sexta-feira, 3 de junho de 2016

Tocha Olímpica em Guarabira e ForaTemer



Imagem: Belarmino Mariano redes sociais. Guarabira, 03 de julho de 2016.

Por: Belarmino Mariano e Lívia Serafim Oliveira (Professores da UEPB).

Hoje foi mais um dia de luta contra o golpe e em defesa da democracia. Hoje passou por Guarabira a Tocha Olímpica, um misto de propaganda da Coca-Cola e Bradesco, com as crianças e adolescentes que o poder público municipal autorizou ir para o meio da rua. Crianças e adolescentes segurando propagandas da Coca-cola e do Bradesco. Oficializando nas mãos das pessoas simples as políticas neoliberais golpistas.
Todos sabemos que a Coca-cola vicia, mesmo assim, as criancinhas das escolas públicas de Guarabira, foram usadas sem autorização dos pais, como garotos e garotas propagandas da Coca-Cola. Mas vamos ao golpe contra a democracia, esse é articulado pelo partido do qual faz parte o gestor municipal. Um dos elementos centrais desse golpe é observarmos partidos como o PSDB foram extremamente críticos da copa do mundo e críticos da ideia de olimpíadas no Brasil. Mas de repente se tornaram adoradores da tocha. 
Temos mais, Guarabira, faz alguns anos que não investe quase nada em esporte. Quem não lembra dos atletas implorando patrocínio para participarem de competições estaduais, regionais e nacionais. Foram ignorados pelo poder público. Guarabira tem campeões sim, mas todos conseguiram exito com apoio de comerciantes, dos amigos e dos familiares, pois o governo municipal, pouco ou nada vez para mudar esse jogo.

Vejam o que destacou Joseilton Gomes em seu blog Caderno de Matérias: "Sem patrocínio e apoio da Prefeitura de Guarabira, atletas da Academia Fukien de Kung Fu participaram do Campeonato Paraibano de Kung Fu/Wushu neste domingo (06) e com muita garra e determinação conquistaram 18 medalhas para Guarabira (PB): 09 medalhas de ouro, 05 de prata e 04 de bronze. Treze dessas medalhas foram nas categorias Tao Lu (forma de mãos nuas e com armas) e Sanda (o popular boxe chinês)".
Veja a situação de outro atleta guarabirense. relatada por Joseilton Gomes em seu Blog: "Mesmo sem incentivo da Prefeitura de Guarabira, o jovem Josepph Washington (16), sobre o qual este blog publicou recentemente, conseguiu apoio de comerciantes de Guarabira (PB) e conseguiu participar do 32º Campeonato Brasileiro de Tae Kwon Do em São Luís. Apesar de tudo, o atleta guarabirense ainda conquistou Prata na competição e a posição de segundo melhor do Brasil, após ter competido com o atual campeão que tem três faixas à sua frente. Ele representou bem a Paraíba e, principalmente, a cidade de Guarabira".
Joseilton Gomes lembra do lema de campanha do atual prefeito de Guarabira, mas na prática os atletas guarabirenses foram abandonados: "O slogan da gestão do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) é: “compromisso com o futuro”. Não se sabe, porém, com qual futuro, ou com o futuro de quem, o governo municipal tem compromisso. Pelo menos não é com o esporte de Guarabira (PB). Explico. Mais uma vez a atual administração nega apoio a atletas do município, como ocorreu com o jovem Josepph Washington – que precisou de R$ 700,00 de incentivo para participar de um campeonato nacional de Tae Kwon Do, e não conseguiu".

Demonstradas estas situações vergonhosas em relação a falta de investimentos em nossos atletas, nos deparamos com uma prefeitura que esnoba com a população, quando gasta sem explicações para trazer para Guarabira uma tocha que não explica ao que veio, se o governo municipal nada fez para patrocinar os nossos atletas. 
Diante de quadro de uma gestão desastrosa com a coisa pública, com dezenas de obras que foram anunciadas em campanha eleitoral e que nem saíram do papel, de obras com financiamento do governo federal e que não solucionaram os problemas históricos como as inundações na feira livre, mercado e na Av. D. Pedro II, de servidores públicos lutando na justiça para receberem terço de férias, entre outros direitos desrespeitados, como a data base da categoria. 
Gostaríamos de agradecer publicamente a todos os meios de comunicação que, de maneira imparcial, deu cobertura ao ato de passagem da tocha e também deu destaque ao movimento #ForaTemer, contra o golpe e em defesa da democracia. Entre eles: O Portal Mídia, os portais Fato a Fato, Guarabira 50 Graus, Focando a Noticia, Caderno de Matérias, Portal 25 horas, Brejo.Com, Ninja, Nordeste 1, Rádio Nordeste FM, Rádios Cultura e Rural, Rádio Guarabira FM, Polêmica Paraíba, MontanhasRN, sem mencionarmos aqui, os milhares de pessoas, que comentaram positivamente, curtiram, postaram seus próprios vídeos no facebook e no youtube, entre outras mídias sociais.
Alguns meios ou grupos questionaram a identidade do Movimento Guarabira Contra o Golpe, tentando atingir pessoas físicas como Belarmino Mariano, Valdeiredo, Levi, Lobão, Igor Bento, Lívia Serafim, Profa. Rita, entre outros companheiros que estão na luta, mas não conseguirão, pois o Movimento é muito maior do que essa ou aquela pessoa. Sua identidade é claramente definida nos diferentes movimentos sociais de luta que estiveram presentes com suas representações e militantes, como: MST, MPA, LGBT, CUT, SINTRICON, Nordeste FM, UEPB, MRU, UP, IFPB, AACG, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, CTB, Sindicato de servidores, Teju-Açu, Café com Poeira, Movimento Negro, Movimento de Mulheres, Levante Popular da Juventude, Movimento Estudantil, Movimento Guarabira Pede Socorro, entre outros.
Os Movimentos Sociais de Guarabira e região do Brejo foram as ruas para protestar contra um governo que não possuí legitimidade para governar o Brasil, seguido e apoiado por partidos como o PSDB, DEM, PMDB, que perderam as eleições presidenciais, ou traíram a democracia, mais orquestraram o golpe e agora estão ilegitimamente governando o país.




Vejam: Vídeo sobre o #ForaTemer em Guarabira no dia da Tocha olímpica:






 
Imagens: Belarmino Mariano, Redes sociais. Guarabira, 03/06/2016.

O Movimento Guarabira Contra o Golpe, deu o seu recado. Não aceitamos golpes contra a democracia, não aceitamos golpistas! A luta esta apenas começando e não terá tempo para acabar.



Veja artigos na integra:


Imagens e mais sobre o tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário