quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Senador Delcídio Preso: Esperança, lama, medo, Cinismo e Escárnio. Quem vencerá?

Imagem extraída da internet, 25/nov/2015.


Por Belarmino Mariano

Esse pequeno texto da Ministra Cármen Lúcia nos coloca diante de um pequeno resumo das ultimas teses políticas e ideologias fajutas sobre os rumos políticos desse país. Nesse momento vale registrar que o Senador Delcídio Amaral (PT-MS), faz pouco tempo e era um político ligado aos governo Itamar Franco (PMDB) e posteriormente fez parte do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ou seja: PT, PMDB e PSDB, estão tão envolvidos em esquemas de corrupção, que uma investigação severa levaria esses três partidos e seus partidos aliados há vala rasa dos desvalidos, corrompidos e corruptores, com ou sem delações premiadas.

Estamos diante de um paradoxo, pensado por Chico Sciencie - Nação Zubi, quando ele lança um dos maiores sucessos da banda, intitulado "Da lama ao caos, Do caos à lama". Isso foi dito no ano de 1994, e 21 anos depois,  em meio ao rio que era doce e virou lama ácida. do rio que era doce e acabou-se. pela gana do capital multinacional da SANMARCO (Vale do Rio Doce), privatizações dos governos tucano,  refletem problemas socioambientais e políticos de fatos como o vivido pela nossa república de corruptos. Esse desastre de uma mineradora que deixa homens e mulheres mortos pela lama, peixes asfixiados e rio morto, nos coloca diante do limite do estrangulamento ou de uma viragem pensados pela Ecologia Política.

A lama no Congresso Nacional de Cunha e Renan, envolvidos com a "Lava-Jato" é a mesma lama que sufocou o rio Doce, pois a SanMarco, financiou a campanha de dezenas de prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e presidenciáveis. Agora temos pela primeira vez um senador, seus advogados, assessores e até seus banqueiros presos e a disposição do Supremo. Essa pode ser a lama que vai virá caos, pois esse senador Delcídio do Amaral, sempre foi um tucano a serviço do petismo, e sua trajetória sempre esteve ligada ao setor energético, como: a Multinacional Shell; a Eletrosul, a Eletrobras e o Ministério de Minas e Energia. Perceberam a coisa da lama ao caos?

...Um homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
O sol queimou, queimou a lama do rio
Eu ví um chié andando devagar
E um aratu pra lá e pra cá
E um caranguejo andando pro sul
Saiu do mangue, virou gabiru...(Nação Zumbi).

Enquanto o proletariado paga pelas crises neoliberais, paga pelos grandes esquemas de corrupção, ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores e assessores passam impunes pelos tecidos dos tribunais dos bons costumes. Levanta dessa cadeira Deputado Eduardo Cunha! disse a deputada Mara Cabrilli (PSDB-SP). Ele cinicamente se fez de surdo. Essa frase vale para muitos políticos brasileiros em todas as esferas dessa república da corrupção, vale para muitos dos próprios colegas tucanos da nobre deputada.

Agora eu consigo entender os motivos de alguns vereadores não me deixarem ir falar na Câmara de Vereadores de Guarabira. Agora começo a entender os motivos de algumas rádios Am de Guarabira estarem me evitando, pois tanto para a Câmara dos Vereadores como alguns radialistas, mesmo tendo me convidado para participar dos seus programas, horas antes das entrevistas, me ligam, pedem desculpas, mas em meu lugar seguem com outra programação, dissimulando uma normalidade. 
Aí os amigos me ligam e perguntam, cadê a sua entrevista? Lhes digo que foram canceladas, lhes digo que a Mesa da Câmara me negou parlar na Tribuna Livre daquela casa. Os vereadores que me impediram de ir a câmara, estão totalmente comprometidos com cargos de familiares no governo estadual da Paraíba. Mulheres, filhos e até assessores de gabinetes, estão ocupando cargos em setores do governo estadual. Algumas rádios da cidade vivem os mesmos problemas. Essa é a democracia e o republicanismo, em que os interesses públicos e privados se misturam e escorrem como a lama que mata o rio e chega ao oceano atlântico.

O mesmo governo que em uma ato republicano, se comprometeu e assinou documentos públicos para liberar recursos que seriam investidos em feira livre e mercado público de Guarabira, mas já se passou o primeiro governo, já estamos no segundo e nada. O governo que prometeu investir em um anel viário para Guarabira e em casas populares para o povo, mas até agora nada. Um governo que garantiu uma escola Técnica Estadual para Guarabira e nada. Enquanto isso, a lama das declarações de abusos de poder escorrem pelos órgãos públicos do estado aqui na região.

Um dia desses disse em entrevista de rádio que recursos federais entram nesse município, mas não sabemos como estão sendo efetivamente gastos, como estão sendo efetivamente executados, seja através de prefeitura ou de órgãos do estado. Com cuidado veremos que o problema não está apenas em um senador preso, mas e muito mais, em uma modelo político viciado e combalido pelas constantes práticas de corrupção. Sena na "Micro-Física do poder" ou no Planalto Central do Brasil.

Agora entendo conscientemente os motivos para tentar calar o PSOL Nacional e em Guarabira, mesmo sabendo que o partido tem pré-candidatura própria, enquanto outros grupos que estão batendo cabeça, conseguem grandes espaços em algumas rádios de Guarabira. Quanto custa isso tudo, quantos cargos, quantos contratos? voltem o texto e leiam o recado da Ministra Cármen Lucia, pois em 2016, a casa pode cair.

Fontes: 

https://letras.mus.br/nacao-zumbi/77655/
http://www.cartacapital.com.br/politica/quem-e-delcidio-amaral-864.html
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/11/delcidio-cita-quatro-nomes-de-ministros-do-stf-em-conversa-que-gerou-prisao-4915223.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário