quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Jean Wyllys (PSOL) apresenta projeto que cria o programa “Escola livre”

Jean Wyllys apresenta projeto que cria o programa “Escola livre”
Crédito da foto: Agência Brasil

Por: Equipe da Secretaria de imprensa - PSOL Nacional

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) apresentou nesta segunda-feira (16), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 6005/2016, que institui, em todo o país, o programa “Escola livre”.  De acordo com o projeto, que é destinado aos ensinos públicos e privadas, o programa visa garantir mais democracia e liberdade de expressão a professores e alunos.
Entre os princípios do programa “Escola livre” previstos no PL 6005, se destacam: livre manifestação do pensamento; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, ler, publicar e divulgar a cultura, o conhecimento, o pensamento, as artes e o saber, sem qualquer tipo de censura ou repressão; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; laicidade e o respeito pela liberdade religiosa, de crença e de não-crença, sem imposição e/ou coerção em favor ou desfavor de qualquer tipo de doutrina religiosa ou da ausência dela; e educação contra o preconceito, a violência, a exclusão social e a estigmatização das pessoas pela cor da pele, origem ou condição social, deficiência, nacionalidade, orientação sexual, identidade e/ou expressão de gênero ou qualquer outro pretexto discriminatório, entre outros.
“Enquanto os fascistas, os macarthistas e os fundamentalistas religiosos falam em ‘Escola sem partido’ e travam uma estúpida guerra contra uma inexistente ‘ideologia de gênero’, eu quero defender uma escola livre. Uma escola democrática, plural, inclusiva, aberta a todos os debates. Livre de censura. Livre de preconceitos e discursos de ódio. Livre de burrice e autoritarismo”, afirma Jean Wyllys, ao defender a proposta.
A justificativa do projeto reforça o entendimento defendido pelo deputado do PSOL. Segundo o texto, a proposta nasce como resposta à pretensão autoritária de censurar, calar, perseguir e criminalizar a liberdade de expressão e pensamento nas escolas brasileiras. Além de defender o debate livre e democrático no âmbito da educação e o pluralismo de ideias, o PL 6005 também tem como objetivo combater a discriminação, o preconceito e o discurso de ódio dentro das escolas, garantindo o respeito pelas diferenças que enriquecem a sociedade e prevenindo todas as formas de violência, bullying e assédio escolar.
“Uma escola para a democracia é uma escola com muitos partidos, com muitas ideias, com muito debate, com muita análise crítica do mundo. Uma escola para a democracia é uma escola sem ódio, sem autoritarismo e sem discriminação. Uma escola para a democracia é uma escola laica e respeitosa de todas as crenças e da ausência delas. Uma escola para a democracia é uma escola que pratica a democracia no seu cotidiano. São esses os valores que inspiram este projeto e pelos quais solicito a vênia dos nobres pares para a aprovação”.

domingo, 14 de agosto de 2016

PSOL de Guarabira Registra Candidaturas com Sucesso


Imagem feito por João Maria Cardoso e Andrade (Presidente municipal do PSOL). Porta do Cartório eleitoral da 10ª zona.

Por: João Andrade

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Guarabira, concluiu o registro de candidaturas. Estiveram presentes os candidatos a prefeito, vice e vereadores da chapa. Com essa conclusão já foram gerados os registro de CNPJ e já foram dada abertura nas contas dos candidatos. Agora é aguarda a chegado do dia 16 de agosto para que o Partido coloque a sua campanha nas ruas, avenidas, bairros, distritos e povoados de Guarabira.


Imagem feito por João Maria Cardoso e Andrade (Presidente municipal do PSOL). Abertura das contas na Caixa Econômica Ag. de Guarabira

Momento de saída da Caixa Econômica depois da abertura das contas correntes do Partido e Candidatos. Tudo dentro da legalidade e com candidatos fichas limpas, o PSOL de Guarabira se prepara para o exercício público da Democracia.

Fonte das imagens:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1064848753631937&set=pcb.1064848996965246&type=3&theater


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Margarida Maria Alves, PRESENTE!

                          Imagem extraída das redes sociais, 2015.

Da Redação - Por Luana Lourenço, da Agência Brasil

Hoje, 12 de agosto de 2016 faz exatos 33 anos da morte de Margarida Maria Alves, Líder Sindical de Alagoa Grande, Paraíba, região do Agreste e Brejo, cercado por usineiros, latifundiários e pistoleiros pagos para matar quem se atravesse em seus caminhos de impunidade e exploração da classe trabalhadora. 
A líder sindical paraibana foi assassinada na porta de casa, em 1983, por um matador de aluguel. Três meses antes de morrer na frente do marido e do filho, em um discurso de comemoração pelo 1° de maio (Dia do Trabalhador), ela disse que “é melhor morrer na luta do que morrer de fome”
Outra frase famosa do mesmo discurso, “da luta eu não fujo”, está gravada em umas das paredes da antiga casa de Margarida Alves, que se transformou em museu em 2001. Na construção simples, uma geladeira azul que foi da camponesa ainda está guardada. Nos quatro cômodos da casinha de fachada amarela também estão à vista documentos da época em que Margarida liderava o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, atas de reuniões, instrumentos usados pelos trabalhadores no corte da cana-de-açúcar para as usinas, fotos e objetos pessoais: uma camisa branca com bordado de flores, os óculos, o chapéu usado por ela quando visitava os trabalhadores na roça e uma bolsa.
CONVIDAMOS TODOS PARA CONHECER MELHOR ESSA HISTÓRIA, AQUI SE ILUSTRA COM A CAPA DO CORDEL DE SILAS SILVA DA PARAÍBA.
>>>>>>>>>>CONTINUE LENDO<<<<<<<<<<
http://www.revistaforum.com.br/2015/08/12/conheca-a-historia-de-margarida-alves-que-inspira-a-marcha-das-margaridas/



quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Zenóbio (PSDB) teve contas reprovadas pela maioria da Camara



Imagem extraída do  Portal 25 horas, 29/06/2016.

Da Redação

A maioria dos vereadores reprovaram as contas do Prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB), por 12X2. em seção ordinária da Câmara de Vereadores, no dia 09/08. O mais interessante é observarmos que essas mesmas contas haviam sido aprovadas pelos mesmos vereadores em 10/12/2015. Na ocasião estavam em jogo as contas de Fátima Paulino (PMDB) e Josa da Padaria (PSB) que também foram reprovados pelo TCE nos anos em que foram prefeito e vice e que atualmente que disputam as eleições em Guarabira.

Fatima-Josa-Zenobio

Fotos extraídas do: http://expressopb.com/wp-content/uploads/2015/12/Fatima-Josa-Zenobio.jpg/ 11/DEZ/2015

Os três tiveram as contas reprovadas pelo TCE, mas Zenóbio vai "pagar o pato" sozinho? 

Em dezembro de 2015, era recomendação do TCE para reprovação das contas de Josa da Padaria (Ex-PMDB) e Fátima Paulino (PMDB) com as irregularidades da época em que Josa e Fátima foram os prefeita e vice-prefeito do município. Mas os vereadores fizeram um acordão e simplesmente ignoraram o TCE, concedendo a aprovação dos três. Nesse momento, vemos dois pesos e duas medidas por parte do poder legislativo.
O presidente da Casa, Vereador Inaldo Júnior (PTB) ex-aliado do prefeito, que em dezembro deu proteção ao Prefeito, nesse momento, fez questão de comandar o ritual para que as contas de Zenóbio fossem reprovadas pela Câmara.
Zenóbio Toscano, ainda havia conseguido um mandato de segurança, tentando impedir ou retardar essa votação, que deveria ter acontecido há duas semanas. Nesse momento, com sua imagem extremamente desgastada, devido a crise política instalada, com o abandono de seu vice-prefeito Zé do Empenho (PRB), que aderiu ao grupo paulino, além do rompimento entre o prefeito e o presidente da Câmara Inaldo Jr, restou para dar sustentação ao prefeito, apenas os vereadores Lula das Molas (PSD) e Marcos Diogo (PSDB).
De acordo com levantamento dos vereadores de oposição, com registros no Portal 25 horas, são várias irregularidades indicados pelo TCE e Ministério Público, nas contas do prefeito e as quais ele não sanou em tempo hábil: 
i) Não realização de processo licitatório, nos casos previstos na Lei de Licitações, no valor de 571 mil reais; ii) Não empenhamento da contribuição previdenciária do EMPREGADOR, no valor de R$ 635 mil reais; iii) Não provimento dos cargos de natureza permanente mediante concurso público; iv) Não construção do Aterro Sanitário Municipal, como exige a Política Nacional de Resíduos Sólidos; v) Inexistência de controle dos gastos com combustíveis, peças e serviços de veículos e máquinas; vi) Contratação de pessoal através de processo licitatório, configurando burla ao concurso público; entre outras. (Portal 25 Horas).
Em 2014, o portal 25 horas publicou matéria sobre a reprovação das Contas de Josa da Padaria e Fátima Paulino: (20/12/2014)
"Dois gestores passaram pela Prefeitura de Guarabira em 2012. O TCE reprovou, por maioria, a prestação de contas da ex-prefeita Maria de Fátima de Aquino Paulino (que respondeu pela administração municipal até junho) e, por unanimidade, as do ex-prefeito José Agostinho Souza Almeida (gestor até o final do exercício). O não recolhimento de contribuições previdenciárias e despesas não licitadas contribuíram, entre outras falhas, para as duas decisões, mas ao segundo gestor o TCE ainda impôs o débito de R$ 40.819,00 por despesas não comprovadas com assessoria jurídica" (http://www.portal25horas.com.br/fatima-paulino-e-josa-da-padaria-tem-contas-reprovadas-pelo-tce/).
Nesse momento político de tantas denuncias de corrupção, de desvios de erário público e de mal uso dos recursos do tesouro, temos como candidatos para as disputas eleitorais em 2016, três candidatos que estão com recomendações de reprovação de suas contas: Fátima Paulino (PMDB), Josa da Padaria (PSB) e Zenóbio Toscano (PSDB). Os três tiveram suas contas aprovadas pelos vereadores em dezembro de 2015, contrariando o TCE. Agora fica a interrogação: Os três estão errados e apenas um será punido pelos vereadores de Guarabira?
Nesse momento, a única candidatura para prefeito que se encontra com a ficha limpa, sem nenhum um tipo de irregularidade é a do professor Belarmino Mariano (PSOL). Como Zenóbio já registrou sua candidatura, certamente irá recorrer dessa decisão, mais poderá ter sua candidatura impugnada pela justiça eleitoral. Restá ao povo de Guarabira impugnar com o voto as demais candidaturas que tenham um passado de contas reprovadas por quem entende, como o TCE e o Ministério Público.

Fontes de Pesquisa:
http://guarabira50graus.blogspot.com.br/2015/12/camara-de-vereadores-de-guarabira.html
http://www.portal25horas.com.br/prefeito-de-guarabira-zenobio-tem-contas-de-2014-reprovadas-pela-camara-por-12-a-2/
http://www.blogdogordinho.com.br/prefeito-de-guarabira-zenobio-toscano-tem-contas-reprovadas-pela-camara-de-vereadores/
http://www.portal25horas.com.br/casamento-anunciado-zenobio-afirma-que-psdb-e-pmdb-estarao-juntos-nas-proximas-eleicoes-em-guarabira/

domingo, 7 de agosto de 2016

Olimpíadas, protestos e repressão golpista nos estádios


Imagem extraída do face da Mídia Ninja, 07/08/2016, Mineirão/MG

Por: Belarmino Mariano

O golpe veio antes das olimpíadas, de maneira planejada, pois a ideia era aproveitar o espírito olímpico para encobrir os crimes contra a democracia e os crimes de lesa-pátria, como a venda venda do Pré-sal, pois enquanto a Rede Globo embebeda o povão com os jogos, os ratos da corrupção aprovam leis anti-sociais e golpistas.
Mas o povo esta nas ruas, esta nos estádios e agora estamos sentindo a repressão na pele. em todos os estádios, e próximo aos mesmos, como o Maracanã, estão acontecendo gigantescos protestos, todos encobertos pela Globo Golpista. Dentro dos estádios, a repressão contra os cidadãos que levam um cartaz ou uma simples camiseta com dizeres #ForaTemer!, mesmo assim, com repressão e até prisão de torcedores conscientes, os atos de rebeldia crescem todos os dias. Esse exemplo do Mineirão vale para todo o Brasil. A atleta da Argentina que escreveu na palma da mão #FueraTemer! ou Caetano que antes do show postou um cartaz de #ForaTemer em suas redes sociais. 
Atleta Argentina escracha com um #FueraTemer, extraído das redes sociais, 05/08.

Temer Golpista envergonha o Brasil perante o mundo inteiro. Na abertura das olimpíadas, não foi mencionado. Fizeram uma manobra para que ele falasse de surpresa pois sabiam que se fosse anunciado, seria vaiado e gritariam #ForaTemer! Mas mesmo assim, quando perceberam que era a ele, foi vaiado por mais de 10 segundo, depois as vaias foram cobertas pelos fogos de artifício.
Que vexame, que vergonha, que escrachos esse senhor esta sofrendo para onde vai. 
O mais fantástico da noite de abertura das olimpíadas, foi a sinfônica tocando #ForaTemer na porta do hotel onde ele estava hospedado.
Não podemos nos calar diante de uma olimpíada da exclusão e de um governo golpista, entreguista e farsista. Temer precisa cair, pois suas ameaças a nossa soberania e a nossa democracia já passaram do limite. Cunha precisa ser preso e punido, os outros corruptos precisam ir para a cadeia. 
Depois de toda a violência e repressão aos torcedores, a justiça finalmente reconhece os abusos de poder:

extraído do face Mídia Ninja.

Fonte dos protestos e da repressão:

sábado, 6 de agosto de 2016

Entrevista de Belarmino Mariano ao Programa Pra Você

PRA VOCÊ - BELARMINO MARIANO (ENTREVISTA COMPLETA)

PSOL de Guarabira homologa candidaturas de Belarmino Mariano e Sandro Lima

PT de Guarabira trincado para 2016

Imagem extraída do blog do Zebrão, 2015.
Por: Elton John

Durante a manhã do dia 05 de agosto (sexta-feira) o PT de Guarabira realizou a sua convenção municipal para escolha de candidatos a vereadores e definição de alianças para as eleições 2016. No começo da Assembleia parecia que tudo estava bem, com o comando da convenção feito pelo companheiro Levi Lobão, fazendo o cerimonial e apresentando os pré-candidatos a vereadores com condições de disputas de uma vaga para a Câmara Municipal.
O único candidato a prefeito presente a convenção foi o prof. Belarmino Mariano (PSOL) acompanhado do candidato a vereador Elton John (PSOL) a convite dos organizadores. Na medida em que os pré-candidatos foram se revesando em suas falas agradeceram a presença do professor e agradeceram ao PSOL Nacional pela inconteste defesa da democracia e luta contra o golpe, pois mesmo sabendo que o PSOL é oposição ao governo, mas, na luta contra o golpe, se posicionou unitariamente firme contra os golpistas, tendo inclusive iniciados os processos de cassação de Eduardo Cunha (PMDB).


Imagem de registro de ata e boletim de ocorrência em que a direção não reconhece a ata que foi apresentada pela secretaria do partido para a justiça eleitoral. Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=922292034549439&set=pcb.922292047882771&type=3&theater

Mas a atmosfera estava carregada por grupos divididos em relação a escolha de um candidato para prefeito. No inicio o partido chegou a anunciar que poderia lançar uma chapa pra prefeito, mas na medida em que os candidatos foram falando, ia ficando claro que existiam três grupos de pré-candidatos, sendo uma maioria com uma análise em que o PT deveria apoiar Josa da Padaria (PSB) e fazendo duras críticas ao PMDB de Fátima Paulino, principalmente pela traição ao governo Dilma e o golpe contra a democracia praticada tanto pelo PMDB, também de ataque aos tucanos, como colaboradores do golpe.

PSOL apresentará Plano B para Guarabira


Imagem extraída do site do PSOL de São Paulo. 04/08

Por: João Andrade 


O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL de Guarabira, realizou a sua convenção no dia 26 de julho e definiu que, apresentará um "Plano B" para as eleições 2016, com candidaturas próprias para prefeito, vice além de uma bancada de candidatos a vereadores(as). O PSOL de Guarabira, seguindo as orientações e estratégias da organização partidária em escala estadual e nacional, apresentará um "Plano B" para que o município de Guarabira seja recolocado na rota do desenvolvimento, desta vez com sustentabilidade. 
"O deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Chico Alencar, disse que “a política está sequestrada pelo poder econômico, pela demagogia, pelo capital” e que o papel da esquerda é o de resgatar a política e fazer com que ela seja voltada aos interesses das maiorias sociais" (Imprensa do PSOL Nacional).
Não podemos alimentar essa velha política de grupos oligárquicos ou de esquemas montados para arregimentar um monte de partidos (siglas de aluguel) que, em troca de cargos públicos e beneficiamentos ilícitos com os recursos públicos municipais e até com os repasses do tesouro nacional e estadual, burlam o processo democrático usando o poder econômico e a corrupção como práticas corriqueiras.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Dramas da Saúde Pública de Guarabira


    Imagem extraída das redes sociais . Fotografo Aurélio Damião, 04/08 - Instagram.


