terça-feira, 14 de junho de 2016

O Lixão de Guarabira e o abandono social de catadores

 
 Imagens produzidas por Elton John, Guarabira, junho de 2016.

Por: Elton John (Pré-candidato a vereador pelo PSOL Guarabira)


Entre o lixão, os garis e os catadores ou recicladores de Guarabira. Uma grande distância entre o ideal e a realidade dos fatos. Neste caminhão aberto de coleta de lixo em Guarabira, é comum a cena que vemos, em que, crianças, jovens e adultos seguem em meio ao lixo para um trabalho sem proteção e sem os devidos cuidados que deveriam ser oferecidos pelo poder público municipal de Guarabira.
Observem a cena e vejam os perigos constantes dessas famílias que disputam com o lixo, um lugar no transporte para que possam coletar alguma coisa de valor econômico. Queremos registrar que não estamos aqui condenando as pessoas pelo ato, mas apenas revelando uma situação lamentável, diante de uma prefeitura que garantir acabar com o lixão, transformando-o em uma aterro sanitário. Prefeito que em campanha, prometeu criar as condições para a coleta seletiva de resíduos urbanos, com o devido cadastramento e regularização das famílias que coletam bens recicláveis. 
Na época da campanha política, o lixão foi cenário para críticas violentas contra a ex-gestão. O lixão foi essencial na campanha do prefeito, que garantiu a resolução definitiva desse problema. Mas esse fragrante demonstra que a situação ficou bem pior. 

observem essa sequência e confirme a presença de crianças e adolescentes. Estes tentam entrar no caminhão carregado de lixo, com o mesmo em movimento, na rodovia que liga Guarabira a Mari, com destino ao Distrito Industrial de Guarabira, local em que foi instalado o lixão, pelos mesmos gestores que se revesam no poder há mais de 40 anos e diziam ter uma solução definitiva para esse problema:


   Imagens produzidas por Elton John, Guarabira, junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário