segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Pedra de amolar facas

Por Belarmino Mariano
A Geologia é a ciência que explica qual é a melhor pedra para amolar facas. Que me responda o professor Ivanildo Costa . Certamente é a pedra de quartzito, ou melhor, para os geólogos é rocha.
Aqui vamos usar o termo popular, pois como diz o poeta "é pau, pedra é o fim do caminho, é um pedaço de vida no meu coração". 
O quartzito é bom por ter origem no quartzo, com dureza 7 e no granítico, material que se formou em bilhões de anos, sofrendo pressão, intemperie e metamorfose, até virar um pedaço de pedra de amolar faca, facão e lâminas em geral.
Tudo isso para dizer que as memórias viajam, divagam e hoje, enquanto ascendia o fogo para assar um pedaço bode, me peguei lembrando meu velho pai, Mariano, amolando sua faca.
Sua pedra de amolar ainda veio na mudança do vale do Pajeú, Fazenda Angico Torto, na zona rural de Itapetim, direto para o Conde/PB.
A pedra de amolar faca, levemente molhada, se transforma aos poucos, na medida em que a lâmina lhe toca, e ela toca a lâmina. Seus poros e fragmentos de rocha se desgastam, enquanto amola a faca, se desprendem do maciço e viram um pó de rocha.
Não sou um hábil amolador de facas, apenas aprendi a lição, ao observar o vai e vem da faca e a viragem de sua lâmina entre as mãos, para criar o atrito com a pedra, um gume afiado e cortante vai se definindo.
Lembro das mãos do meu pai no vai e vem da faca inclinada sob a pedra de amolar, e depois, ele passava o dedão na lâmina para sentir o corte da afiação.
Esse ritual ainda se repete e provavelmente se repitirar por gerações. Que bom saber que somos aprendizes dos que nos ensinam.
Por Belarmino Mariano, fotografias de Luisa Mariano ). Minha caçula linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário