domingo, 19 de abril de 2020

Bolsonaro colocou a Democracia em Xeque

Por Belarmino Mariano
Jair Bolsonaro (Sem Partido), vêm há meses, tentando encontrar um time para dar um Golpe Militar, contra o Brasil e suas instituições democráticas.
Hoje tivemos mais uma demonstração, mesmo que vindo de grupelhos de ultra-direita, que apoiaram a eleição de Bolsonaro e que alimentam o desejo em fechar o Congresso Nacional e STF, além de impor censura a imprensa e manter Bolsonaro como o líder de um governo antidemocrático.
Temos que invocar o artigo 85 da Constituição: atentar contra o "livre exercício do Poder Legislativo e do Poder Judiciário" e contra "o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais". Nessa hora, o presidente, claramente e declaradamente, pois discursou para aquela massa, cometeu, os crimes previstos no artigo 85 da CF.
O outro crime é o não cumprimento da quarentena, pois foi para uma aglomeração, sem as devidas proteções em meio a maior pandemia citológica da história humana.
Como o presidente vive seu pior isolamento político, sem partido e demonstrando falhas em suas faculdades racionais, se coloca como contrário a todas as orientações sobre a pandemia do Covid-19.
Em seu discurso aos manifestantes que defem um novo Ai-5, Bolsonaro deixou claro que defende uma intervenção militar. Nesse caso, cometeu crime de responsabilidade (Lei 1.079/53), pois apoiou o ataque aos demais poderes da República, fato que se agrava, quando um dia antes, fez declarações contra o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) e o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB).
Para completar, o Ministro da Justiça, Juiz Sérgio Moro, assiste a tudo calado, como se não tivesse nada haver com essa situação autoritária e inconsequente.
Esperamos que as forças democráticas desse país, estejam unidas, pois, nesse exato momento, ao se dirigir para um ato público em Brasília, que pedia o fechamento do STF e do CN, fazer discurso de apoio aos manifestantes, colocou o presidente na linha do crime de segurança nacional e feriu a Constituição do Brasil.
#ForaBolsonaro
#RespeitoaDemocracia
#FiqueEmCasa
(Fotos Bernardo Mello):

Nenhum comentário:

Postar um comentário