sexta-feira, 8 de maio de 2020

Covid-19 em Guarabira-PB e seu entorno



Por Belarmino Mariano


De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde - PB, Guarabira com 60 casos, 01 morte e 226 casos suspeitos, já é o 7º município com mais casos de Covid-19 em todo Estado.
Quando juntamos os casos das cidades vizinhas ou com ligação direta para Guarabira, o número de casos coloca essa área em 2º lugar, perdendo apenas para a Grande João Pessoa.
Guabiraba e seu entorno já somam 202 casos. O dobro de casos do Sertão e quase o triplo de casos de Campina Grande, com 89 registros de infectados. Estamos disparados na frente do Cariri e do Curimataú.
No raio de circunferência em até 50 Km, temos Sapé com 60 casos, Mari com 15 casos e Guarabira com 60 casos. Somados são 135 registros de contaminados. Se levarmos em conta a população dos três municípios, teremos: Mari com 21,8 mil pessoas; Sapé com 52 mil habitantes e Guarabira, com 58,5 mil habitantes. Somados daria em torno de 150 mil pessoas. Estes dados estatísticos representam, mais de 1,7% de pessoas infectadas. Isso sem considerarmos os casos suspeitos e não testados, que podem elevar os casos em no mínimo 10x+. Isso seria quase 18% dos habitantes, apenas destas três cidades.

Podemos considerar que a maioria dos casos se multiplicaram nas duas ultimas semanas, o que confirma uma tendência de que não foram respeitadas orientações de higiene, isolamento social e uso de máscaras. Para complicar, as autoridades políticas autorizaram a reabertura do comércio local.
No entorno de Guarabira, nas cidades circunvizinhas da Região, já somam 40 casos e em cidades que estão nas rotas para Guarabira, foram registrados mais 29 casos. Somados, já são 69 casos, com os casos da cidade polo, já temos 129 pessoas infectadas pelo Covid-19.
De forma bem objetiva, Guarabira ocupa o sétimo lugar no ranking estadual, mas considerando escalas regionais Guarabira e seu entorno territorial, já ocupa o segundo lugar. Estes dados são preocupantes, em especial, depois do afrouxamento das medidas de isolamento e da falta de políticas concretas para inibir a circulação de pessoas e veículos.
Como minha residência se localiza no centro de Guarabira, no 3º andar de um edifício, me surpreendo todos os dias, com o grande fluxo de pessoas, automóveis, motos e bicicletas. Uma significativa parcela dos moradores de Guarabira, parece que não reconhece os perigos da pandemia de Covid-19, pois agem como se nada estivesse acontecendo.
Considerando que estamos a 48 dias do início de casos no Brasil, em menos de 20 dias, os casos se alastraram pela região e pode ficar incontrolável. Na região com mais de 350 mil habitantes e sem nenhum hospital de referência para Covid-19, quando já sabemos que a Grande João pessoa, com mais de 1.500 casos, já não comportas os seus próprios casos.

Em Guarabira, temos apenas 01 hospital regional de média complexidade, para atender uma demanda regional com 350 mil habitantes e apenas 08 UTI´s. Temos também uma UPA 24 horas, para emergências.  Na cidade não existe Hospital Municipal e todos os postos de saúde (UBS), são de baixa complexidade e em muitos casos, nem médicos plantonistas, existem nestes postos. 
Em outras palavras, 60 casos em Guarabira, para as baixas condições de atendimento, já são assustadores, pois a velocidade de contágio é elevada, enquanto o tempo de cura, é demorado, entre 15 e 20 dias no mínimo.
Então:
#FicaEmCasa
#UseMascara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário