sexta-feira, 13 de maio de 2016

Como Veremos o Golpe daqui há 20 anos?


Fonte: Imagem extraído do face book de Igor Bento, 13 de maio de 2016.


Por: Belarmino Mariano

Hoje fui as ruas de Guarabira para protestar juntamente com a juventude universitária, alguns professores e artistas. Também vi mulheres em movimento e o movimento de resistência negra, todos entoando palavras de ordens do tipo: "Golpistas, fascista, racistas machistas não passarão!". Aos meus 52 anos de idade achei que foi um dos piores dias para a democracia Brasileira, 13 de maio de 2016.
Daqui há 20 anos, eu estarei com 72 anos e vou querer contar para os meus netos e para os jovens de 20 anos, o que aconteceu em nosso país. Um Golpista chamado Michel Temer (PMDB), assumiu o poder depois de um golpe contra a nossa democracia. Ele teve o apoio direto da mídia burguesa, teve o apoio direto das elites dominantes e teve como vantagem direta o silêncio e morosidade do STF. 
Ele era um entreguista, pois junto com seu Partido e com outros partidos golpistas como o PSDB, DEM, PPS, PR, PSD, PSB, PSC, PTB, PP, e outra reca partidos nanicos, articularam o golpe, dentro da Câmara dos Deputados e do Senado, tudo acompanhado sem reação do STF. 
O pior de tudo, o primeiro ato do novo e ilegal governo, foi destruir os ministérios que atuavam em políticas e programas para atender a sociedade mais necessitada. Começou destruindo o Ministério que fazia a controladoria Geral da República e que era responsável pelas ações da Polícia Federal, contra a corrupção, pois centenas dos seus aliados e compassas eram corruptos, fichas sujas, estelionatários políticos, sonegadores fiscais, entre outras mazelas geradas pelas elites políticas brasileiras em quase 500 anos de poder. Ele destruiu ministérios que defendiam as mulheres, os negros, os indígenas, destruiu ministérios que articulavam os programas de Reforma Agrária e de agricultores familiares e o pior de tudo, Destruiu o Ministério da Cultura, enterrando por completo a nossa autonomia cultural. 
Em seguida ele colocou como seus principais ministros, nomes de políticos e empresários com uma longa ficha criminal, pois eram citados em dezenas de escândalos de corrupção, como desvio de dinheiro de merenda escolar, violência contra estudantes, peculato, evasão de divisas, enriquecimento ilícito, entre dezenas de outros crimes. Esses ministros eram quase todos bilionários, homens brancos, machistas, sexistas, homofóbicos e preconceituosos.
A maioria desses novos ministros era de políticos que haviam sido derrotados em eleições presidenciais por quatro mandatos seguidos, e como eram representantes das elites dominante, já não aguentavam mais perder eleições. Na ultima foram derrotados por mais de 54 milhões de votos do povo Brasileiro. 
Nesses ministérios, não existiam nem mulheres, nem negros e nem índios, ou seja, foram excluídos os legítimos representantes do povo brasileiro, pois naquela época, o Brasil era constituído, por 54% de mulheres, 51% eram negros e quase 75% dos brasileiros eram descendentes diretos das populações indígenas. 
Mas o pior não foi isso, depois de alguns dias do governo da Temeridade, foi descoberto, ou revelado por uma fonte internacional que, Michel Temer, havia feito um acordo secreto com o Serviço Secreto de uma superpotência, aos moldes de outra época de Ditadura Militar no Brasil, em que ele dava informações secretas do Brasil, para essa superpotência, revelando os segredos do Estado Brasileiro e garantindo a implantação de um governo fiel aos interesses neoliberais e estrangeiros.
O governo do golpe e d temeridade havia sugerido um programa de governo, meses antes do golpe, intitulado "uma ponte para o futuro", parecia uma carta de boas intenções para um futuro distante, mas na verdade e nas entrelinhas, era o tal acordo com as elites dominantes e com os interesses neoliberais estrangeiros. A ponte na verdade era o golpe, ara que ele próprio chegasse ao poder, pois no seu Estado de origem, o mesmo já havia sido cassado e estava com a ficha suja para concorrer em outras eleições.
Foi aí que o povo Brasileiro descobriu que esse golpe tinha o dedo in riste de forças ocultas internacionais, assim como teve o golpe militar de 1964. Ninguém acreditava que fosse existir resistência popular, mas houve e essa parte vou contar depois. Agora entendam o significado desse cocar, tradição de nossa cultura ancestral!


(Belarmino Mariano Neto - Prof. de Geografia Política e de Geopolítica da UEPB).

vídeo sobre esse dia triste, mas de luta:

5 comentários:

  1. É professor, um dia de luta, entretanto um pequeno ato desmorona quase todo o verdadeiro conteúdo de tal protesto, o que servidores do município que estavam encerrando seus expedientes e saindo após uma semana árdua de trabalho fizeram para serem merecedores de vaias, pois independente de quem está no governo estadual, municipal ou federal, alguns deles são concursados e portanto considero a luta (protesto) válido, só que se excederam, fui seu aluno anos atrás num curso de pós-graduação na UEPB e agradeço a vaia, mesmo sem ter merecido, pois só me fez perder o respeito que tinha por um professor fantástico que conheci e fiquei maravilhado por suas aulas sobre a Geografia dos quintais e das portas, pena que esse professor não mais existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá camarada, eu particularmente retruquei os estudantes e expliquei que os servidores não tinham nada haver com o que estava acontecendo. Infelizmente, nem todo mundo tem a mesma compreensão dos atos dos governos e partidos. É uma pena ver o PSDB protagonizando um golpe contra a democracia, mas eu particularmente não acredito que Zenóbio compactue com este golpe, no entanto ele precisaria declarar publicamente que é contra o golpe. Do contrária, assina embaixo, dos atos dos seus correligionários.

      Excluir
    2. Professor, para que não ocorra realmente um GOLPE é necessário que o indivíduo que está governando interinamente também saia de lá, e só então seja feito um novo pleito sem ninguém que esteja envolvido em mensalão, petrolão, lava jato e outra, só assim esse país poderia ser levado a sério, mas não vi essa atitude retrucando os estudantes, sou concursado (estudei bastante para ser) e independente do governante (PSDB, PMDB, PSB, PSOL, REDE, CAMA, SOFÁ, DEM, DEMÔNIO, SATANÁS) estarei no exercício de minhas atividades.

      Excluir
  2. Este golpe manchará toda a História Brasileira do Futuro. Só não sairão manchados desta vergonha os melhores filhos do POVO BRASILEIRO que hoje luta nas ruas das cidades brasileiras contra esta abjeta vergonha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Francisco Matos Serra, infelizmente os golpistas não estão nem aí para a história. O que querem é o poder há qualquer custo.

      Excluir