Por: Belarmino Mariano


"Olha que absurdo, cidadãos de Guarabira desde a madrugada na fila para conseguir autorização para realização de exame. Já estava dobrando a esquina". Isso é Guarabira. Há sete anos medicamentos foram enterrados, sem o direito de uso, pois venciam e não chegavam aos que precisavam. 
Em 2010, os movimentos sociais foram as ruas de Guarabira protestar contra o caos em que vivia a nossa cidade. Era dia 26 de novembro, aniversário de 123 anos de emancipação política do município. Dois anos antes por volta de 2008, medicamentos que deveriam ser distribuídos para as populações carentes, foram enterrados em área próxima ao Lixão de Guarabira. Na época foi um escândalo em rede nacional.
O atual prefeito e sua equipe de vereadores, foram eleitos se aproveitando da má administração do grupo paulino, pois a saúde pública não funcionava em nada, pois além dos medicamentos enterrados, faltava médicos, faltava exames e nos postos de saúde, prevaleciam os ambientes sucateados. Agora temos reformas superfaturadas, continuam faltando médicos, faltam medicamentos e as filas para um simples exame dobra as esquinas da cidade.

Petrobrás: Geólogos denunciam crime de lesa pátria

Plataforma_P-52hhhhhhhhhhhhh

Por: Revista Diálogos do Sul (04 de agosto) na integra.

Venda da participação da Petrobras na área de Carcará do pré-sal é um crime de lesa pátria
images-cms-image-000510531Geólogos brasileiros, através de sua Federação – Febrageo-, denunciam o crime de lesa pátria cometido pelo atual governo e atual presidência da Petrobras ao vender, por preço absurdamente aviltado, sua participação integral de 66% na área de Carcará, uma das mais promissoras áreas localizadas na Bacia de Santos, para a empresa estatal norueguesa, a Statoil.
A Febrageo procurará barrar na justiça esse crime, ação para a qual pede o apoio de todo o povo brasileiro, e em especial das Associações técnicas e trabalhistas diretamente ligadas à área geológica e petrolífera.
Brasileiros,
A atual presidência da Petrobrás findou por vender para a empresa estatal norueguesa Statoil sua participação integral de 66% na Área de Carcará, Bloco BM8, no Pré-Sal da Bacia de Santos, por 2,5 bilhões de dólares. Nesse bloco a Petrobras fez na Área de Carcará uma das melhores e maiores descobertas de hidrocarbonetos no Brasil, que está ainda precariamente delimitada, com apenas 3 poços perfurados. 

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Diretório Nacional do PSOL define política de alianças, com candidatura própria em 25 capitais

Diretório Nacional do PSOL define política de alianças, com candidatura própria em 25 capitais
Crédito da foto: Rafael Lavenère / PSOL

Do: Diretório Nacional do PSOL

Os integrantes do Diretório Nacional do PSOL, em reunião no último final de semana (29 e 30/07), em Brasília, definiram a participação do partido nas eleições municipais de outubro deste ano. No encontro, os 61 dirigentes nacionais, incluindo a Executiva Nacional do partido, analisaram o crescimento das candidaturas do PSOL para as prefeituras municipais e também, após um amplo debate sobre as demandas locais, aprovaram a política de alianças para essas eleições.
Durante as discussões, foi reafirmada a tarefa do PSOL, já prevista em resolução da Executiva Nacional, de apresentar o partido como polo aglutinador de todos os eleitores progressistas do país, que não comungam com o retrocesso de direitos, que combatem o ajuste fiscal e enfrentam as ações da direita cotidianamente. Apesar das mudanças da legislação eleitoral, promovidas por Eduardo Cunha e seus aliados e que dificultam a atuação do PSOL, pesquisas realizadas até agora demonstram o peso e a visibilidade que candidaturas do partido vêm tendo em grandes, médias e pequenas cidades.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

PT de Guarabira poderá ser "rifado" para o grupo paulino PMDB



Imagem extraída do Blog Resenha Geral, em 2013.


Por: Redação

Durante toda a tarde de terça-feira 02/08, o Diretório Municipal do PT, presidido por Ênio Melo, esteve reunido para definir os rumos do Partido nas eleições municipais de Guarabira 2016. Depois de muito namoro de vários companheiros do PT com a candidatura de Josa da Padaria (PSB), despreocupados com as bases do Partido, vários Pré-Candidatos a vereadores do PT foram surpreendidos com um grupo que se dizia PTista, mas estava nas estruturas decisórias do partido, fazendo um "jogo duplo" para atrelar o PT ao PMDB de Guarabira.
O Mesmo PMDB de Temer, Cunha, Renan, Zé, Manoel, Vené, Mota, Paulinhos e tantos outros que trairam Dilma e Lula. O mesmo PMDB que organizou um golpe nos porões da corrupção, demonstra que ainda tem muitos aliados dentro do Partido dos Trabalhadores.
De acordo com Valdeiredo Alexandre (Leledo), pré-candidato a vereador,  "-A maioria dos diretorianos do partido definiu seguir o PMDB. O placar foi de 9X7, em favor da aliança com o grupo Paulino". Essa decisão criou um mal estar generalizado entre os pré-candidatos a vereadores, pois entre os presentes como Leledo, Raminho Talibã, Zé Costa, Jr. Rocha e Bruno de Salete, Nenhum queria ou defendia coligação com o PMDB e com isso, o racha dentro do PT Guarabirense se confirmou, pois existia vários pré-candidatos alinhados ao grupo girassol.

PSOL de Solânea lança uma mulher para Prefeita




Por: Rosa Cavalcanti (Psol Solânea)

O PSOL afirma sua posição e presença na disputa a Prefeito e vice em Solânea
Nesta última segunda, dia 01 de Agosto, o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), reunido em seu diretório realizou a reunião de convenção para decidir a posição do partido neste ano eleitoral em Solânea. O PSOL reafirma as cores vermelho e amarelo. Já tendo iniciado sua construção do Plano de governo dialogando com vários setores da população (Jovens, idosos, agricultores, trabalhadores, educadores, ONG’s e etc.) e que contribua com sua agenda de campanha. Reafirma também as pré-candidaturas para concorrerem ao pleito deste ano.
REAFIRMANDO UMA CANDIDATURA DE MULHER, DE ESQUERDA E DE LUTA
O Partido que já apresentava as pré-candidaturas de Rosangela Vital a prefeita, e Sedru Cavalcanti a vice-prefeito, após debates da atual conjuntura, pela necessidade de manter sua posição de esquerda e de opção por outro jeito de fazer política para Solânea, deliberou e reafirmou que “haverá sim, uma nova voz a apontar caminhos para o real desenvolvimento de nosso município!” é o que afirma o secretário do partido Luís Carlos. 
Dos nomes apresentados, o de Rosa (Rosangela Vital) foi reafirmado para concorrer ao cargo de prefeita do município. Afirma que coloca o nome a disposição do partido e do povo de Solânea para a disputa, fazendo uma campanha limpa, sem corrupção e na defesa dos interesses do povo de Solânea. 

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Cangaceiros em Caiçara PB


CANGAÇO EM CAIÇARA?  IGREJA EM 1933.
Por: 


ESSA É A IGREJA EM 1933. RECORTE DE FOTO PANORÂMICA QUE FOI PUBLICADA NO ALMANAQUE DA PARAÍBA DE 1934. EM 2014 CONSEGUI A FOTO ORIGINAL, MAS A RESERVAREI PARA UMA PUBLICAÇÃO FUTURA. ESSA FOTO (COMPLETA) E OUTRAS RARIDADES TAMBÉM PODEM SER VISTAS NOS PAINÉIS QUE ORGANIZEI PARA A EXPOSIÇÃO "CAIÇARA CATÓLICA" EM 2014 E SE ENCONTRAM POR TRÁS DO ALTAR ATUALMENTE. APÓS APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ATITUDE, TEÇO ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O CANGAÇO EM CAIÇARA E O POR QUE DAS FOTOS POSTADAS ANTERIORMENTE. PELO QUE PESQUISEI, TIVEMOS TRÊS EPISÓDIOS RELATIVOS AO CANGAÇO EM NOSSA CIDADE.
1. O “CRIADOR” DA FESTA DA PEDRA, “MANOEL SERTANEJO”, SEGUNDO SUA NORA, ERA PRIMO DO FAMOSO CANGACEIRO ANTONIO SILVINO. ELE VEIO PARA CÁ NOS ANOS DEZ REFUGIAR-SE POR SER PROCURADO PELA POLÍCIA. FICOU MORANDO NO PÉ DA PEDRA AUTORIZADO PELO TENENTE MARCOLINO. VIVIA ATORMENTADO PELA CULPA DOS SEUS CRIMES E SE SENTIA PERSEGUIDO. ANOS DEPOIS, FOI SE ENTREGAR A POLÍCIA, MAS OS CRIMES HAVIAM PRESCRITO;