quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

OS PROFESSORES E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Raio sobre árvore. colhido das redes sociais
Por Belarmino Mariano*

Vespas sanguinárias, piranhas famintas e infelizes das costas ocas. porque tanto ódio aos professores? de onde vem tanta sede de vingança contra a categoria do magistério?
Nós professores temos nossos direitos adquiridos e reconhecidos internacionalmente, pois somos a mola mestra para o pleno desenvolvimento de qualquer Nação.  Nos países nórdicos, os professores são uma categoria de elevado grau e de respeito por todos. Nos países europeus o magistério é a ponta de lança para os avanços tecnológicos e científicos, sem Eles, aquele velho mundo já teria se acabado com guerras e pandemias. 
No Japão o imperador se curva para saldar os professores. A sociedade japonesa tem verdadeira adoração pelos mestres dos seus filhos e participam rigorosamente da vida das crianças, exigindo respeito aos professores e comprometimento com os ensinamentos.

NO LEITO DA MORTE PREVIDENCIÁRIA

Imagem coletada das redes sociais perfil da @RealMorte, Fev/2019.

Por Belarmino Mariano*

Pode até ser fake news, que políticos como vereadores, prefeitos, deputados, governadores e senadores não pagam Previdência e nem Imposto de Renda (IR), pois quando vemos seus proventos milionários, pagar essas obrigações não representa quase nada. Eles até pagam essas contribuições, descontadas dos seus obesos rendimentos (sem gordofobia).
Mas os penduricalhos que recebem todos os meses, os caixa 2, as gratificações laranjas, os cargos para os parentes e amigos, o percentual que contraem dos assessores, os auxílios: mudança, combustível, paletó, os apartamentos funcionais em Brasília e uma infinidade de outras mordomias, nada disso entra nas contas da previdência ou do IR. Com raras e importantes exerções dos que lutam pelos interesses dos trabalhadores,  chamamos a grande maioria de uma casta de privilegiados ao serviço e dispor das elites dominantes.
De lambuja, esses políticos, com raras exerções (os que se negam a receber), depois de 8 anos de mandatos já podem se aposentar, bem como os seus vices, pois se passar apenas 9 (nove) meses no cargo, também tem o direito a aposentadoria integral. 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Geopolítica: A disputa territorial entre Venezuela e Guiana

Essequibo, área disputada entre Venezuela e Guiana. Fonte: TeleSUR.
POR  · PUBLISHED  · UPDATED 

          O Essequibo é uma área compreendida entre o Rio Essequibo e a divisa tradicional entre Guiana e Venezuela. Dispõe de uma série de recursos naturais, como ouro, bauxita, urânio, potencial hidrelétrico e, em seu oceano próximo, petróleo.
A disputa na região remonta ainda ao século XIX, quando os ingleses compraram as terras do Essequibo, que até então estavam sob domínio holandês, estabelecendo a Guiana Inglesa, em conjunto com as colônias vizinhas de Berbice e Demarara.

Incêndio de ajuda humanitária pode ter ocorrido dentro da Colômbia

Por Belarmino Mariano

Imagem capturada das redes socais. em 25/02/2019.
No mundo em que Trump foi eleito a partir de uma pesada campanha de fake news , quem assistiu as redes de TV neste final de semana, observou claramente as imagens tentando incriminar o governo de Nicolás Maduro, sobre o incêndio de ajuda humanitária americana na Fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Vídeos amadores entre outras, foram capturadas, mas não deixam claro em que ponto ocorreu o incidente. Mas o sentido geográfico ou a posição dos caminhões não deixam dúvidas. O fato ocorreu dentro do território colombiano, pois a linha de fronteira demonstra que se tivessem cruzado a linha, todos os caminhões estariam com  as suas traseiras  depois do posto da fronteira.

Senado fará CPI no INSS

Resultado de imagem para cpi inss imagens
Imagem extraída do http://portaldozacarias.com.br.
Por: Assessoria de Imprensa COBAP

A *CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APOSENTADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS  (COBAP)* juntamente com o senador Paulo Paim (PT-RS), acabam de desferir  um duro golpe no Governo Federal, conseguindo o número necessário de assinaturas para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a real situação financeira da Previdência Social.
Pela primeira vez, em 92 anos de existência, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofrerá uma severa investigação. Serão apurados desvios de verbas, fraudes, sonegações e todos os tipos de irregularidades.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Venezuela: Óleo e Sangue

imagem colhida das redes sociais.
Por: Lucio Flávio Vasconcelos

A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo.
Mais de 90% das suas exportações estão atreladas ao "ouro negro".
O país sempre fora dominado por uma oligarquia corrupta e excludente. Nenhuma novidade na América Latina.
O coronel Hugo Chaves tentou chegar ao poder através de um golpe militar,  em 1994. Mas fracassou. Depois de amargar um curto período na cadeia, saiu como um herói popular.
Trocou a pistola pela retórica. Com um discurso populista de esquerda, lançou-se numa cruzada moralizante contra a elite venezuelana.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

DE BRUMADINHO A GUARABIRA: O Papel do Estado na Gestão Ambiental

Figura de Capa: Guarabira e região do Aterro Sanitário. Fonte: Parecer Técnico entregue junto a denúncia ao MP.

Por: Talles Chateabriand de Macêdo* & 
        Belarmino Mariano Neto**


     É evidente que precisamos definitivamente acabar com a politização (na conotação negativa) da gestão ambiental no Brasil. O Crime Ambiental que foi noticiado como "A catástrofe anunciada que aconteceu em Brumadinho" é mais um sinal vermelho que acende, demostrando que somos um país que não respeita a legislação ambiental e para os infratores a impunidade é o prêmio. Então queremos ressaltar que não foi Brumadinho e sima Mega empresa Vale do Rio Doce (Vale), em especial, quando de trata de grandes grupos empresariais que atuam para além do mercado nacional, consociando o processo de globalização que passa pelo domínio de territórios, controle sobre grupos políticos, forte lobe em governos municipais, estaduais e federais.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Brasil: Guerra e/ou paz

Por: David Soares*
Há 149 anos o Brasil não se envolve em um conflito armado. Além disso, a tradição da política externa brasileira tem sido o de respeito pela autodeterminação dos povos. O governo (sic) Bolsonaro está transformando o Brasil em um vira-latas lambe botas dos Estados Unidos e está nos levando para um conflito armado que, caso aconteça, terá consequências extremamente graves, e não falo apenas para os brasileiros que irão morrer lutando pelos interesses dos Estados Unidos no petróleo da Venezuela, mas, para o conjunto do país. A tragédia que é governo Bolsonaro (construído a partir de mentiras, ódio e manipulação da ignorância) não se resume apenas à autorização de Moro para matar pobres e a de Paulo Guedes para matar idosos, está só no começo. O pessoal que fez arminhas com as mãos nas eleições passadas ainda nem sabem o que está acontecendo. Os tiros disparados são nas liberdades democráticas, nos direitos sociais e na soberania nacional.
*Cientista Social. Prof. da UEPB.

ALGUNS PONTOS DA REFORMA DA MORTE PREVIDENCIÁRIA


Por: Dr André de Oliveira
Mestre em Direitom
1- Tempo de contribuição para obter 100% do valor da aposentadoria: para homens 40 anos, para as mulheres 35 anos.
2- GATILHO DE IDADE AUTOMÁTICO: para cada ano que subir a média de expectativa de vida, sobe 1 ano proporcionalmente o tempo de contribuição para se conseguir os 100% da aposentadoria.
3- Para o tempo mínimo de contribuição, 20 anos, a previdência pagará apenas 60% do valor. Na lei atual são 85%.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Bolsonaro, Bebiabo e o PSL

Por: Rodrigo Freire
Luciano Bivar era o presidente e dono do PSL há décadas. Bolsonaro ia se filiar ao PEN, que até mudou de nome para "Patriotas", atendendo a um pedido seu. Às últimas horas do prazo de filiação para disputar a eleição de 2018, Bolsonaro se filiou ao PSL, e Bivar cedeu a presidência do PSL a Bebiano, advogado de Bolsonaro e coordenador da sua campanha, como parte do acordo para a filiação de Bolsonaro e sua entourage ao PSL.
Após a eleição, Bebiano devolveu a presidência do PSL a Bivar. Bebiano - que nunca havia participado da política, até conhecer Bolsonaro e virar seu braço direito - foi nomeado ministro da Secretaria Geral da Presidência.
Alguém acredita que o laranjal é só de Bivar e de Bebiano?