quinta-feira, 28 de maio de 2020

Guarabira no Mapa Escuro da Covid-19


Por Belarmino Mariano Neto



     Covid-19 e Guarabira? Alheia, omissa e conivente, ignora a flexibilidade do isolamento social e deixa a doença circular livremente em ruas ruas e lares.

terça-feira, 26 de maio de 2020

EM CAMPINA GRANDE, O ENGAJAMENTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS SALVA VIDAS.

Projeto que descongela progressões e salários dos servidores ...

Por: Nelson Aleixo Júnior*

Em 20 de abril Campina Grande tinha 11 casos de Covid-19 e o Prefeito  Romero Rodrigues queria reabrir o comércio e as escolas, o que não ocorreu devido a pressão dos movimentos sociais da cidade; no dia 27 de abril os comerciantes do centro da cidade obrigaram os comerciários a irem ficar de joelhos rezando pela abertura do comércio. 

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Guarabira-PB e Região: Rodovias Livres para o Covid-19 Circular

Googlemaps - Guarabira/PB.
Por Belarmino Mariano

Quando todo o Estado da Paraíba assumiu a 10ª posição no ranking dos Estados brasileiros, ultrapassando os 5.883 casos de infectados e 230 mortos por Covid-19. 
Guarabira-PB aparece em sexto lugar no Estado, com o registro oficial de 215 infectados e quase 1.000 suspeitos. 

terça-feira, 19 de maio de 2020

Guarabira-PB: 60 dias de Pandemia

Por Belarmino Mariano
As medidas de isolamento ou quarentena para conter a expansão da Covid-19, se iniciaram na Paraíba, a partir do dia 19 de março. Ainda eram poucos casos, restritos aos grandes centros, mas as preocupações já eram mundiais.
No começo notamos um certo respeito as medidas, mas em apenas 15 dias, já havia um completo relaxamento das políticas de isolamento social, pois muitos seguiram as orientações do presidente Jair Bolsonaro e, passaram a ignorar os alertas da OMS e do Governo do Estado.
No dia 04 de abril, escrevi um longo artigo, alertando que Guarabira-PB, como uma cidade pólo regional, não possuía equipamentos de saúde para combater a pandemia de Covid-19, pois o que tínhamos já era insuficiente até para as outras situações de doenças normais.
As autoridades municipais, continuaram sem tomar as necessárias e urgentes medidas, que estavam ocorrendo em todo o Brasil.
Para complicar a situação, reabriram o comércio e Guarabira se transformou em um lugar perigoso para todos. Pois essa abertura provocou uma onda de pessoas das cidades próximas.
Em 15 dias, por volta do dia 04 de maio, surgiram os dois primeiros casos, depois 04, 10, 30, 70, 140 e agora já temos mais de 205 casos, 03 óbitos e mais de 950 casos suspeitos. Isso representa uma média de 14,3 casos por dia.
Para complicar a situação, nossa maior empresa de alimentos é um dos focos de transmissão e foi temporariamente interditada pelo Ministério Público do Trabalho. Isso agrava ainda mais a situação regional, pois a Guaravera processa e distribuí alimentos pra toda a Região.
Se juntarmos os casos regionais, já ultrapassos, mais de 786 casos confirmados. 
Estes dados colocam a Região de Guarabira-PB em segundo lugar, dentro do Estado, tendo a Grande João Pessoa em primeiro lugar. A Região do entorno de Guarabira, ultrapassou Campina Grande, Sertão, Cariri, Seridó e Curimataú. 
60 dias de Pandemia em apenas 15,  nosso frágil sistema de saúde pública entrou em colapso.
A Região polarizada e Guarabira-PB, não fizeram nada de concreto para conter a chegada e o avanço da Pandemia.
Um Hospital de Campanha? uma medida urgente de ocupação da antiga Maternidade Nossa Senhora da Luz, para transformar em uma Hospital municipal referência para o Covid-19?
Transformar o Zenobão em um hospital de emergência parado Covid-19?
Nada, nenhuma ação concreta foi tomada e nossos casos graves, tendo que se deslocar para a Grande João Pessoa.
Enquanto escrevo esse artigo, carros, motos e pessoas circulam por essa cidade, como se nada de perigoso estivesse acontecendo.
Não vejo nenhuma política de controle rígido da Pandemia. Carro de som e política paliativa de alerta, de nada adianta.
Cadê as barreiras de fiscalização e de teste rápidos, como ocorrem em vários Estados e Municipios?
Carros entram e saem de Guarabira, sem nenhum controle. O Comércio aparentemente fechado, atende a meia porta e faz circular trabalhadores e clientes.
Festas e fogos de artifício são ouvidos ao longe, enquanto carros de som anunciando a venda de supérfluos e de planos de saúde.
Esperamos que os recursos da saúde e da assistência social, além de outras fontes, possam servir de fato para frear o avanço do Covid-19 em nossa cidade e Região.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

COVID-19 NA AMÉRICA DO SUL

Por Belarmino Mariano*
No momento em que dois Ministros da Saúde caem, em menos de um mês, durante o Governo Bolsonaro (Sem Partido), o Covid-19 toma conta do país.
Se juntarmos todos os casos de Covid-19 da América do Sul, temos cerca de 383.099 casos (OMS, 14/05/2020). Vale registrar de o continente Sul Americano possuí cerca de 422,5 milhões de habitantes, dos quais, 211 milhões são Brasileiros.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Região próxima de Guarabira-PB já registra 401 casos de Covid-19

Por Belarmino Mariano.
Guarabira-PB com 120 e seu entorno já temos 402 casos  da Covid-19. Isso coloca a Região em segundo lugar na Paraíba, perdendo apenas para a Grande João Pessoa com 2.086 casos e superando Campina Grande, que registra 160 casos.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Covid-19 em Guarabira-PB e seu entorno



Por Belarmino Mariano


De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde - PB, Guarabira com 60 casos, 01 morte e 226 casos suspeitos, já é o 7º município com mais casos de Covid-19 em todo Estado.
Quando juntamos os casos das cidades vizinhas ou com ligação direta para Guarabira, o número de casos coloca essa área em 2º lugar, perdendo apenas para a Grande João Pessoa.
Guabiraba e seu entorno já somam 202 casos. O dobro de casos do Sertão e quase o triplo de casos de Campina Grande, com 89 registros de infectados. Estamos disparados na frente do Cariri e do Curimataú.
No raio de circunferência em até 50 Km, temos Sapé com 60 casos, Mari com 15 casos e Guarabira com 60 casos. Somados são 135 registros de contaminados. Se levarmos em conta a população dos três municípios, teremos: Mari com 21,8 mil pessoas; Sapé com 52 mil habitantes e Guarabira, com 58,5 mil habitantes. Somados daria em torno de 150 mil pessoas. Estes dados estatísticos representam, mais de 1,7% de pessoas infectadas. Isso sem considerarmos os casos suspeitos e não testados, que podem elevar os casos em no mínimo 10x+. Isso seria quase 18% dos habitantes, apenas destas três cidades.

Podemos considerar que a maioria dos casos se multiplicaram nas duas ultimas semanas, o que confirma uma tendência de que não foram respeitadas orientações de higiene, isolamento social e uso de máscaras. Para complicar, as autoridades políticas autorizaram a reabertura do comércio local.
No entorno de Guarabira, nas cidades circunvizinhas da Região, já somam 40 casos e em cidades que estão nas rotas para Guarabira, foram registrados mais 29 casos. Somados, já são 69 casos, com os casos da cidade polo, já temos 129 pessoas infectadas pelo Covid-19.
De forma bem objetiva, Guarabira ocupa o sétimo lugar no ranking estadual, mas considerando escalas regionais Guarabira e seu entorno territorial, já ocupa o segundo lugar. Estes dados são preocupantes, em especial, depois do afrouxamento das medidas de isolamento e da falta de políticas concretas para inibir a circulação de pessoas e veículos.
Como minha residência se localiza no centro de Guarabira, no 3º andar de um edifício, me surpreendo todos os dias, com o grande fluxo de pessoas, automóveis, motos e bicicletas. Uma significativa parcela dos moradores de Guarabira, parece que não reconhece os perigos da pandemia de Covid-19, pois agem como se nada estivesse acontecendo.
Considerando que estamos a 48 dias do início de casos no Brasil, em menos de 20 dias, os casos se alastraram pela região e pode ficar incontrolável. Na região com mais de 350 mil habitantes e sem nenhum hospital de referência para Covid-19, quando já sabemos que a Grande João pessoa, com mais de 1.500 casos, já não comportas os seus próprios casos.

Em Guarabira, temos apenas 01 hospital regional de média complexidade, para atender uma demanda regional com 350 mil habitantes e apenas 08 UTI´s. Temos também uma UPA 24 horas, para emergências.  Na cidade não existe Hospital Municipal e todos os postos de saúde (UBS), são de baixa complexidade e em muitos casos, nem médicos plantonistas, existem nestes postos. 
Em outras palavras, 60 casos em Guarabira, para as baixas condições de atendimento, já são assustadores, pois a velocidade de contágio é elevada, enquanto o tempo de cura, é demorado, entre 15 e 20 dias no mínimo.
Então:
#FicaEmCasa
#UseMascara.


quinta-feira, 7 de maio de 2020

O Preço da Omissão


Por Belarmino Mariano
No final de semana, Bolsonaro e sua trup foi às ruas de Brasília atentar contra a democracia e contra a imprensa brasileira. 
Seus fanáticos seguidores carregavam faixas e cartazes pedindo Ditadura Militar sob o comando de Bolsonaro. 

quarta-feira, 6 de maio de 2020

"O Vírus do Planalto"


Por Giovane Souza
O vírus do Planalto as margens estática, de uma cerca sem efeito isolante, um discurso amador, sem diplomacia e preocupante: 
- " e daí..., Não sou coveiro...., Não faço milagres..., Calem a boca...." 
E ainda cumprimentou seguidores com as suas mãos infectantes.
Mas, se "ergue da justiça a clava forte" de quem assina e demite o que faz tudo, contraria e se lança a própria sorte, é derrotado, xeque "Teich". No entanto, "verás que um filho teu não foge a luta", nem teme pois adora a própria biografia, acabou a mamata, pois o herói não está a venda. Não entendem os idólatras, que venda? O cargo no STF é pouco ou retirou a venda dos olhos da justiça? Não se sabe ao certo. 
Sabe-se que deitado eternamente em covas rasas, jaz os sonhos íntimos de alguém, ao som de choros estridentes e soluços, que distantes compadecem por seu bem. Não amam mais a Pátria, só o idolatram. Salve-se!! Salve-se!!
Por quantas mil terás Brasil ao fim da lástima, são filhos deste solo hora tenro e frio, se cuida, fica em casa Brasil.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

A DEMOCRACIA EM SEU LEITO DA MORTE

Por Belarmino Mariano
O presidente Jair Bolsonaro, mais uma vez, atenta contra a vida e propaga a morte, ao incitar as aglomerações e expôr milhares de pessoas a carreatas e ato público, contra a democracia e a liberdade de imprensa.
Ontem tivemos mais um ato de barbaridade, com agressão a jornalistas e veículos de comunicação.
Tivemos o presidente, deputados e ministro, em meio a um pandemônio de milicianos, vestidos com as cores da pátria e carregando bandeiras do país, fantasiados de patriotas, mas contrariando os órgãos de saúde e atacando o Congresso Nacional e STF, com pedido de volta da Ditadura Militar.
Não consegui entender o significado de uma bandeira dos Estados Unidos e outra do Estado de Israel. Essas bandeiras apareceram na rampa do Palácio do Planalto, no exato momento em que o presidente e seus filhos, chegaram ao ato público. Será que Bolsonaro insinua que tem o apoio das Forças Armadas, EUA e Israel?
Depois de declarações do próprio Donald Trump, Bolsonaro ficou completamente isolado, fazendo todas as lambanças e agredindo os profissionais da imprensa sempre que possível. No ato anterior, Bolsonaro tentou negar tudo o que havia feito e dito contra as instituições.  Agora, voltou a repetir tudo o que havia desdito e acrescentou que conta com o apoio do exército. Será que seus atos ficaram impunes mais uma vez? Até quando as nossas instituições democráticas serão ameaçadas e achincalhadas em praça pública e nas redes sociais? Seus seguidores fazem o mesmo, pior, as agressões foram físicas e no país onde já são mais de 100 mil casos do Covid-19, o presidente constrói cenários de terror e golpe de Estado.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Covid-19 chegando pesado em Guarabira-PB

Por Belarmino Mariano
Guarabira-PB com o comércio aberto, as filas da morte no sofrimento por 600 reais e o descaso político. Pulamos de zero para 4 casos e para 7, depois 9, já se fala em 12 casos de Covid-19, inclusive uma atendente da UPA24HS. Se uma atendente hospitalar já contraiu, imaginem, quantos já estão com o vírus encubado, familiares e pacientes?
Guarabira já é a 10* cidade com mais casos na PB. Era essa a ideia  ao abrir o Comércio? 
Queriam competir com os grandes centros estaduais? Não adianta pegar carro de som e locutor para ficar girando pelo centro da cidade, com alertas de que o Comércio foi aberto e que todos precisam se cuidar.
Imagina a muvuca de entrar e sair de lojas, provar roupas calçados, pegar nos produtos, coçar o rosto. 
O pior, não é só  Guarabira-PB, Sapé, Mari, Serra da Raiz, Caiçara, Itapororoca, Mamanguape, Rio Tinto, etc.
Os responsáveis pela abertura do Comércio e os comerciantes da pressão, devem se responsabilizar, pois essa ideia maluca com certeza está dando errada.
Muitos de vocês votaram em Bolsonaro, fizeram campanha pra ele e tudo mais. Agora querem dar uma de doidos também? 
Esse é só o começo da primeira 🌊. A segunda onda vem com as mortes e a terceira com o colapso do sistema de saúde.
Já que o prefeito que é o represente do poder Executivo, deu a sua palavra que abriria o Comércio, saiba que é dele a responsabilidade maior. Outra coisa grave e séria, as gigantes filas na Caixa Econômica, pessoas amontoadas, dormindo nas calçadas e portas de lojas, também são de responsabilidade municipal. Já vi vários vídeos e nenhuma assistência do poder público. Chuva, sereno e falta de equipamentos como uma simples máscara e álcool gel. Essa é uma grande porta aberta para o Covid-19. Ninguém pra orientar, nada feito. Vocês estão fazendo o jogo de Bolsonaro, não libera os recursos e dia após dia aumentam os enfileirados dos 600 reais.
No dia 4 de abril fiz esse alerta.
Foto Arquivo do autor.