democrático de Direito.

Venho acompanhado o passo a passo dos teus grupos radicais e dos teus apoiadores digitais fascistas. Teus crimes só aumentam, mas os piores deles, são as tuas tentativas frustradas de emplacar um golpe militar. Tu continuas com teu amadorismos da época em que servias ao Exercito Brasileiro e foste expulso por tentativas frustradas de bombas contra instalações das forças armadas. É um aprendiz de golpista e nestes quatro anos, todas as tuas tentativas foram fracassadas.

O teu grande erro é acreditares que ainda vives nos anos 64 e nos regimes antidemocráticos da Guerra Fria. A tua simpatia pelo neonazismo e pelo neofascismo não se sustenta em um mundo globalizado e integrado por relações internacionais. Basta observar teu fracassado desgoverno, quando o tema das relações internacionais te isolaram do mundo democrático.

Tua falsa impressão de que os 58 milhões de brasileiro que votaram em tuas mentiras são uma base política real é mais um dos factoides dos teus marqueteiros. Seria melhor reconhecer que pelo menos uns 28 milhões foram de evangélicos fanáticos que receberam dos teus pastores apoiadores o suficiente para calar sua fé e votar em tuas fakes de Deus, Pátria, Família e Propriedade Privada. Se estes cristãos tivessem a consciência esse era o slogan de Hitler e Mussolini, teus votos cairiam pela metade.

Seria melhor reconhecer que os outros 30 milhões foram dos beneficiários do orçamento secreto que elegeu deputados e senadores golpistas, que não irão te apoiar em tuas insanidades. Pois já foram eleitos, ao exemplo do teu vice e de vários dos teus ex-ministros.

Tu sabes muito bem que, menos de 1% dos teus apoiadores fanáticos, estão agora, interditando rodovias e agredindo pessoas em diferentes partes desse país. Vale registrar que esses radicais golpistas, pedindo intervenção militar estão com os dias contados, pois os dias de glória do fascismo estão acabando.

Se estiveres esperando que 30 milhões de evangélicos, irão sair de suas casas para estabelecer um caos pelas ruas desse país, estais muito enganado, pois eles já acordaram desse pesadelo raivoso e odioso que criastes em tuas redes sociais. Em todo o país já arrancaram os adesivos dos seus carros e voltaram a normalidade de suas vidas.

Para muitos, a ficha já caiu, aquela ficha em que, sempre deixa teus apoiadores pelo caminho, assim como fizeste em teus dois minutos de fala, avisando que os desordeiros que estão fora das quatro linhas da constituição, estão por conta e risco. Essa tua fala minúscula ficou bem clara, ou seja, não te responsabilizarás pelas multas diárias de 100 mil reais por hora.

A tua mascara de bonzinho, controlado por medicamentos e marketeiros não se sustenta mais. Como diz nosso querido Jonas Neto Escurinho, Cai fora mano, pois a tua casa vai cair. A Ordem de despejo chega amanhã pela manhã e a equipe de transição já está pronta para atuar. Quanto aos palácios do governo, vai arrumando as malas, pois em breve serão feitos os trabalhos de limpeza com sal grosso e ervas fortes.


*Fonte da Imagem - https://www.metropoles.com/brasil/desolado-lobao-dispara-contra-jair-bolsonaro-o-governo-vai-ruir

BOLOSONARO - Um Silêncio Golpista ou um Golpe Silencioso?

Imagem das redes sociais*

 Por Belarmino Mariano.

Podemos dizer que o ser humano se move por três condições essenciais ou situações comuns: Pensamento, Sentimento e Vontade. Esse trivium acontece em todos os momentos de nossa existência. Os pensamentos estão relacionados com as nossas ideias, cognições inteligentes e racionais. Mesmo que em determinados momentos podemos agir por impulsos inesperados.

Os sentimentos ou emoções são as reações dos nossos pensamentos em relação ao ambiente e ao nosso estado de consciência por estarmos vivos e pulsantes, estabelecidos em reações de alegria, tristeza, medo, ódio, fome sede, choro, gritos, ruídos e silêncio aflitivo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

SURPREENDENTE E IMEDIATA ACEITAÇÃO MUNDIAL DE LULA PRESIDENTE

Imagem do site da CUT.

Por Belarmino Mariano.

Em 24 horas de eleito, o presidente Lula já recebeu mensagens de quase todos os países do mundo e, todos estão ansiosos em reestabelecer as relações políticas, econômicas e culturais com o Brasil.
Parece até que em apenas cinco anos, o Brasil vivia uma espécie de completo isolamento com o mundo. Chefes de Estado já não visitavam o governo brasileiro e o Brasil era evitado ou não era convidado para os grandes encontros internacionais e, quando ia aos eventos, o chefe do governo era ignorado ou ficava isolado, sem o interesse das outras nações.

Quem são os 31 milhões de eleitores brasileiros em abstenção?


Por Belarmino Mariano.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização de todos os votos do segundo turno das Eleições Gerais 2022 às 00h18 desta segunda-feira (31). Do total de 156.454.011 eleitores aptos a votar, 124.252.796 compareceram às urnas, número equivalente a 79,41%. Os votos válidos totalizaram 118.552.353. A abstenção alcançou 32.200.558, representando 20,59%. Os votos nulos foram 3.930.765, o que corresponde a 3,16% do total de votos. Já os votos em branco somaram 1.769.678 (1,43%). No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais, a última delas no Amazonas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

No último Debate da Rede Globo, Lula deu lapada no lombo do capitão.

Imagem G1*

Por Belarmino Mariano.
As mentiras de Bolsonaro foram tantas que até o Bonner teve direito de resposta. Sem falar que o Lula teve 3 x 0 Bonzo direitos de respostas.
O que o candidato governista fez durante todo o debate? Simplemente mentiu, usou o tempo precioso das pessoas para fazer molecagem, para fugir do debate, não foi para discutir projetos ou propostas.
O tempo todo o candidato bolsadenalho queria igualar Lula a si próprio mentindo como sabe, mas o Lula foi rápido no gatilho e fez questão de mostrar quem era o mentiroso, inclusive com o número crescente de mentiras diárias do atual presidente.
Também foi possível notar que os efeitos dos tranquilizantes já não estavam mais fazendo efeito e do quarto para o quinto bloco, o candidato bolsonarista já estava embolando a língua, embassando a vista e por três vezes se desequilibrou como se fosse tombar, além de destoar, tanto nas perguntas quanto nas respostas e, finalmente agradeceu a Deus pela possibilidade de ser reeleito Deputado Federal, nítida e atrapalhada falha cerebral e perda de memória do que sempre foi.
"A fila na palma da mão" é um péssimo exemplo para estudantes de todo o Brasil. Como um professor vai reclamar do estudante que "cola nas provas"?
Apesar de o presidente tentar atacar o tempo todo, sangrou pelo menos em quatro outro cinco golpes desferidos pelo Lula. As declarações do Guedes contra os trabalhadores, as granadas e tiros de Roberto Jefferson contra a PF, a Pandemia, a Saúde e o meio ambiente enterraram o desgoverno bolsonarista.

O primeiro golpe foi sobre o Salário Mínimo, aposentadorias e pensões. Todos sabemos que a desvalorização dos salários classe trabalhadora, seguido pela inflação e desvalorização do real frente ao dólar, nos empobreceu e o responsável direto foi o bonzo.

O Segundo golpe foi sobre o Roberto Jefferson e os ataques armados de fuzil e o lançamento de granadas contra os policiais federais. Lapada grande, mesmo com a tentativa de associar o Jefferson ao Lula. Sem sucesso, pois a questão se voltou para o armamentismo e para a violência, com a liberação de armas favorecendo as milícias e os narcotraficantes, além dos insanos machistas e a violência armada contra as mulheres.

Abandonar Roberto Jefferson em pleno debate da rede globo, irá ser um grande prejuízo eleitoral, pois todos sabemos que o Jefferson não gosta de ser abandonado e o PTB em nível nacional vai dá o troco já no dia 30 e se prepare pois, mesmo preso, Jefferson irá caçar até a quinta geração do Bolsadenalho.

O Terceiro golpe que o Lula sangrou o candidato governista, foi a questão da saúde e dos cortes de recursos das farmácias populares. Como o Bolsadenalho não conseguiu responder e tentou enrolar os telespectadores com dados, Lula entrou de sola, dizendo do desastre que foi o desgoverno, com vários e incompetentes ministros da saúde, tendo o Puzuello como o desastre maior, com corrupção na compra de vacinas e com o elevado número de mortes por covid-19.

Nessa questão sobre a saúde, Lula aproveitou para expor seus dados de relevantes investimentos na saúde, a construção de centenas de hospitais construídos e com milhares de UPA´s, com o programa de SAMUR e medicamentos grátis através das farmácias populares.

Quer mais, os escândalos da família Bolsadenalho e a compra de imóveis em dinheiro vivo, a ligação do presidente com as milícias no Rio de Janeiro e o fracasso do governo em relação aos governadores e prefeitos do país. Acho que um dos pontos altos do debate foi Lula ter demonstrado que o Bolsadenalho anulou o Brasil nas relações internacionais, isolando o país do mundo, deixando o pais como um pária internacional, pois nenhum país tinha interesse em relações com o seu desgoverno.

Para fechar essa reflexão, vale a pena considerar que as questões climáticas, como é do conhecimento de todos/as, afastou o Brasil ainda mais das relações internacionais, colocando o desgoverno do país entre os piores índices ambientais do mundo, além das queimadas, a violência contra os povos indígenas e os garimpeiros ilegais que tiveram carta branca nesse desgoverno.

Mesmo que o presidente não estivesse querendo debater, mas apenas atacar com mentiras o presidente Lula, não conseguiu, pois Lula estava vacinado e não entrou na pilha do adversário, demonstrando equilíbrio e controle do tempo, além das vantagens de mais três minutos de direito de respostas.

Para completar o cenário do último dia de campanha, além de clima de pedofilia, dos descontrole militar do Roberto Jefferson e da tentativa frustrada do Ministro das comunicações em conduzir um processo fake sobre propaganda eleitoral de rádios, que terminou gerando um processo do TSE contra a campanha de Bolsonaro, agora que o Ministro negou e pediu desculpas ao TSE pelo falso processo de crime eleitoral das rádios do Nordeste.

É complicado debater com um presidente que não tem obras, não trouxe desenvolvimento nem bonança para o povo. Há mais de dez anos e as obras e benefícios dos governos Lula 13, ainda estão na memória do povo brasileiro.
Podemos dizer que a derrota do bolsonarismo é de 77%, com todas as pesquisas por votos válidos com o presidente Lula liderando em média com 53%, contra 47% para o genocida. Se mentir representasse a vitória para os mentirosos, o Bolsadenalho estaria em grande vantagem, mas na verdade, mentiras tem pernas curtas e no próximo dia 30/10 a democracia sairá vitoriosa e o Brasil, apesar de dividido sairá fortalecido.

Lula, Alckmin e demais aliado dessa Frente Ampla pela Democracia Popular, contem com o meu voto e aqui em casa fascistas não se criam.
*Fonte da imagem: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/10/28/debate-de-2o-turno-para-presidente-na-globo-fotos.ghtml

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

CRISE ECONÔMICA E DESGOVERNO - VENDE-SE

Arte de Dimitri Verne, 5 anos.

Por Belarmino Mariano.

Ontem nas ruas de Guarabira, cruzei com pálio, acho que ano 2010, pois já tive um com aquelas características. O carro estava arrumadinho e tinha a placa de VENDE-SE, bem como, uma adesivo furado com Pedro 45 e Bolsonaro 22. Não tinha telefone de contato, mas pude notar que o adesivo também não tinha registro de CNPJ da campanha, como muitos outros que rodam aqui dentro de Guarabira/PB, caracterizando propaganda ilegal ou campanha B, com dinheiro sendo gasto por fora do sistema eleitoral (Caixa 2).

Me veio logo a absurda ideia de que era mais um "pobre de direita" que nem gasolina tinha para botar no carro ou que não estava tendo condições de manter seu automóvel, justamente por conta dos seus candidatos e membros do governo atual que ela declara voto pela sua vidraça automotiva.

Mas depois repensei, pois soube de cochichos, nos "velhos do dominó", que uns caras estavam dando 200 reais para quem adesivasse seu carro. Não acredito que seja verdade, pois não podemos acreditar em boatos, mas como os adesivos não tem registro na justiça eleitoral, alguém realmente pode tá cometendo crime eleitoral e, aí, a coisa muda de figura, imagino que duzentinho faz toda a diferença na fila do pão, daria até para comprar umas 200g de queijo muçarela ou um potinho de manteiga, mesmo que só seja uma única vez.

Ou seja, as vezes a gente pode tirar conclusões precipitadas e até alimentar preconceitos, tipo, o cara coloca a bandeirinha do Brasil no carro velho e a gente já acha que é mais um idiota promovendo candidatos canalhas que usam os símbolos nacionais, mas praticam o fascismo e o crime de lesa pátria, quando colocam a VENDA nossas estatais estratégicas como Eletrobras, Petrobras, Correios, Aeroportos, Rodovias e até as nossas praias e parques ecológicos.

O cidadão de bem tem todo direito de VENDER seu pálio 2010, que, se eu estiver certo da idade, hoje tem 12 anos, pois ter um carro popular 1.0 e conseguir manter naquela que é conhecida a época dos governos Lula e Dilma era fácil. Quero vê agora, com os preços de combustíveis e energia pela hora da morte e alimentos com preços que dá ataque cárdia na hora de pagar.

Essas situações puxam a memória da gente, lembrei na hora que havia vendido meu pálio, ao pedreiro das minhas pequenas reformas, ele já tinha um celtinha mais velho e vendeu para outro e comprou o meu, dando uma parte do valor e ficando a pagar mensalmente algumas parcelas. Tudo na confiança de que haveria emprego ou obras e assim, conseguiria cumprir sua dívida.

As vezes passo no portão da casa do meu pedreiro e vejo o pálio na garagem, limpinho e a espera dos finais de semana para ir ao culto ou para ir a feira semanal. As vezes encontro sua filha, que nesse meio tempo lhe deu um netinho, rodando com o pálio do pai, pois conseguiu terminar seu curso de nutrição e atende em uma clínica no centro da cidade.

Como é bom termos memória, pois recordar é viver, viver é imprevisível, mas tem coisas que não dá pra errar e uma delas é o nosso voto, pois um voto errado pode estragar nossas vidas por décadas. Por isso, espero que o adesivo no pálio do cidadão de bem não impressione outros e nos condenem a mais uma década de atrasos.

Fonte: https://www.facebook.com/belarmino.marianoneto/

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A Confusão dos Pedros

Imagem das redes sociais.

Por Belarmino Mariano.

E o Pedro? Essa foi a primeira frase que ouvi de um colega, na porta da escola de minha filha. Não contei história, com minha clássica camisa do Flamengo, soltei o verbo. "-Com um gol de letra e convocado para a copa do mundo, vai continuar dando show!"

Aí o interlocutor disse, "-Me refiro ao Pedro Cunha Lima, candidato", vejam como são as coisas, ontem tivemos jogo do Flamengo e o jogador Pedro fez o primeiro gol da vitória de Fla 3 x 2 Santos. Ontem também ocorreu aqui em Guarabira, um comício de Pedro 45, que também contou com uma reca de fascistas bolsonaristas, tentando adesivar carros, enquanto ônibus e vans ou bestas faziam filas, inclusive ônibus escolares, trazendo contratados municipais das cidades vizinhas, para falsear a realidade do número de apoiadores do Pedrinho de Campina em Guarabira.

Aí eu disse, "-Cunha Lima nunca mais!". Pedrinho, com uma barba mal feita, dando uma impressão de jovem de esquerda, o menino de Campina Grande, que nunca trabalhou de verdade, que sempre esteve bem de vida, as custas dos recursos públicos, que na época do seu avô e depois do seu pai, a Paraíba viva o atraso, com atentados a bala contra seus adversários, salários atrasados e dinheiro público voado pela janela de edifícios e malas de carros com malas cheias de dinheiro, além da distribuição de cheques para a compra de votos. Esse cenário eu não quero vê de volta.

Ainda respondi que, como professor e servidor público na época dos Cunha Lima, tive que pedir empréstimo em banco para receber meu próprio salário, ou que sempre recebia o 13º salário fora do prazo. Cheguei a vê estudantes sendo transportados em caminhões "pau de arará" e carros da polícia sucateados e sem combustível para realizar ocorrências.

Quem tem idade para compreender esses governos oligarcas dos cunha lima e de outros, sabe muito bem como era feita a política em nível de governo estadual. Muita propaganda mentirosas e a Paraíba com os piores índices em nível estadual.
João Azevedo me representa, pela sua coragem em apoiar o Lula e a democracia e por zelar pela vida dos paraibanos.
Hoje temos um engenheiro e professor conduzindo os rumos do Estado da Paraíba. Temos um mestre de obras, uma pessoa preocupada com as necessidades básicas dos paraibanos mais pobres. O governador João Azevedo (PSB-40), tem compromisso com a educação, saúde e segurança alimentar. Tem o compromisso com os órgãos públicos e servidores públicos e a responsabilidade de um gestor da coisa pública.

Em hipótese nenhuma, mudaria meu voto. Principalmente para um candidato que nem consegue assumir uma tatuagem de uma garotinha, pois quando indagado por um repórter, disse que aquela tatuagem para um eleitor conservador ele dizia que era a Princesa Elizabeth criança e para o eleitor da esquerda ele dizia que era a Frida Khalo, artista e socialista mexicana.

Ou seja, sempre esteve alinhado ao bolsonarismo, votou no golpe e votou contra os trabalhadores na reforma trabalhista e previdenciária, e votou contra o auxílio na pandemia, quando estava como Deputado Federal, mas com medo de perder votos de eleitores de Lula, tenta ficar neutro na eleição presidencial.
O Fracasso do comício aqui em Guarabira, mesmo com um esquema de trazer gente de todas as cidades vizinhas, o que tivemos foi um "comício de beco estreito", num pedacinho de rua, com "gatos pingados" é a clara demonstração de que essas oligarquias devem ser enterradas de nossa política.

Chega de garoto bonitinho que tenta iludir o povo com novelinhas da propaganda eleitoral. Política é coisa séria e afeta principalmente, a vida das pessoas que mais precisam. O seu voto tem quatro anos de validade, mas desastre que pode provocar, dura décadas. Aqui em casa nem estamos com Pedro e nem com medo, os nossos votos são em #João40 e #Lula13 - #ForaBolsonaro e #cunhalimanunca .

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Carro da PF fuzilado por Roberto Jeferson (PTB) forte aliado de Bolsonaro (PL)

Imagens das redes sociais.

Por Belarmino Mariano

O Estado de direito e de segurança nacional sob ameaça fascista e miliciana. Para Roberto Jefferson (PTB), que não queria se entregar, as granadas foram de efeito moral. E agora virou um renegado do Bolsonaro? Será que renegar Jeferson é o melhor caminho político, como já ocorreu com vários outros apoiadores que foram jogados na lata do lixo do bolsonarismo, essa atitude de Bolsonaro poderá ser o tiro de misericórdia que faltava em sua campanha combalida por mentiras e deserções?

Jefferson apertou o gatilho contra a PF e parece que tá tudo bem para os bolsonaristas. Foram mais de 20 tiros de fuzil e duas granadas, mas alguns estão vendo ele como um Heroi Nacional. Cachorro Doido, babando pelo canto da boca, pós-verdade, rajadas de metralhadora e lançamento de granadas contra policiais federais. mas em uma esquina próxima a casa do cidadão de bem que fuzila PF´s a luz do dia, pastores e apoiadores de Roberto Jeferson, realizam orações de apoio e solidariedade ao "atirador de elite".