quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Aula de Campo em Antropologia da Educação

Por Cristiane Nepomuceno*

Museus temáticos: "Histórico e Geográfico"  e  "Algodão", Açude Velho e escultura João Carga D'água.
A Memória tem papel fundamental na conservação de informações do passado, na perpetuação dos acontecimentos coletivos ou individuais que desejam guardar ou compartilhar. Nesse sentido, o museu é por excelência um local de observação, interação e reflexão. Diversas histórias são ali contadas, de outras épocas, outros povos, diferentes maneiras de agir e pensar. É um lugar simbólico que oferece experiências educativas e divertidas. 
A atividade proposta, de maneira geral, tem como intuito viabilizar discussões que visam ampliar reflexões em torno dos conteúdos estudados em Antropologia da Educação.
A visita contribuirá para conhecer a história de Campina Grande e, primordialmente para reconhecer a importância do acervo museológico como Patrimônio Cultural e Memória coletiva. 
A atividade também permitirá que graduandas e graduandos compreendam a preservação como um meio de valorizar a identidade cultural e ajudar as/aos futuras/os 
professoras/es a entender e apreciar sua história e cultura, além de promover o orgulho e o conhecimento sobre as realizações de seus antepassados. E debruçassem-se sobre questões relevantes que precisam ser pensadas: Preservar o quê? Preservar para quê? Preservar por quê?
Estação Ferroviária e Museu do Algodão. Imagens do Centro Histórico de Campina Grande. 
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* Professora Doutora em Antropologia da UEPB/CEDUC, Campus I, Campina Grande/PB. 
Fotografías da autora.
Fonte Original - Facebook da autora.

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