Por Belarmino Mariano.
(Imagem do Brasil de Fato).
Mais de 290 acampamentos de garimpo ilegal já foram destruídos por equipes do IBAMA e PF, em territórios ianomâmi. Mais de 20 mil garimpeiros fortemente armados, com grandes dragas, aviões, helicópteros e muitas embarcações de pequeno, médio e grande porte.
Esses dados sao apenas em uma área do Brasil, no Estado de Roraima. No geral se calcula mais de 120 mil garimpeiros ilegais atuando no país. Os impactos ambientais e de destruição de habitantes indígenas e animais em em geral são incalculáveis.
Esses grupos são apoiados e financiados por grandes grupos econômicos, ligados ao tráfico de metais preciosos, madeireiras ilegais, tráfico de animais silvestres, agropecuaristas ilegais e políticos corruptos que ganham propinas para aprovarem leis ambientalmente frouxas e que possam ser descumpridas, sem responsabilizar os criminosos ambientais.
O Brasil na atualidade é um pais em que seus governantes estão com processos no Tribunal Internacional da ONU, por crimes de genocidio contra o povo ianomâmi. Até quando esse país irá fechas os olhas e permitir tamanhos crimes contra a natureza e seus povos originários?
Nenhum comentário:
Postar um comentário