domingo, 1 de setembro de 2024

DEBATE PARA PREFEITURA DE GUARABIRA: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!"

Por Belarmino Mariano.

Dona Léia, Tia Léia, Vovó Léia, ou como queiram chamar, não foi ao debate organizado pelo Portal Mídia, no auditório da OAB, neste sábado (31/08). Para muitos ela arregou, fugiu, bateu pino, saiu de fininho, picou a mula. Hoje não pode dizer nada, terá que silenciar, comentários, memes ou qualquer coisa que trate do tema debate, pois simplesmente não apareceu.

Aos seus opositores coube o protagonismo da presença e de participação 100%. O candidato Raniery Paulino respondeu todas as perguntas dos jornalistas, dos populares e ainda teve o direito de fazer todas as perguntas a candidata fujona, mesmo sem ela está lá, pois essa era a regra, e a regra era clara.

Em suas redes sociais, Raniery (10) comentou: "- Ontem, com muito orgulho, participei do debate e levei comigo a voz de cada cidadão guarabirense. Vencemos esse debate juntos! Apresentamos propostas claras e reafirmamos o nosso compromisso com o futuro de Guarabira. A energia positiva e o apoio que recebi me enchem de confiança para seguir firme nessa caminhada. Vamos, juntos, continuar construindo uma Guarabira mais forte e mais justa para todos!"

Agora vamos analisar os estragos na campanha da candidata do Prefeito Marcos Diogo e do vice Raimundo Macedo, até porque, o vice também é o candidato de Marcos, pois na Convenção de Léia Toscano, o prefeito fez questão de deixar claro que o vice era uma escolha e indicação dele. 

O primeiro grande estrago é sabermos que Léia se gaba de ter 40 anos de vida pública, logo, quem tem tanta experiência, não poderia cometer esse erro de, em tempo de redes sociais, grandes mídias, muitas alternativas e independentes, se furtar de participar de um debate, transmitido ao vivo, através do Facebook, YouTube, ou através de live no Instagram.

Foram duas horas de debate, em que Raniery (10), usou 100% desse tempo, em quatro blocos de perguntas, respostas e, como não houve replicas e nem tréplicas, ou direito de respostas, o candidato das oposições seguiu apresentando seu Programa de Governo e expondo as falhas e fraquezas do Plágio de Programa da candidata da situação.

Só para mensurar, em meio-dia, hoje de manhã a audiência do debate já atingiu mais de 11 mil reproduções, isso só no Facebook, sem falarmos em live no Instagram e visualização disponível no youtube. 

Com 40 anos de vida pública fugindo de um debate? Pior ainda, usar como desculpa ou dizer que não foi por causa da jornalista que seria partidária ou que não teria condições de organizar o debate. Foi desrespeitosa com Michele Marques e a desculpa foi muito esfarrapada, pois não teve coragem de enfrentar seus próprios medos e inseguranças.

Raniery, de maneira rápida, cirúrgica soube aproveitar seu tempo e o dela. E só com este debate, ela perdeu significativo percentual de votos, principalmente do eleitorado, isento, aqueles eleitores que não tem paixão por A ou B e ou indecisos, que estão querendo base para decidir seu voto e basta observar as ruas, pois existem milhares de pessoas assim.

Quero aproveitar essa oportunidade para analisar três erros da candidata do atual prefeito de Guarabira. Se Léia Toscano não foi ao debate por orientação dos seus assessores, acho que está sendo mal assessorada, coisa que, certamente, não aconteceria, se o grande articulador político estivesse ao seu lado, pois sua ausência ao debate foi uma falha grave:

Erro Número 1 - "Na política não existe espaço vazio", que não seja rapidamente preenchido pelos oponentes. "Não existe lugar vazio na política", pois no vazio surge a negação da política e para quem pretende ser político, precisaria saber ocupar estrategicamente todos os lugares. 

Erro número 2 - "Na corrida da tartaruga e da lebre", ao subestimar a capacidade do adversário, não dando importância as regras da corrida, você pode ficar para trás e perder tempo importante para se sagrar vitoriosa. Talvez seja o "oba oba do já ganhou" que pode ter servido de parâmetro para não ir ao debate.

Erro número 3 - No jogo político não desqualifique os outros e nem as oportunidades para estruturar sua linha de defesa. Dona Léia usou a desculpa de não ir ao debate, como se o problema estivesse na estrutura e nos organizadores. Mas poderia ter analisado essa situação, quando assinou os termos e confirmou que participaria. Menosprezou os os organizadores, os colaboradores, o seu adversário e o público em geral. Erro grosseiro e para amadores, pois substimaram a capacidade e o alcance do Portal e TV Mídia.

Aqui daria para enumerar dezenas de outros erros que poderão lhe custar mais uma derrota eleitoral, pois ao subestimar a capacidade de análise do guarabirense e não conseguir sensibilizar o povo com a ausência, deixou para Raniery todo o protagismo da disputa.

Se o grupo Diogo/Toscano acredita que o povo de Guarabira não consegue relacionar os 12 últimos anos de desgoverno dessa cidade, que basta voltar ao mercado público para requentar antigas promessas, então continuem se furtando aos debates e desrespeitando os princípios democraticos e a própria dialética política.

Agora não tem mais o que dizer, pois qualquer argumento estará esvaziado de sentidos e será desculpa de perdedor. No mundo atual da Inteligência Artificial (IA) e da ciberpolitica, com bytes da Net navegando em alta velocidade, onde quase tudo pode virar meme, "jacaré parado vira bolsa",  "as penas dos tucanos e araras azuis, viram fantasias de escolas de samba", "não dá mais para esconder todos os bichinhos, feras e medos debaixo da cama".

Por Belarmino Mariano. Imagens das redes sociais de Raniery Paulino.

Assista Toda a Transmissão do debate no Link Abaixo: 

https://www.facebook.com/watch/?v=963164392162384 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário