quinta-feira, 23 de abril de 2020

Bolsonaristas Cospem na Cara da Democracia

.                                       (Arte de Paulo Kalvo).
Por: Belarmino Mariano
Quando vemos em plena pandemia mundial de Covid-19, grupos de brasileiros, saírem as ruas do Brasil para pedir a volta da Ditadura Militar, o fechamento do Congresso Nacional, do STF e do Ministério Público Federal, vemos que estes cidadãos, rasgam a nossa constituição e escarram na cara da Democracia brasileira e mundial.
A democracia é um direito internacional e deve ser defendida permanentemente. Quando a democracia é ameaçada em qualquer parte do mundo, será preciso denunciarmos, lutarmos para que ela seja restituída.
A democracia é tão líquida quanto a água e tão invisível quanto o ar que respiramos, mas sem ela corremos o sério risco da barbárie, da ditadura e da tirania. Ou seja a democracia é um direito fundamental dos humanos. Ela nos projeta para uma cidadania plena, para um estado de liberdade e de opinião, que nenhum outro sistema possibilitaria.
As elites dominantes em nosso país, colocaram em curso um um governo liderado por Jair Bolsonaro que nunca foi defensor dos anseios democráticos do nosso país. Durante toda sua vida política, atacou os direitos humanos, as minorias e a democracia plena. Sempre fazendo declarações antidemocráticas e autoritárias.
Foi eleito através de fake news, fugindo de debates e com as mesmas e absurdas declarações contra negros, indígenas, homossexuais, lésbicas e mulheres.
Atacava grupos de esquerdas e movimentos sociais, mas conseguiu a adesão de políticos de extrema direita, de direita e até mesmo de grupos políticos que se diziam sociais democratas e trabalhistas.
Desde que assumiu o governo, Jair Bolsonaro vem colocando em prática um governo de ódio, intolerância e ataque aos direitos dos trabalhadores e dos grupos sociais mais vulneráveis, conseguindo a provar reformas extremamente prejudiciais aos milhões de brasileiros que são assalariados ou desempregados e subempregados.
Sua maior ameaça a nossa democracia, aconteceu no ultimo fim de semana, quando o mesmo saiu as ruas de Brasília, no Distrito Federal, em pleno dia do Exército Brasileiro, para pedir o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, bem como a implantação de um novo AI-5, impedindo a liberdade de imprensa e eliminando os direitos políticos do povo brasileiro. Estes foram seus últimos atos antidemocráticos e autoritários.

Mas, o que é Democracia? O que tem haver a democracia brasileira com a democracia para o resto do mundo?

Fiz questão de ir até o portal da Embaixada dos Estados Unidos da América, no Brasil e encontrei que: "A Democracia origina-se do grego, Demos (povo), Katria (poder) assim, é o povo que detém o poder soberano sobre os poderes Legislativo e Executivo (sobre o governo)". No portal ainda aparecem alguns princípios essências para a ideia de democracia:

1) Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.

2) A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

3) As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.

4) As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

5) As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.

6) A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário. As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país.

7) As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes. Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

8) As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático” (http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/what.htm).

Fiz questão de trazer estes conceitos da embaixada americana, para que, nenhum idiota venha dizer que são ideias de comunistas ou esquerdopatas. 
Golpistas da direita conservadora, aprendam com essa mulher chamada Democracia, respeitem essa mulher, pois ela representa um ponto civilizador entre a tirania e a barbárie. Respeitem a Democracia, pois ela se nega a viver na prisão dos hipócritas e derrotados. 
Querem espaço na política respeitem as regras do jogo. Se organizem para convencer o povo, convençam de que são capazes de representar o povo. Respeitem o voto popular, a vontade de escolha da população, respeitem as regras da democracia, pois na atualidade não existe espaço para o golpismo barato em que as elites de direita acham que ainda vivem na década de 1960, acobertados por potências capitalistas e por forças armadas leais aos interesses de entreguistas.
Os tempos são outros e com eles estamos exercitando a sociedade da informação e de exposição pública do contraditório, em favor da verdade dos fatos, as mentiras não se sustentam por muito tempo e farsistas, golpistas, corruptos não passarão! Ditadura Nunca Mais! Democracia Sempre!
#ForaBolsonaro!

Fontes:

http://olharesgeograficos.blogs.sapo.pt/geografia-cultural-e-teorias-liberais-8201 http://www.infoescola.com/curiosidades/lei-de-gerson/ http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/what.htm http://guarabira50graus.blogspot.com.br/2016/03/a-democracia-nossa-de-cada-dia.html http://www.redemundonoticias.com/#!Am%C3%A9rica-Latina-se-levanta-contra-o-golpe-no-Brasil/cjds/56f35f2e0cf26be41bd899e9 http://cardosinho.blog.br/politica/torcedores-do-liverpool-protestam-contra-golpe-no-brasil/ http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/04/1763586-dilma-e-recebida-em-nova-york-com-protesto-contra-impeachment.shtml
 (http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/what.htm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário