Imagem extraída das redes sociais. |
Por Belarmino Mariano
Nunca pensei que o primeiro governo de extrema-direita do Brasil, conseguisse tanta incompetência em tão curto espaço de tempo. Achei que todas as declarações de campanha fossem firulas eleitorais e que passadas as pendengas do voto, o país passasse a borracha nas desavenças e tocasse um projeto de governo, essencialmente ultra-neoliberal, com uma gigantesca base aliada (juntando os partidos de direita, de centro-direita, liberais progressistas, liberais cristãos e até trabalhistas arrependidos com as bandeiras produtivistas e progressistas do passado).
Achei que iriamos entrar em uma nova era de perfeição, parecidas com aquelas revistinhas americanas de seitas neo-cristãs que pregam a teologia da prosperidade, mas infelizmente, nada disso aconteceu e olha que o governo conseguiu pelo próprio partido, sair de 1 para 52 deputados federais. Uma bancada que sozinha já conseguiria fazer um barulho tremendo na câmara federal. Mas predomina o bate-cabeças e as declarações estapafúrdias de quem não sabe governar.
O Governo do PSL conseguiu cometer alguns erros políticos primários dentro do parlamento, coisa que não poderia ocorrer de jeito nenhum, pois o mesmo já vivia naquela casa por mais de 25 anos consecutivos e como uma raposa velha, não cairia em arapucas.
O Primeiro erro foi não reconhecer que vários partidos e lideranças em nível nacional, enfraqueceram as campanhas dos seus presidenciáveis e liberaram a militância dos seus partidos para o voto em Bolsonaro já no primeiro turno, pois sabiam do risco de um segundo turno com Haddad e Ciro.
O que fez o presidente eleito aconselhado por seus garotos? Ignorou essas forças e legendas políticas em seu futuro governo, o que deveria ser um governo de coalizão política com quadros competentes, que existem em diferentes legendas. Reconhecer essas forças, criaria uma base política sólida, com partidos como (PSDB, PSD, PP, PROS, PODEMOS, NOVO, DEM, Solidariedade, PPS, PTB, PRB, PRTB, PV, PTdoB, MDB, PSC, PPL e até ovelhas desgarradas do PDT e PSB, entre outros nanicos). O eleito como mito, achou que daria para governar pelo twitter.
Como nada disso foi feito, começaram os desafetos para ver quem ficaria com que pastas. Pastores dando pitaco, deputados de primeira viagem mandando mais que o próprio presidente e até "pita-queiro internacional" metido a astrólogo, quiromancia e filósofo auto-didata, tinha carta branca para escolher Ministro e chefes de grandes estatais.
Os primeiros Ministros de Bolsonaro, colecionam problemas com a justiça brasileira e por incrível que pareça, só alguns militares da reserva, escapavam de denuncias de corrupção, desvio de erário público e outras amarras de ilegalidades.
O Super Ministro da Economia acumula denuncias de enriquecimento ilícito através de fundos de pensão, mas pousa de moral ilibada; O Ministro da Casa Civil, foi pego com esquemas de caixa 2 e perdoado pelo Super Ministro da Justiça; o Ministro da Secretaria Geral do Governo, caiu e calou-se como um Bebianozinho, pois as laranjas podres do PSL entraram na sua conta; o Ministro do Turismo, envolvido com esquema de candidatas laranjas para subtrair dinheiro de campanhas eleitorais, continua afrontando os interesses do Brasil; O Ministro da Justiça, todos sabem das suas manobras em prender Lula, para facilitar a eleição para algum candidato da direita, a Ministra do Monte de Ministérios da Goiabeira, talvez seja a única que fale a língua do presidente, essa não caí pois a conversa dela é diretamente com o lá de cima; o Ministro Estrangeiro da Educação, um estranho no Ninho, indicado por Olavo de Carvalho e até currículo lattes falso ele usa em suas parcas produções acadêmicas de origem duvidosa. A lista é muito mais extensa, de maneira que poderia faltar tinta em minha caneta Bic.
Os articuladores políticos do presidente dentro do congresso, são todos marinheiros de primeira viagem, não sabem nem o que é uma comissão parlamentar, imagina conseguir articular interesses de raposas perigosas?
Basta a gente observar que, enquanto o Deputado Aécio Neves (PSDB) passa quietinho e calado, por dentro das seções, usando a velha TGM ( Tática da Galinha Morta), os vários e inexperientes deputados do PSL, todos os dias entram em uma confusão, usam a tribuna para atacar interesses sociais e viram motivo de chacotas em redes sociais, descredito total e tontura política é o mais comum entre eles. Basta entrar na TV Câmara, prepara a pipoca e morrer de tanto rir, com as marmotas eleitas, sem nenhuma noção de onde o galo esta cantando.
Esse é o segundo maior erro político do governo do PSL, colocar em cargos importantes, pessoas sem competência e sem traquejo político. Esse grupo político lembra muito aquele ditado popular que diz: "O bicho ruim quando não têm do que dá cabo, primeiro morde o rabo e depois vai se comer" (Gonzaguinha).
Para completar a lambança o presidente envia para o Congresso a pior Reforma da Previdência que alguém poderia enviar, pois nem precisa argumentar muito para compreendermos que essa reforma só beneficia as elites e seus banqueiros, prejudicando diretamente os trabalhadores pobres e por tabela, milhões de pequenos empresários que viviam desses aposentados, maior circulação renda direta.
Tantas questões mais suaves para tratar no congresso: a) Reforma Tributária; b) Reforma Política; c) Reforma do judiciário; d) O pacto federativo e recursos para os estados e municípios; e) Reforma do sistema de comunicação, culminando com a estatização do Sistema Globo, para o governo controlar o sistema de comunicações em seu favor f) propor uma CPI sobre o Kit Gay, para depois disso tudo, propor a famigerada deforma da previdência.
Só gostaria de lembrar para o chefe mito da nação, que a grande maioria dos deputados que votaram a Reforma Trabalhista, não conseguiram se reeleger e agora, muitos deputados já estão de orelha em pé, pois a Reforma da previdência terá um impacto tão negativo na vida das pessoas, que vai ter Deputado que nem andar mais de avião conseguirá.
Ministros que copiam e colam propostas de reformas, ministros que silenciam e encobrem criminosos comprovados entre outros tipos de crimes, com o envolvimento direto de milicianos e políticos dão o tom de um desgoverno LTDA.
Agora que o Ministro Estrangeiro da Educação esta prestes a caí e depois dessas idas e vindas e desse disse não disse, tá hora de esquecer as barrigadas e começar a trabalhar. Vale lembrar que, se o MEC vive sua pior fase administrativa, imagina o Ministério do Agronegócio, com os negócios escusos da Ministra dos agrotóxicos?
Essa coisa de governar pelo twitter têm um limite. Se candidato a essa vaga de sindico do Brasil, então é bom lembras das regras, terá que ser um gestor de crises. Agora que entrou faz alguma coisa que recupere a confiança dos brasileiros, demite todos esses ministros podres que te rodeia, busca gente competente, reajusta o salário mínimo, envia um projeto do Eduardo Suplicy, criando uma renda mínima para todos os brasileiros acima dos 18 anos, instala frentes de trabalho para despoluir rios, lagoas, mares, cria bolsas de estudos para estudantes pobres e baixa impostos sobre cesta básica para afastar o povo da miséria, pois do contrário, como disse teu Guru Olavo de Carvalho, desse jeito, teu desgoverno não dura seis meses.
Vamos lá, bota essa garotada de molho, solta voz na avenida e diz pra o que veio, pois tem vice de olho nas tuas lambanças. Se lembra que os empresários que te apoiaram já estouram o saco, estão ficando putos. já sarou a facada, já te tiraram a bolsa de colostomia, então não existe mais desculpas.
fonte da imagem: http://politicadesmistificada.blogspot.com/2017/10/viagem-de-bolsonaro-aos-eua-foi-um.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário