segunda-feira, 20 de junho de 2016

Josa da Padaria (PSB) com candidatura em Cheque


Imagem extraída do http://www.eleicoes2012.info/josa-da-padaria/

Por: Belarmino Mariano

Em Dezembro de 2015 publicamos um artigo alertando para o fato em que, tanto Josa, quanto Fátima  Paulino e Zenóbio Toscano, estavam com problemas em suas prestações de contas, segundo o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), mesmo assim, os vereadores, por unanimidade aprovaram as contas do atual gestor e dos ex-prefeita e vice.
Agora temos o primeiro resultado efetivo que atingirá mais de mil políticos paraibanos, pois 1.243  já estão listados como inelegíveis em 2016, mais até julho de 2016, poderemos ter outros nomes listados pelo TCE, pois tiveram suas contas rejeitadas e que ainda estão sendo julgados. Entre eles o nome de José Agostinho Souza de Almeida (Josa da Padaria, atual PSB ou grupo girassol de Guarabira), mais com problemas no TCE, na época em que era Prefeito em exercício pelo PMDB, quando assumiu a prefeitura com o afastamento de Fátima Paulino (PMDB).
Seu nome aparece em dois processos: 543 05596/13 PCA - Prestação de Contas Anuais Prefeitura Municipal de Guarabira 403.272.804-68 Jose Agostinho Souza de Almeida APL-TC 00637/14 21/01/2015 Dec. Leg. 195/2015, rejeitando o Parecer. e: 544 05596/13 PCA - Prestação de Contas Anuais Prefeitura Municipal de Guarabira 403.272.804-68 Jose Agostinho Souza de Almeida PPL-TC 00109/15 27/10/2015 545 03986/11.
 De acordo com o Diário Oficial, quando se tornou aliado do governador Ricardo Coutinho, Josa da Padaria passou a assumir o  cargo em comissão de Representante da Segunda Região Geo-Administrativa, Símbolo CCS-3, do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual – IDEME. matricula 183.084-8. Quando chegou o prazo estabelecido pela justiça eleitoral, ele repassou o mesmo cargo para  Maria José de Souza Almeida e tudo ficou em família. A questão central é: E agora José?
Esse quadro reflete o que a nossa linha editoral vem afirmando sobre a politica em Guarabira. Temos uma estrutura de poder que é marcada pelo revesamento de poder entre famílias tradicionais e seus aliados políticos mais diretos. Alguns poderiam até dizer que Josa da Padaria era um candidato popular, como de fato o é. Mas a questão é outra, Josa da Padaria, sempre esteve atrelado ao grupo paulino, servindo como serviu com a sua popularidade para eleger e reeleger sucessivas vezes os familiares paulinos. Assim como, o seu pré-candidato a vice, Beto Meireles, que sempre esteve a serviço do Grupo político liderado por Zenóbio Toscano. Nesse aspecto afirmamos que se trata da velha política para beneficiamento pessoal e familiar.
O que poderá levar Josa da Padaria há ser impedido de concorrer as eleições em 2016, foram os seus erros do passado, atrelados diretamente aos mesmos esquemas adotados pelo PMDB local. Ou seja, mesmo estando no PSB, grupo Girassol e atual aliado do governador, vemos seus erros da velha política refletidos em nomeações, as possíveis irregularidades em suas contas, e a aceitação de Pré-candidato novamente a prefeito, agora pelo Grupo Girassol de Guarabira, reforça a nossa crítica da velha política que queria convencer os Guarabirenses como nova alternativa. 
A situação de Fátima Paulino (PMDB) não é muito diferente e chega a ser mais grave do que a de Josa, tanto é que, apesar dos bastidores políticos locais estarem levantando seu nome o tempo todo, a mesma em nenhum momento apareceu, dando entrevistas de que será a candidata do PMDB, pois Fátima Paulino sabe que há qualquer momento poderá ter o impedimento do seu nome confirmado pelo TCE. Por enquanto não sabemos se ela será mesmo a candidata do vermelhão.
O pior disso tudo é que, os vereadores de Guarabira, aprovaram por unanimidade as contas dos dois, além de também aprovarem como normais, as irregularidades registradas pelo TCE nas contas do atual prefeito Zenóbio Toscano.
Quando verificamos a lista com os nomes de políticos irregulares, vimos que de todas essas cidades circunvizinhas, tem nomes de políticos que não prestaram contas corretamente. Então, não podemos aceitar essa velha e carcomida política, em que os nomes apresentados pelos partidos no poder, estão comprometidos com erros no gerenciamento do dinheiro público. Temos que acreditar na força do povo, reafirmando que o povo precisa assumir posições políticas, que precisa participar ativamente da vida política, com novos nomes, como novas alternativas aos que ai estão há décadas.

Vejam o link do TCE com a lista dos Inelegíveis, por enquanto com o nome de José 

Veja mais sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário