domingo, 31 de dezembro de 2017

Violência Contra a Mulher e Machismo

Por: Ariana Nogueira

Vivi durante uma parte da minha vida um relacionamento abusivo, nocivo. Até que consegui me divorciar e pensei que tinha conseguido me libertar do ciclo de violência que vivia. Mas  no dia 02/11/2017 após ser agredida pelo meu ex- marido entendi que se libertar da violência é muito mais que assinar um divórcio, se libertar da violência é mudar  padrões de uma sociedade machista, é construir valores e cultura novas, novos olhares, novas relações, novos princípios....E por isso decidi depois de muito conflito comigo mesma dividir um pouco do que passei e ainda venho passando. Como forma de motivar mulheres também a não terem medo, a não terem vergonha, a lutarem, a buscarem ajuda, apoio...
Ao me olhar no espelho e ver meu rosto sentia um misto de sentimentos e emoções que se alternavam quase que concomitante e contraditoriamente. Variavam da raiva intensa, vergonha, medo (muito medo), constrangimento, repulsa, indignação, tristeza profunda, vontade de não fazer nada, até mesmo de gritar ao mundo a minha dor...Olhava para o espelho e enquanto sentia minhas lágrimas descerem pelo meu rosto dolorido e machucado me perguntava. - Logo eu? Comigo? Uma militante, uma defensora dos direitos das minorias, dos mais frágeis, dos que não tem voz e vez...Logo eu? Então pude perceber que eu também era frágil, que eu também era sem voz no mundo dos homens...PERCEBI QUE SOU SÓ MAIS UMA, AMANHÃ PODE SER VOCÊ, SUA FILHA, SUA IRMÃ, SUA MÃE..ENFIM, NÓS MULHERES.

E percebi o quanto nós somos indefesas. Sim, indefesas e desprotegidas. O quanto o Estado não protege  os que precisam de proteção. O quanto ainda as Políticas Públicas, o Judiciário, os Órgãos de Defesa e Proteção precisam avançar. Sentir do seus punhos fechados sobre meu rosto não doeu tanto quanto a dor da sensação da IMPOTÊNCIA, da  HUMILHAÇÃO e da sensação de INFERIORIDADE., A vergonha que sentia ao me olhar no espelho ou perceber os olhares das pessoas é aumentar ainda mais a dor da Vítima. Sim, SENTIMOS VERGONHA SIM, Vivemos uma sociedade MACHISTA SIM.  Isso é fato! Ver pessoas e diga-se MULHERES me perguntarem o que eu tinha feito, ou porque não me calei, ou porque ele fez isso, me fazia refletir sobre como somos omissas, o quanto reproduzimos essa lógica de subalternidade e inferioridade e da mulher ao homem, como a sociedade ainda naturaliza a violência. Será que é assim mesmo? Que deve ser assim mesmo? Até quando vamos nos calar para não sermos violentadas? Estupradas? Agredidas? Maltratadas? Desrespeitadas? Inferiorizadas? Até quando?

Muitas vezes pensei se deveria me expor ainda mais? Pensei se deveria? Mas, cheguei a conclusão que meu silêncio é a continuidade da naturalização da violência, seria a perpetuação dessa sociedade Machista, seria a efetiva certeza que eu devo ter vergonha da violência que eu sofri...e cheguei a conclusão que não tenho o direito de sentir vergonha, mas o meu AGRESSOR deveria sentir vergonha por sua conduta violenta e covarde. Mulheres não se calem, não tenham medo, sei que é difícil é está sendo ainda, mas DENUNCIAR É O PRIMEIRO PASSO PARA LUTAR POR NÓS E POR UMA SOCIEDADE SEM VIOLÊNCIA.
Perceber que existem pessoas que ainda tentam convencer pessoas que a mulher sempre é a culpada pela agressão sofrida ( de alguma forma) além de sórdido e inescrupuloso é vergonhoso... E só reafirma o quanto ainda existem pessoas medíocres, de pouca ética e esvaziadas de essência empática.
Mas, não abrirei mão dos meus valores humanos, dos meus direitos, da minha luta, dos meus princípios éticos e espirituais. Continuarei lutando mais do que nunca, porquê acredito em um mundo melhor, luto para que esse mundo seja melhor, luto para que meus filhos sejam pessoas boas, íntegras e que jamais se calem para as iniquidades dos que acham que o dinheiro e status é tudo. Meu filhos saberem a diferença  entre ter dinheiro  e ter dignidade, entre  não fazer nada é silenciar. Porquê existem pessoas ruins no mundo, mas também existem pessoas boas, luz e trevas, silêncio e barulho...









MULHERES, DENUNCIEM SEUS AGRESSORES!
NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER!
DIGA NÃO AOS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS!
HOMENS ENVERGONHEM-SE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário