quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Zenóbio (PSDB) teve contas reprovadas pela maioria da Camara



Imagem extraída do  Portal 25 horas, 29/06/2016.

Da Redação

A maioria dos vereadores reprovaram as contas do Prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB), por 12X2. em seção ordinária da Câmara de Vereadores, no dia 09/08. O mais interessante é observarmos que essas mesmas contas haviam sido aprovadas pelos mesmos vereadores em 10/12/2015. Na ocasião estavam em jogo as contas de Fátima Paulino (PMDB) e Josa da Padaria (PSB) que também foram reprovados pelo TCE nos anos em que foram prefeito e vice e que atualmente que disputam as eleições em Guarabira.

Fatima-Josa-Zenobio

Fotos extraídas do: http://expressopb.com/wp-content/uploads/2015/12/Fatima-Josa-Zenobio.jpg/ 11/DEZ/2015

Os três tiveram as contas reprovadas pelo TCE, mas Zenóbio vai "pagar o pato" sozinho? 

Em dezembro de 2015, era recomendação do TCE para reprovação das contas de Josa da Padaria (Ex-PMDB) e Fátima Paulino (PMDB) com as irregularidades da época em que Josa e Fátima foram os prefeita e vice-prefeito do município. Mas os vereadores fizeram um acordão e simplesmente ignoraram o TCE, concedendo a aprovação dos três. Nesse momento, vemos dois pesos e duas medidas por parte do poder legislativo.
O presidente da Casa, Vereador Inaldo Júnior (PTB) ex-aliado do prefeito, que em dezembro deu proteção ao Prefeito, nesse momento, fez questão de comandar o ritual para que as contas de Zenóbio fossem reprovadas pela Câmara.
Zenóbio Toscano, ainda havia conseguido um mandato de segurança, tentando impedir ou retardar essa votação, que deveria ter acontecido há duas semanas. Nesse momento, com sua imagem extremamente desgastada, devido a crise política instalada, com o abandono de seu vice-prefeito Zé do Empenho (PRB), que aderiu ao grupo paulino, além do rompimento entre o prefeito e o presidente da Câmara Inaldo Jr, restou para dar sustentação ao prefeito, apenas os vereadores Lula das Molas (PSD) e Marcos Diogo (PSDB).
De acordo com levantamento dos vereadores de oposição, com registros no Portal 25 horas, são várias irregularidades indicados pelo TCE e Ministério Público, nas contas do prefeito e as quais ele não sanou em tempo hábil: 
i) Não realização de processo licitatório, nos casos previstos na Lei de Licitações, no valor de 571 mil reais; ii) Não empenhamento da contribuição previdenciária do EMPREGADOR, no valor de R$ 635 mil reais; iii) Não provimento dos cargos de natureza permanente mediante concurso público; iv) Não construção do Aterro Sanitário Municipal, como exige a Política Nacional de Resíduos Sólidos; v) Inexistência de controle dos gastos com combustíveis, peças e serviços de veículos e máquinas; vi) Contratação de pessoal através de processo licitatório, configurando burla ao concurso público; entre outras. (Portal 25 Horas).
Em 2014, o portal 25 horas publicou matéria sobre a reprovação das Contas de Josa da Padaria e Fátima Paulino: (20/12/2014)
"Dois gestores passaram pela Prefeitura de Guarabira em 2012. O TCE reprovou, por maioria, a prestação de contas da ex-prefeita Maria de Fátima de Aquino Paulino (que respondeu pela administração municipal até junho) e, por unanimidade, as do ex-prefeito José Agostinho Souza Almeida (gestor até o final do exercício). O não recolhimento de contribuições previdenciárias e despesas não licitadas contribuíram, entre outras falhas, para as duas decisões, mas ao segundo gestor o TCE ainda impôs o débito de R$ 40.819,00 por despesas não comprovadas com assessoria jurídica" (http://www.portal25horas.com.br/fatima-paulino-e-josa-da-padaria-tem-contas-reprovadas-pelo-tce/).
Nesse momento político de tantas denuncias de corrupção, de desvios de erário público e de mal uso dos recursos do tesouro, temos como candidatos para as disputas eleitorais em 2016, três candidatos que estão com recomendações de reprovação de suas contas: Fátima Paulino (PMDB), Josa da Padaria (PSB) e Zenóbio Toscano (PSDB). Os três tiveram suas contas aprovadas pelos vereadores em dezembro de 2015, contrariando o TCE. Agora fica a interrogação: Os três estão errados e apenas um será punido pelos vereadores de Guarabira?
Nesse momento, a única candidatura para prefeito que se encontra com a ficha limpa, sem nenhum um tipo de irregularidade é a do professor Belarmino Mariano (PSOL). Como Zenóbio já registrou sua candidatura, certamente irá recorrer dessa decisão, mais poderá ter sua candidatura impugnada pela justiça eleitoral. Restá ao povo de Guarabira impugnar com o voto as demais candidaturas que tenham um passado de contas reprovadas por quem entende, como o TCE e o Ministério Público.

Fontes de Pesquisa:
http://guarabira50graus.blogspot.com.br/2015/12/camara-de-vereadores-de-guarabira.html
http://www.portal25horas.com.br/prefeito-de-guarabira-zenobio-tem-contas-de-2014-reprovadas-pela-camara-por-12-a-2/
http://www.blogdogordinho.com.br/prefeito-de-guarabira-zenobio-toscano-tem-contas-reprovadas-pela-camara-de-vereadores/
http://www.portal25horas.com.br/casamento-anunciado-zenobio-afirma-que-psdb-e-pmdb-estarao-juntos-nas-proximas-eleicoes-em-guarabira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário