domingo, 22 de novembro de 2015

Alunos cantam Chico Buarque contra fechamento de escolas por Alckmim

PSOL repudia autoritarismo de Alckmin e apoia ocupação das escolas em SP
E.E. Antônio Viana de Souza

Me arrepiei de emoção com esse protesto dos alunos e das alunas da Escola Estadual Antônio Viana de Souza , em Guarulhos, que evidencia uma nova politização da juventude estudantil. 

Apropriando-se de certo repertório cultural (incluindo aí as musicas de Chico Buarque e Geraldo Vandré) e articulando com seus próprios saberes e signos culturais (o funk), o ato desses estudantes é tanto uma reação à política de (des)educação tucana quanto aos cortes promovidos pelo governo Dilma sob o slogan enganoso da "Pátria Educadora".

A (des)educação tucana resulta nos ataques aos direitos do professores realizado pelo governador Beto Richa, no Paraná, e no fechamento de mais de 160 escolas estaduais em São Paulo - levado à cabo pelo governador Geraldo Alckmin sob o pretexto de "reorganização" e que provocará o superlotação de estudantes nas salas de aulas, precarização no trabalho e até demissão de professores e professoras. A "Pátria Educadora" do governo Dilma realizou cortes de mais de R$ 10 bilhões na área da Educação e de mais de R$ 12 bilhões na área da Saúde.

Nosso mandato está em sintonia com essa rapaziada. "Eu ponho fé é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão. Eu vou à luta com essa juventude".

Assistam e vejam se seguram a emoção e o orgulho dessa moçada!


CLICK O LINK E ASSISTA AO VÍDEO:


Alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Viana de Souza, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Para completarmos o texto, reproduzimos aqui esse pequeno, porém profundo texto da Jornalista Beth Andrade:


"São Paulo, no meio do caos, nós Mineiros no meio da lama...Força na luta pra todos nós! Estudantes paulistas vivem momentos históricos difíceis!"
#SomosTodosUm!
Emocionante o resgate musical/emoção/político de Chico Buarque e Geraldo Vandre´!
#EuEscolhoMeuFuturo #naofecheminhaescola
"Onde é que está nosso futuro e nossa paz, que só promete, mas só faz tirar do povo, onde é que estão nossos direitos de viver, nosso direito pra fazer um mundo novo"???
Ainda podemos chamar a atenção para a composição - Chico Science "Da Lama Ao Caos" " ...Posso sair daqui para me organizar. Posso sair daqui para desorganizar...da lama ao caos, do caos a lama..."
Fonte:
http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2015/10/contra-o-fechamento-de-escolas-alunos-nao-se-calam-e-cobram-mais-direitos-698.html

http://www.psol50.org.br/2015/11/psol-repudia-autoritarismo-de-alckmin-e-apoia-ocupacao-das-escolas-em-sp/

Veja Nota do PSOL paulista

O Partido Socialismo e Liberdade do Estado de São Paulo vem a público manifestar total solidariedade aos estudantes e movimentos sociais que neste momento ocupam cerca de 80 escolas em todo estado.

Manifestamos nosso total desacordo com a chamada "reorganização escolar", pois sabemos que ela não tem um caráter pedagógico, mas faz parte do projeto de ajuste fiscal do Governo Alckmin, PSDB, que prevê cortes na educação, além de estimular a municipalização e a privatização do ensino público.

Na mesa de negociação proposta pelo Tribunal de Justiça, o Secretário de Educação Herman Voorwald apresentou uma proposta de suspender a reorganização por 10 dias, tendo como condição a desocupação das escolas, uma nítida demonstração de fragilidade, mas ao mesmo tempo, uma tentativa de desmobilizar as ocupações que vêm crescendo a cada dia.

Repudiamos o autoritarismo e a violência praticada contra os estudantes, professores, familiares e apoiadores dessa luta. Somente um governo que não tem compromisso com o Povo pode acreditar que a defesa da escola pública, gratuita e de qualidade é caso de policia.

A pujança e a energia dessa juventude que vai à luta em defesa do direito de estudar são revigorantes para as lutas sociais em nosso estado e no país. Esse entusiasmo contagia a militância psolista para continuarmos na luta em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.

O PSOL dá todo apoio e convida sua militância a participar do movimento junto dos estudantes.

São Paulo, 20 de novembro de 2015

Juninho - Presidente Estadual do PSOL-SP
Deputado Federal Ivan Valente - PSOL - SP
Deputado Estadual Carlos Giannazi - PSOL - SP - Membro da Comissão de Educação
Deputado Estadual Raul Marcelo - PSOL - SP
Vereador Toninho Vespoli - PSOL - São Paulo - SP
Vereador Paulo Bufalo - PSOL - Campinas - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário