Por: Belarmino Mariano Neto
Esse é o lamentável quadro do Rio Guarabira, podemos dizer que o rio se encontra em seu leito de morte e isso já faz mas de uma década - vejam:
Imagem de Belarmino Mariano - https://www.youtube.com/watch?v=HKCto0DnMoE
Estamos diante de impactos ambientais extremamente negativos. Em Guarabira não é diferente. Existem poucos rios em nosso municípios e todos os poucos rios locais estão poluídos e degradados. Em parte, esses impactos são promovidos pela própria comunidade que não possui nenhum tipo de consciência ambiental, ou lhes faltam os preceitos básicos de educação. Assim, jogam todo e qualquer tipo de lixo, nas margens e até diretamente no leito do rio. Isso provoca asfixia em seu ecossistema hídrico.
Os outros responsáveis diretos são: o governo municipal (poderes legislativo, executivo e judiciário), são provocados para tomar alguma medida mitigadora desses impactos, mas ficam quietas, caladas, imanifestas, quanto aos problemas ambientais locais. Para completar o drama, temos a falta de ações do governo estadual e seus órgãos, como Agência de águas, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e Secretaria de Meio Ambiente. Isso pois, esses mananciais hidrológicos são depositários diretos de água e dejetos poluentes para os reservatórios de água que abastecem milhares de pessoas em dezenas de municípios da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário