sábado, 13 de junho de 2020

Covid-19, Vereadores, Guarabira-PB e Paraguai.

Nenhuma descrição de foto disponível. Nenhuma descrição de foto disponível.

Por Belarmino Mariano

Quando você precisa fazer uma análise comparativa extrema. Aqui vamos comparar um país com uma cidade.
O Paraguai tem uma população de 6.95 milhões de pessoas. 1.250 casos de infectados. 633 recuperados e 11 mortos.
Guarabira-PB tem 58,9 mil habitantes. 1.136 infectados. 505 recuperados e 21 mortos.
É absurda essa comparação. Como pode um país inteiro ter quase o mesmo número de infectados de uma cidade, mas quando vamos para os óbitos, essa cidade tem o dobro de mortes (+50%). Os recuperados de Guarabira são menos que o do Paraguai.
A pergunta que não quer calar, qual a causa para tais dados? 
O Paraguai baixou a quarentena e fez um rígido isolamento social. 
Em Guarabira não houve de fato, um isolamento social e, logo no começo da quarentena o prefeito em exercício, autorizou a reabertura do comércio, os empresários, mesmo depois que a Justiça mandou fechar as lojas de produtos não essências, as lojas continuaram reabertas em meia porta.  Para se ter uma ideia, o índice de isolamento em Guarabira é de 33%.
Esse é um quadro dantesco ou caótico. Mas serve para alguns idiotas e babões que ficam dizendo que o isolamento não serve de nada.
Para completar, ainda temos o  escárnio dos vereadores de Guarabira, pois 08 vereadores aprovaram o aumento dos seus salários, dos secretários, prefeito, vice prefeito (em exercício) e assessores (Projetos de Lei Nº 34 e 35 de 2020, de autoria da mesa diretora). Os reajustes são descarados, vereadores passaram de 7 mil para 10 mil e prefeito de 18 mil para 15 mil, além dos secretários e outros assessores que também terão um obeso aumento em seus proventos.
Claro, estão no Hemisfério Norte, provavelmente, estão querendo garantir a compra de agasalho para aguentar o frio congelante de Guarabira. E a cara de pau também, pois acham que o povo de Guarabira é trouxa mesmo. Parte desses mesmo grupo de vereadores, também  fez couro pela reabertura do comércio em abril, até conseguiram e olha do que deu. Já são 1.136 casos de infectados, inclusive 
Votaram a favor do projeto os vereadores Júnior Ferreira (PSDB), Lula das Molas (PSD), Michel do Empenho(PRB), Saulo de Biu(MDB), Michelle Paulino(MDB), Raimundo Macedo (PSDB), Zé Ismai(PHS) e Wilson Filho (PR). Votaram contra a proposta os vereadores Neide de Teotonio(PDT), Renato Meireles(PSB), Renato Toscano (PSDB) e Tiago Justino(PSDB). Marcelo Bandeira (PDT) se absteve. Marcos de Enoque (PSDB) e Jader Filho (PSB), estavam ausentes.
Parece até que foi um acórdão, pois temos votos da oposição e da situação. Mas a vereadora Neide de Teotônio Renato Meireles, disseram achar absurdo esse aumento. 
Mas os oito favoráveis, em tempo de pandemia, "uma mão lava a outra". 
Estão precisando de dinheiro? Eleições a vista? Nessa hora terrível de pandemia? Será que o vírus corroeu a ética e a moral destes senhores? 
Portal Mídia
Caderno de Materias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário