Hoje, 02 de setembro de 2025, estamos vendo generais, brigadeiro e capitão sendo julgados na Suprema Corte, por articulação do Golpe de Estado. Tivemos a abertura do julgamento final para o núcleo duro dos golpistas Bolsonaristas. Tudo televisionado ao vivo e a cores para o Brasil e o mundo.
Não sou um intusiasta do judiciário, pois sempre vi como uma estrutura hierárquica servil aos interesses das elites brasileira e até mesmo estrangeira. Nunca vou esquecer do golpe contra a presidenta Dilma, "com Faria Lima, Imprensa, Câmara, Senado, Supremo e tudo". Difícil aceitar a prisão injusta de Lula, só para lhe impedir de concorrer a eleição de 2019. Mas, uma coisa é certa, nesse momento, alguns ministros do Supremo estão firmes e fortes, em defender e proteger a nossa Constituição.
Hoje tivemos aulas magnas sobre direito constitucional e penal. Tivemos aula sobre democracia, ética, cidadania e soberania nacional. O Brasil talvez esteja, pela primeira vez em sua história, fazendo justiça, contra sua terrível história de golpes de Estado e olha que dar para contar pelo menos uma dúzia de grandes golpes, principalmente os militares, violentos e torturantes.
Para aqueles que achavam fácil fechar o STF, que bastava um cabo, um soldado e um jeep, esse poderia ser um bom dia para tal. Tentar fechar o STF ao vivo e a cores. Mas quase ninguém para espernear frente a frente com a primeira turma do Supremo. Nem mesmo os reus, compareceram ao julgamento, alegando "desfaçatez".
Por incrível que pareça, a defesa dos acusados indefensáveis, não defendeu nada, diante das robustas provas, em que houve uma verdadeira organização criminosa, comandada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus generais de confiança, com plano golpista manuscrito e até operação para eliminar o presidente Lula, seu vice José Alckmin e o Ministro Alexandre de Moraes.
Se o dia 08 de janeiro de 2023, representou a culminância da tentativa de golpe, com violento ataque ao centro dos três poderes, em Brasília, hoje é o grande dia em que, diante do Brasil e do mundo, estamos assistindo ao julgamento dos golpistas contraca democracia, contra a pátria e contraca nossa soberania.
Todos os advogados dos reus, aproveitaram a grande cobertura midiática e optaram por promover seus milionários escritórios de Direito. Estavam diante das câmaras, sem nada para defender, diante óbvio, passaram a fazer grandes elogios à corte e aos ministros do Supremo.
Seus clientes ficaram todos em terceiro plano e, em uma tentativa dissimulada e fora da realidade, foram defendidos como se fossem santos inocentes e que, bada tinham com todas aquelas acusações e as vastas provas. Ou seja, pelos os advogados de defesa, seus clientes já podem ser todos condenados e, no máximo, estão tentando diminuir as penas, quem sabe baixar os anos de prisão, de 40 para 35 anos.
A sustentação oral dos advogados de defesa, não chegaram a sustentar, exatamente nada, que podesse inocentar seus clientes. Hoje foi um grande dia para a democracia. Que essa semana seja realmente uma semana da pátria e que todos os golpistas sejam enjaulados, pois golpistas não passarão!
*Por Belarmino Mariano. Imagens das redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário